Inauguração de navio oceanográfico da USP é destaque nos portais da Universidade e da FAPESP

O navio oceanográfico Alpha Crucis foi inaugurado nesta quarta-feira (30/05), em cerimônia realizada no porto de Santos (SP). A embarcação, adquirida pela FAPESP para o Instituto Oceanográfico (IO) da Universidade de São Paulo (USP), substituirá o Professor W. Besnard.

O descerramento da placa inaugural foi realizado pelo governador Geraldo Alckmin – que participou do Encontro Estadual Acelera SP, no qual anunciou ações estratégicas para o desenvolvimento da baixada santista – e pelo reitor da USP, João Grandino Rodas.

Na cerimônia de inauguração, durante seu discurso, o reitor João Grandino Rodas lembrou que as tratativas para a aquisição do novo navio tiveram início há dois anos, quando ele e o diretor do IO,  Michel Michaelovitch de Mahiques, foram até a Fapesp com a preocupação de que a Universidade não poderia deixar de ter um navio oceanográfico, visto que o anterior, Prof. W. Besnard, está fora de operação desde 2008. “Não havia outra saída para que tivéssemos outro navio senão a própria Fapesp. A partir daí, se construiu, a muitas mãos, um projeto de pesquisa, que uniu as universidades estaduais paulistas e que abre a oportunidade para que qualquer instituição do Brasil possa participar”, ressaltou.

Fontes: Portal USP, Portal FAPESP

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.