QUATROCENTOS SECRETÁRIOS APRENDERAM, REFLETIRAM E SE DIVERTIRAM, DE 14 A 16 DE SETEMBRO, NO 2º ENCONTRO DE SECRETARIADO DA USP


Os quatrocentos participantes do 2º Encontro de Gestão de Secretariado da USP (Gesec) se atualizaram, conheceram novas tecnologias e refletiram sobre o ambiente em que atuam. Até esse ponto, o Gesec cumpriu com o esperado, mas seus organizadores foram além. A integração foi um dos objetivos primeiros do projeto e a motivação, tanto para o trabalho quanto para a vida, esteve em todas as palestras, que focaram o tema “Secretariado: Mudanças, Adversidades e Competências”.

foto:Cecília Bastos

Comissão organizadora

“Queremos integrar e abrir espaço para discussão”, afirma Maria de Lourdes Bianchi Ávila, coordenadora do evento. Para a secretária da Coordenadoria de Tecnologia da Informação chamada carinhosamente de Lourdinha pelos participantes, uma das principais mudanças desse Gesec é a comissão organizadora formada somente por secretárias, “estamos mais criteriosos, são as próprias secretárias enxergando suas necessidades”. A programação voltada especialmente para a área de secretariado, com palestrantes de prestígio, foi o motivo apontado para o aumento dos interessados.

foto:Cecília Bastos
Queremos integrar e abrir espaço para discussão”

Maria de Lourdes Bianchi Ávila

A grande procura levou à abertura de mais 100 vagas, além das 300 iniciais. “Os diretores indicaram o número de secretárias que participariam, porque não conseguiríamos trazer todas, são quase mil em toda USP”, explica Lourdinha. A taxa de inscrição de R$ 200 e os patrocínios foram suficientes para bancar o evento. “Montamos o projeto e mandamos para as empresas, sendo que algumas tomaram a iniciativa de oferecer apoio”, conta. A Microsoft insistiu em falar sobre o Office, já que o foco deles são as secretárias.


foto:Cecília Bastos
Pequenos atrasos não fizeram diferença, estão cumprindo o que propuseram”

Rosangela Maria dos Santos

O 2º Gesec começou com a apresentação da Cia. Toque de Areia. “Gostei muito da peça Motivando para vencer. Este Gesec está bem mais organizado”, afirma Regina Helena da Silva, secretária na Faculdade de Direito há 15 anos. “Pequenos atrasos não fizeram diferença, estão cumprindo o que propuseram”, acredita Rosangela Maria dos Santos. “A participação da Microsoft e da Siemens foi importante para conhecermos novos equipamentos”, completa a secretária da Divisão de Creches da Coordenadoria de Assistência Social (Coseas).

foto:Cecília Bastos

Gostei muito da peça Motivando para vencer. Este Gesec está bem mais organizado”

Regina Helena da Silva

Por permanecerem parte considerável do tempo sentadas, as secretárias precisam de bom preparo físico. “Se nascêssemos com manual de instrução, caminhada e alongamento seriam como escovar os dentes”, afirma José Rubens D’Elia, que trabalhou por dez anos no Centro de Práticas Esportivas (Cepeusp) e falou da importância do exercício físico para uma vida integral. “O corpo é uma ferramenta diária”, afirma José Rubens, que considera o Cepeusp um ótimo lugar para treinar. “A preocupação com o corpo reflete em tudo na vida”, acredita Odorico Borges, secretário da Escola Politécnica.

foto:Cecília Bastos

Da esq para dir: Antonio Carnino, Odorico Borges, Washington Canechia e Evandro Gonçalves, quatro dos 21 secretários participantes

foto:Cecília Bastos
Sylvia Ignácio Costa
“Nunca fui uma secretária vaso”, afirma Sylvia Ignácio Costa, “é preciso compartilhar informações e gerenciar relações, tudo com paixão”. A diversidade de temas agradou, “são palestras de alto nível e cada uma com um enfoque”, diz Luzia Fátima Santos Pozzato, secretária da Revista
Scientia Agrícola da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. A cada palestrante que subia ao palco o público se surpreendia.

foto:Cecília Bastos

são palestras de alto nível e cada uma com um enfoque”

Luzia Fátima Pozzato

Assim foi quando João Batista Oliveira disse que “as adversidades são uma alavanca para a nossa vida”. Para exemplificar como podemos superar os empecilhos, Oliveira citou o físico Stephen Hawking, que mexe apenas dois dedos da mão e é considerado o novo Einstein. Assim também, Stefi Maerker destacou a importância de ser criativo e flexível, “tudo deve ser encarado como um projeto, de uma fechadura quebrada a uma reunião”.

foto:Cecília Bastos

O corpo é uma ferramenta diária”

José Rubens D'Elia

“A vida é muito curta para ser pequena”, com essa reflexão Eduardo Carmello iniciou a palestra que fechou o 2º Gesec. “O que existe é auto-motivação, apenas inspiramos vocês.” Carmello salientou a importância de, além de conhecimentos técnicos, saber desenvolver a inteligência emocional, ou seja, “a capacidade de sentir, entender e aplicar eficazmente o poder e a perspicácia de nossas emoções como uma fonte de energia, informação, conexão e influências humanas”.

foto:Cecília Bastos

foto:Cecília Bastos

Da esq para dir: Maria Amália Vieste, Ari Bismarck e Daniela Flausino

O 2º Gesec teve, ainda, muita descontração. Os secretários brincaram no Parque Temático Walter World, onde muitos se aventuraram na montanha-russa. Depois, foi a vez de dançar no baile de gala. “Temos que nos valorizar, pensamos numa noite de glamour, por isso o tema Hollywood para o baile”,
foto:Cecília Bastos

explica Lourdinha. A banda tocou de axé a techno e os secretários não saíram da pista até a festa terminar. Os dançarinos mais animados, Maria Amália Vieste, Ari Bismarck e Daniela Flausino, foram
premiados com um final de semana no Hotel Nacional Inn Village, onde os participantes se hospedaram.

Para o próximo ano, a meta é aumentar o número de participantes. Além disso, existe a intenção de chamar a Unicamp e a Unesp para unirem-se à USP no Gesec, promovendo uma integração ainda maior. “É importante essa comunicação entre as universidades públicas de São Paulo, o que vai fortalecer o projeto, para ter continuidade, força e não parar”, afirma Lourdinha. A comissão organizadora ficou satisfeita com os resultados do 2º Gesec e pretende continuar todos os anos e cada vez melhor.