Arte naïf

“Encontros e Reencontros na Arte Naïf: Brasil-Haiti” é organizada pelo Ministério das Relações Exteriores e traz 109 peças do acervo do Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil (Mian), sediado no Rio de Janeiro – o maior do mundo no gênero. A mostra traz as semelhanças entre as obras brasileiras e haitianas, que se desenvolveram sem ter conhecimento uma da outra. São telas, objetos, esculturas e estandartes, que retratam as culturas dos dois países, suas festas folclóricas, religiões e situações cotidianas.

Museu de Arte Brasileira da Faap
R. Alagoas, 903, Higienópolis
T. (11) 3662-7198
H. terça a sexta, das 10h às 20h, sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h
Grátis
Até 4 de setembro


Pré-História

Após sucesso na temporada no Rio de Janeiro e Brasília chega a São Paulo a exposição “Antes – Histórias da Pré-História”, que reúne 150 peças de importantes acervos do País como o MAE da USP. São peças arqueológicas, exemplares da pintura e da gravura rupestres, cerâmicas, objetos em pedra e osso, além de instrumentos de caça e utensílios diários. Entre os destaques, uma sala ambientada como uma caverna onde será exibido um vídeo sobre as pinturas rupestres dos sítios do Parque Nacional da Capivara (São Raimundo Nonato, PI) e do Seridó (RN), além de um esqueleto de uma preguiça gigante e uma reprodução de dez metros da Pedra do Ingá (Paraíba), com grafismos até hoje não identificados.


Centro Cultural Banco do Brasil
R. Álvares Penteado, 112, Centro
T. (11) 3113-3651
H. de terça a domingo, das 10h às 21h
Grátis
Até 25 de setembro




Hiroshima

Lançada às 8h15, do dia 6 de agosto de 1945, na cidade japonesa, a primeira bomba atômica explodiu a 580 metros do chão, deixando um rastro de destruição. A mostra “Hiroshima – Testemunhos e Diálogos” apresenta, pela primeira vez no Brasil, 86 reproduções de desenhos realizados por sobreviventes da catástrofe, selecionados entre os mais de 2 mil trabalhos pertencentes ao Hiroshima Peace Memorial Museum. Completam a exposição 14 obras de artistas do acervo do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, que tratam principalmente da paz, entre eles Takeshi Yamamoto e Kimi Nii (nascida em Hiroshima em 1947) e Norma Grinberg (Brasil).

MAC Ibirapuera
Parque do Ibirapuera, portão 3, Pavilhão Ciccillo Matarazzo, 3o piso
T. (11) 5573-9932
H. terça a domingo, das 10h às 19h
Grátis
Até 9 de outubro