Diplô: Paris - Porto Alegre, de Juliana Sayuri


Se o século XX relativizou grandes verdades e certezas, o século XXI nasceu em meio a novas imposições: o neoliberalismo, o capitalismo como a única via, o pensamento único, o fim da história, da esquerda e das utopias. No âmbito jornalístico, a grande imprensa se tornou um grande negócio, ao transformar a comunicação de massa em um espaço de reprodução dos valores de uma sociedade do consumo, do espetáculo e da informação.

Na contramão das tendências pregadas pelo mercado e ratificadas por pensadores neoliberais, Juliana Sayuri investiga, em seu livro, os anos iniciais da edição brasileira de Le Monde Diplomatique, um dos mais importantes veículos da imprensa alternativa mundial, conjugando jornalismo independente, conhecimento acadêmico e militância política. A partir da matriz francesa, em Paris, o pensamento crítico saiu do papel e os diversos movimentos sociais se reuniram, em 2001 e nos anos seguintes, no Fórum Social Mundial em Porto Alegre.

Em Diplô Paris–Porto Alegre a autora coloca em cena os movimentos sociais e as reivindicações que pautaram o Fórum Social Mundial, sob o lema “Um outro mundo é possível”. Nas páginas do Diplô se desvela o pensamento crítico que nasce nas ruas e nos debates intelectuais, entre jovens e velhos militantes, com as palavras de ordem, seus sonhos, suas vozes dissonantes e seus projetos. Movimentos, enfim, que buscam recolocar o homem e a sociedade no curso da história, não no fim dela.

A Autora

Juliana Sayuri Ogassawara é jornalista e historiadora. Doutora em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), fez doutorado “sanduíche” na École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris, e foi visiting scholar na School of International Affairs da Columbia University, em Nova York. Atualmente é pós-doutoranda na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e repórter, com passagens pelas redações de Editora Abril, O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo.

 

Universidade e Sociedade

A Coleção Universidade e Sociedade é uma iniciativa da Com-Arte, a Editora Laboratório do curso de Editoração da Universidade de São Paulo. O projeto visa a edição de pesquisas inéditas, voltadas para os problemas sociais brasileiros, sob diversos enfoques e em uma perspectiva multidisciplinar, de modo a retribuir à sociedade os conhecimentos debatidos e produzidos nas universidades. Extrair do cientista sua força criadora e convidar o leitor a redescobrir o mundo, eis os principais desafios dos livros que integram essa coleção.

 

Diplô: Paris-Porto Alegre estará à venda da 18ª Feira do Livro da USP. Venha conhecer mais esse lançamento!



© Copyright Editora Com-Arte, 2015. Todos os direitos reservados.
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 - bloco A, sala 10
Cidade Universitária, São Paulo – SP
CEP 05508-900
(11) 3091 4016