Otimização da colônia de formigas aplicada ao problema da programação e roteirização de veículos para o transporte de pessoas portadoras de deficiência.

Este trabalho propõe uma heurística de solução para o problema da programação e roteirização de veículos para o transporte de pessoas portadoras de deficiência. Neste tipo de problema, conhecido na literatura como “problema do dial-a-ride”, os usuários fazem solicitações de transporte de um ponto específicode embarque para um ponto específico de desembarque.

O objetivo do problema é determinar uma programação de rotas que atenda às solicitações de transportes sujeita às restrições de número de veículos disponíveis, janelas de tempo nos pontos de coleta e entrega, capacidade do veículo, precedência da coleta sobre a entrega e tempo máximo de tolerância do passageiro dentro do veículo. O problema estudado neste artigo aplica-se ao caso em que a frota de veículos é finita, heterogênea e os veículos partem de diferentes garagens dispostas geograficamente na região de onde surgem as solicitações. A heurística proposta é baseada na meta-heurística da colônia de formigas e procura maximizar o número de solicitações atendidas ao menor custo possível. Os resultados computacionais, obtidos a partir da aplicação da heurística em dados reais de um operador da cidade de Sorocaba-SP, sugerem um desempenho promissor para a utilização da otimização da colônia de formigas no problema do dial-a-ride.

Link para o artigo:

Esta entrada foi publicada em Publicações. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.