notas
 
 


por
Cinderela Caldeira

 
Pesquisa realizada na FFLCH mostra que deputados correspondem à ideologia de seus partidos


U
ma tese de doutorado defendida na Faculdade Filosofia, Ciências e Letras analisou os resultados de pesquisas de opinião pública realizadas pelo Instituto DataFolha em 1991 e 1995, em que foram consultados deputados de diversos partidos para verificar suas opiniões em relação a temas de políticas públicas e instituições.

O pesquisador Celso Roma comparou os depoimentos, que foram anônimos, ao posicionamento partidário e às votações nominais de cada deputado, e calculou estatisticamente as taxas de concordância e a disciplina partidária. O resultado demonstrou que o comportamento dos políticos e dos partidos contraria a visão de que eles estão submetidos ao recebimento de verbas e alocação de cargos.

Segundo Roma, não há uma relação direta entre apoio ao governo e recebimento de verbas e cargos. “Há deputados que recebem, proporcionalmente, mais verbas e muitas vezes votam contra o Executivo”, diz.

Fonte Agência USP de Notícias


Corrida favorece sistema imunológico do idoso
 

Estudo elaborado pela Faculdade de Medicina mostrou que a atividade física realizada por vários anos pode desacelerar a diminuição das atividades do sistema imunológico humano decorrente do envelhecimento (imunossenescência).

A pesquisa foi realizada com três grupos: o de idosos corredores, idosos sedentários e jovens sedentários. A comparação dos três grupos indicou que houve um retardo na imunossenescência daqueles que praticavam esporte regularmente.

De acordo com o professor Milton Hideaki Arai, os idosos corredores apresentavam um condicionamento físico 52% maior do que os idosos sedentários, mas é cauteloso em relação à repercussão clínica. “Não é possível afirmar que os corredores tiveram um número menor de infecções e doenças, por que isso não foi avaliado na pesquisa.”

Arai afirma que “a prática de meia hora diária de exercícios físicos cinco vezes por semana diminui a gordura abdominal ligada a problemas cardiovasculares, previne e controla a osteoporose, hipertensão e o diabetes”.

Fonte: Agência USP de Notícias

 


  
Doado órgão de 3 mil tubos para ECA
A Escola de Comunicações e Artes recebeu, em 1º de julho, a doação de órgão de tubos da marca G Tamburini, construído em 1951 na Itália. O instrumento com valor estimado em R$ 1 milhão, possui 46 registros sonoros, aproximadamente 3 mil tubos, quatro teclados manuais e pedaleira completa.

O órgão foi instalado, um ano depois da sua construção na casa da família Hollnagel, em São Carlos, presente de Bruno Hollnagel à sua esposa, que era aluna do maestro Fúrio Franscechini, um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da atividade organística em concertos no país.

Para o professor Marco Antonio da Silva Ramos, chefe do Departamento de Música, a doação da família Hollnagel permitirá a criação da habilitação em órgão dentro do curso de Bacharelado em Instrumento, oferecido pela ECA, e ampliará o repertório dos cinco corais existentes no departamento.

 

 

 
 
 
 
O Espaço Aberto é uma publicação mensal da Universidade de São Paulo produzida pela CCS - Coordenadoria de Comunicação Social.
Todos os direitos reservados®
e.mail: espaber@edu.usp.br