Concepção de um Terminal Regulador de Contêineres como Elemento Impulsionador da Intermodalidade na Região do Porto de Santos.

O rápido crescimento da movimentação de contêineres na região Sudeste do País contrasta com a intensificação dos problemas logísticos enfrentados pelo Porto de Santos, principal escoador de carga conteinerizada nacional. O comércio internacional brasileiro corre risco de sofrer perda de competitividade internacional caso um plano logístico emergencial não seja posto em prática. Este trabalho tem, como objetivo, verificar a viabilidade da concepção de um Terminal Regulador de Contêineres na região de Cubatão, próxima ao Porto de Santos, por meio da técnica de Modelagem e Simulação de Eventos Discretos. A função do terminal em estudo é atuar como um “pulmão” logístico, introduzindo melhorias operacionais que favoreçam o porto e a carga movimentada, além de funcionar como elemento integrador intermodal na Baixada Santista, oferecendo a opção de transbordo de cargas por meio de três modais: rodoviário, aquaviário e ferroviário. Para que o objetivo do trabalho fosse alcançado, foi necessário, primeiramente, tomar conhecimento de todas as peculiaridades que envolvem o sistema logístico da Baixada Santista. A partir daí foi possível a construção de modelo de simulação, validado em seguida. Com o modelo validado, foram testados diversos cenários, caracterizando as possíveis configurações de operação do terminal, tendo-se concluído que é viável a operação do terminal regulador utilizando-se apenas os modais marginalizados atualmente pelo sistema logístico da Baixada Santista (ferroviário e aquaviário), eliminando-se a utilização do modal rodoviário para realizar a ligação até o Porto de Santos.

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