Acontece em outubro o primeiro turno da eleição para reitor

No dia 25 de outubro acontecerá o primeiro turno para a composição da lista de nomes para a escolha do reitor. Os candidatos são Adilson Avansi de Abreu – pró-reitor de Cultura e Extensão, Antonio Marcos de Aguirra Massola –coordenador da Coesf (Coordenadoria de Espaço Físico da USP), Hélio Nogueira da Cruz – vice-reitor, Sedi Hirano – diretor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – e Suely Vilela – pró-reitora de Pós-Graduação.

As unidades têm até o dia 17 de outubro para fornecer à Secretaria Geral, responsável pela organização eleitoral e auxiliar na apuração dos votos, a relação dos eleitores e a indicação dos respectivos mandatos. Cada eleitor tem direito a apenas um voto, indicando até três nomes de professores titulares em exercício.


Clínica do Leite na Esalq monitora resíduos antibióticos
 

A Clínica do Leite, instalada na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), conta, desde setembro, com mais um serviço que identifica resíduos antibióticos presentes no leite. Integrante da Rede Brasileira de Laboratórios Centralizados de Qualidade do Leite, a clínica fez uma parceria com a empresa holandesa DSM, que fabrica o kit Delvo Pack 5, necessário para a realização do teste microbiológico. Pelo teste é possível identificar um amplo número de inibidores que podem estar presentes no leite.

Os testes seguem as normas estabelecidas pela Instrução Normativa 51, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. As novas regras obrigam as indústrias, ligadas ao serviço de inspeção federal, a monitorar a presença deste tipo de substância no leite de seus fornecedores.

A primeira empresa a aderir ao novo serviço oferecido pela Esalq foi a Danone que já enviou mais de 300 amostras. Está sendo desenvolvido projeto piloto de monitoramento da qualidade na Secretaria da Agricultura do Estado, onde estão cerca de 66 estabelecimentos ligados ao serviço de inspeção estadual e que aderiram voluntariamente ao projeto.

De acordo com dados do IBGE, no segundo trimestre de 2005, os estabelecimentos industriais inspecionados adquiriram 3.853 bilhões de litros de leite, o que representa um aumento de 17,38% sobre o segundo trimestre de 2004. Minas Gerais foi responsável por quase 30% da produção nacional de leite, seguido por São Paulo e Goiás.

 


  
Escovas de dentes merecem atenção redobrada
A Pesquisa realizada na Clínica de Odontopediatria, da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, mostrou que as escovas de dentes não são adequadamente indicadas, armazenadas e substituídas periodicamente.

A pesquisa foi desenvolvida com 60 crianças escolhidas aleatoriamente com idades entre 3 e 12 anos. Os pesquisadores avaliaram o tamanho da cabeça da escova, para verificar se era adequado à boca da criança, rigidez das cerdas, periodicidade de substituição e cuidados relacionados à limpeza e armazenamento.

O pior dado levantado pelo estudo foi com relação à limpeza: 63,94% das escovas apresentavam resíduos visíveis a olho nu. O preço é fator fundamental na escolha da escova para 48,14% dos pais. Trinta e três por cento dos pais seguem as recomendações do dentista e para 18,66% a aparência e o formato são um atrativo na hora da compra.

A pesquisa foi desenvolvida pelos professores Paulo Nelson Filho e Alexandra Queiroz e Francisco Wanderlei Garcia de Paula e Silva, pós-graduando da área de odontologia pediátrica. “Além de mais orientação, precisamos que as pessoas encontrem escovas de boa qualidade e baixo custo no mercado”, diz Nelson Filho.

Fonte: Agência USP de Notícias