cultura
 
 

exposições
por
Claudia Costa e
Gabr

Terra Paulista

A exposição traz um panorama da história, arte e costumes dos paulistas, desde o primeiro encontro com índios e portugueses, até as manifestações culturais contemporâneas. Ocupando uma área de mais de 2 mil metros quadrados, funciona como um túnel do tempo. Está dividida em seis módulos, com destaque para uma praça cenográfica do início do século 20 (Cidade do Café), objetos artesanais, desenhos e uma instalação fotográfica realizada em parceria com o Museu Paulista, que mostra as transformações arquitetônicas das cidades do interior e da capital (Permanências), além de painéis e maquetes de fazendas e até uma parede de pau-a-pique (Fazendas).

Sesc Pompéia
R. Clélia, 93, Lapa
T. (11) 3871-7700
H. de terça a sábado, das 9h30 às 20h30,
e domingos e feriados, das 9h30 às 19h30
Ingressos: Grátis
Até 11 de dezembro


Brincando de Casinha com Inah

A mostra é resultado da doação que Inah Meirelles Faria Guimarães fez de bonecas e brinquedos, e de uma casinha especialmente construída para suas brincadeiras, na cidade de Araras, interior de São Paulo, no final dos anos 30. Todos os objetos da pequena casa também
podem ser vistos nas salas ambientadas do museu, como se fosse a antiga residência daquela época – a cozinha, a sala de visitas e a sala de jantar com todos os móveis e objetos utilizados. Ainda integram a mostra, jogos e brinquedos dos os anos 1930/1940, para meninos e meninas, inclusive peças do acervo do próprio museu, expostos pela primeira vez, além de atividades lúdicas coordenadas pelo Serviço Educativo do Museu Paulista, com pré-agendamento.

Museu Paulista (Museu do Ipiranga)
Parque da Independência, s/no, Ipiranga
T. (11) 6165-8000
H. terça a domingo, das 9h às 17h
Ingressos: R$ 2,00
(crianças de até 6 anos, idosos e portadores de necessidades especiais não pagam);
grátis no terceiro domingo de cada mês
Até abril de 2006




Os Sentidos da Arte

No feriado, dia 12, será inaugurada a exposição internacional “Erótica – Os Sentidos na Arte”, reunindo obras de artistas consagrados como Pablo Picasso, Auguste Rodin, Ismael Nery, Tunga, Lygia Pape e Rosângela Rennó, até trabalhos de novos talentos. No total, são mais de cem obras, entre desenhos, gravuras, pinturas, esculturas, fotos, vídeo, instalações e objetos arqueológicos de diversas épocas e procedências, sempre com a presença sutil ou explícita de componentes eróticos. A curadoria é de Tadeu Chiarelli. Paralelamente, acontece um ciclo de palestras, reunindo intelectuais, inclusive professores da USP, para discutir a problemática do erotismo nos campos das artes e da cultura brasileira e internacional.

Centro Cultural Banco do Brasil
R. Álvares Penteado, 112, Centro
T. (11) 3113-3651
H. A partir do dia 13, de terça a domingo, das 10h às 21h
Ingressos: Grátis
Até 8 de janeiro de 2006

 

 

 
 
 
 
O Espaço Aberto é uma publicação mensal da Universidade de São Paulo produzida pela CCS - Coordenadoria de Comunicação Social.
Todos os direitos reservados®
e.mail: espaber@edu.usp.br