Festival de Animação Canadense

Em sua segunda edição, o festival apresenta obras-primas da National Film Board (NFB), mostrando o cinema de animação de Co Hoedeman, um dos mestres do gênero – sua filmografia inclui quase 20 títulos, a maioria para o público infantil, além de um Oscar em 1977 por Castelos de Areia (foto), uma fábula sem palavras sobre a construção de um castelo por pequenas e estranhas criaturas feitas de esponja e areia. A mostra traz ainda filmes de seus contemporâneos, como Paul Driessen com Ryan (Oscar de Animação 2004) e Real Bérard & André Leduc com Alma Negra (Palma de Ouro em Berlim em 2003). Também acontecem palestras com Co Hoedeman. A curadoria é de Daniel Schorr.

Centro Cultural Banco do Brasil

R. Álvares Penteado, 112, Centro
T. (11) 3113-3651
H. A partir de 12 de outubro, com sessões a partir das 10h (programação completa)
Ingressos: Grátis
Até 23 de outubro

Dois Filhos de Francisco

Está em cartaz em todos os cinemas da capital e já com sucesso de bilheteria, a história de Seu Francisco (interpretado por Ângelo Antônio), pai de Zezé Di Camargo e Luciano (no papel estão os meninos Dablio Moreira e Wigor Lima; a própria dupla só aparece no final da trama). Com uma narrativa árida, o filme mostra a dura realidade do sertão através da vida dos irmãos goianos, mas sem conotação melodramática apesar das tragédias – a dificuldade que a família passa quando tem de deixar o campo, a morte do irmão Emival (Marcos Henrique), primeiro a fazer dupla com Zezé, e o início da carreira em São Paulo. O longa é dirigido por Breno Silveira, e ainda traz no elenco José Dumont, Lima Duarte, Paloma Duarte, Dira Paes, Márcio Kieling, Jackson Antunes, Natália Lage, entre outros.


A Feiticeira

Aacaba de estrear o filme A Feiticeira, com Nicole Kidman e Will Ferrel como protagonistas. É baseado na série de TV criada por Sol Saks, que mostrava o cotidiano de uma feiticeira que se casa com um mortal e se vê obrigada a gerenciar dois mundos antagônicos: uma vida de amigos e parentes cheios de magia e outro cuidando da casa enquanto o marido tenta ganhar a vida. No roteiro de Nora Ephron (que também dirige o filme), sua irmã Delia Ephron e Adam McKay, um ator decadente, que participa de um remake da famosa série, conhece Isabel Bigelow e fica impressionado por sua beleza acreditando ser ela perfeita para o papel de Samantha; o que ele não sabe é que a moça realmente tem poderes mágicos. Com efeitos especiais discretos.