Sistema que possibilita monitorar troca da água de lastro dos navios é destaque na Revista Portos e Navios

O trabalho desenvolvido por pesquisadores do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), entre eles o Dr. Newton Narciso Pereira, desenvolveram um sistema que permite monitorar, de forma remota e automática, a operação de troca da água de lastro dos navios.

O objetivo do projeto é identificar, pela coordenada geográfica, a posição em que o navio começou a fazer a troca e monitorar os parâmetros físico-químicos da água. O controle efetivo das trocas da água de lastro pode evitar uma possível disseminação de espécies aquáticas, nocivas às espécies nativas brasileiras.

A matéria pode ser encontrada na edição 630 da Revista Portos e Navios, de julho de 2013 ou pelo site da revista.

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.