É estreito o limite entre as relações saudáveis e o exagero

Quando existe um amistoso e forte relacionamento com o ente próximo, filho ou amigo, é normal desejar-lhe o bem-estar. O mesmo ocorre no caso deste ente querido ser o nosso bicho de estimação. Atento a esta consideração, o mercado de pet shops tem expandido a variedade de acessórios e serviços dedicados a cães, gatos e outros animais agregados aos lares. O dono que tiver vontade, e puder pagar, tem muito a oferecer aos “filhotes”. Por outro lado, diante da grande aceitação do público, o fenômeno contrário também ocorre: o mercado é quem faz a “sugestão” de consumo, expondo produtos muitas vezes desnecessários, mas que atraem o consumidor pelo seu caráter exclusivo ou inusitado.

crédito: Francisco Emolo
“É normal tratá-los como filhos”, diz Eugênia sobre os animais de estimação

“Os animais são parte da família, e, como tal, merecem o cuidado necessário”, diz Eugênia Fonseca, assessora de comunicação do Pet Center Marginal. “Se o mercado está crescendo assim é porque tem gente que acredita nisso.” Por ser a primeira loja da capital a ficar aberta 24 horas por dia, ganhou muitos pontos na corrida do marketing. Hoje, há clientes que levam seus bichinhos para banho e tosa às três da manhã.

De acordo com a Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o Brasil é o segundo maior mercado na área, com mais de 8 mil lojas. Desde camisetas e blusões de moletom (entre R$ 18,00 e R$ 90,00), os pet shops oferecem até trajes sociais como vestidos e smokings (R$ 170,00). Há linha completa de estética – sais de banho, perfume, colônia, desembaraçante de pêlos, mousses antioleosidade (cerca de R$ 35,00); confeitaria – bolo de aniversário (R$ 30,00), bolo de casamento (de R$ 50,00 a R$ 250,00); creche – mensalidade de R$ 400,00, inclui alimentação, passeios e ambiente climatizado; joalheria e moda – coleiras com toques de ouro (R$ 50,00) ou estilizadas pela marca francesa Luis Vuitton (R$ 600,00); cemitérios – alas (a partir de R$ 150,00), velório, cremação e urna personalizada (R$ 900,00); até serviços exclusivos de táxi, treinamento esportivo e clínicas psicológicas.

créditos: Francisco Emolo

“Se houver tendência à humanização, o mercado vai mesmo se voltar para isso. Ele é resultado do comportamento das pessoas”, afirma Fátima Martins, professora e veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP. Segundo Fátima, deve ser respeitada a condição animal dos nossos bichos de estimação, sem transferir a eles as neuroses humanas – preocupação excessiva com o visual, peso, relacionamentos, stress, entre outros. “O bom senso deve predominar. Os pets precisam ficar à vontade, porque não têm nada a ver com os nossos gostinhos”.

crédito: Francisco Emolo

No serviço de graduação da Escola de Comunicações e Artes, a funcionária Maria Fernanda Bianchi fala dos seus gestos com Frederico, seu cão lhasa apso que completou 8 anos recentemente: “Teve festinha sim. Não convidei outros cachorros por falta de espaço no apartamento”. Para o animal não ficar sozinho enquanto Fernanda vai trabalhar, ela contratou uma empregada doméstica. “Ela também cuida da casa, mas só a chamei por causa do Frederico.” Ciente de que dá um tratamento diferenciado ao bichinho, ela responde: “Não tenho filhos, mas tenho a oportunidade de extravasar o meu amor com um ser. Gostar de animais não quer dizer que não me preocupo com gente, mas cada um pede cuidados diferentes. Dentro das minhas condições, eu cuido de um cachorro. No caso da festa de aniversário para ele, o que importa é a confraternização com os amigos, não o motivo da festa”.

créditos: Francisco Emolo
Álbum de família: Fernanda e o aniversário de Frederico. “Eu mesma fiz o bolo. O que importa é a confraternização”

créditos: Cecília Bastos
Barbosa tem um gato em casa, mas descarta a idéia de uma festa para o bichano. “É coisa de grã-fino!”

Mas, para outras pessoas, festa de bicho não tem a menor graça. “É um absurdo, coisa de grã-fino!”, diz Claudionor Barbosa, funcionário da gráfica do Instituto de Geociências. “Jamais gastaria dinheiro numa festa para o meu gato. Se é para confraternizar, chamo direto os amigos para um churrasco, independente de cachorro, gato ou mesmo de gente.” Barbosa considera essencial dar atenção e comida para os animais, porém discorda de festas, pulseiras e outros acessórios diferenciados.


Quando se menciona a relação entre homem e animal, fica muito estreita a linha que separa o comportamento saudável e o excesso de cuidado com os pet. Na visão de Lionel Falcon, pioneiro no ramo de fotografia de bichos de estimação no Brasil (veja mais no box), “depende da patologia do dono”. Falcon entende que o mercado explora as lacunas afetivas das pessoas ao oferecer tantos serviços e acessórios para animais. Desse modo, afirma que é preciso tomar cuidados com extremos: “Há pessoas com problemas psicológicos que transmitem isso para os animais. Fazem de tudo para eles como se estivessem fazendo para si próprio. A superproteção é um exemplo disso”.

A psicóloga e veterinária Hannelore Fulchs afirma que “o animal é o prisioneiro numa gaiola de ouro”. Ela destaca a satisfação imediata absorvida pelo homem ao presentear um cachorro ou gato, gesto cuja ação não tem recusa. “O pet é fadado a se submeter, não por índole, mas pelas circunstâncias.” Para Hannelore, não é possível apontar o mercado como responsável por tamanha demanda, pois julga que o interesse é grande por parte das lojas e também do público. Por isso, defende que “é preciso conviver com os animais, não torná-los acessórios. O importante é cumprir as necessidades biológicas e comportamentais dos pets , não brincar de boneca com eles”.

créditos: Francisco Emolo Hannelore pensa: “Quem veio primeiro: a demanda pelo pet shop ou o pet shop?”

créditos: Cecília Bastos
No projeto, as crianças descobrem a naturalidade no comportamento dos animais

A veterinária da USP, Fátima Martins, trabalha a relação entre homens e bichos visando proporcionar o equilíbrio. Ela desenvolve o projeto Animais na Escola com o objetivo de mostrar às crianças informações e o contato com várias espécies. “Através das necessidades de cada bichinho, é possível notar o essencial e o dispensável para ele. Desse modo, incorporamos esse equilíbrio para nossas vidas, aplicando-o também nos cuidados com nossos próprios animais.”



Box Lionel Falcon
créditos: Francisco Emolo
Depois de uma longa carreira tirando fotos de modelos e celebridades como Julio Iglesas, o argentino Lionel Falcon voltou as lentes de sua máquina fotográfica (ele ainda prefere as analógicas) para os bichos de estimação. Após fazer um curso de adestramento e ver o crescimento do mercado no Brasil, montou estúdio em São Paulo. “Para retratar animais é preciso muita paz e harmonia. Falo em voz baixa e, quando dá, coloco uma musiquinha”, conta. Além de books para cães e gatos (entre R$ 250,00 a R$ 500,00), ele oferece uma linha de produtos que inclui calendários, mouse pads, camisetas e pôsteres, entre outros acessórios (de R$ 20,00 a R$ 80,00).



 

SERVIÇO

 

•  Creche
Pet Life
: Rua Visconde de Nacar, 147 – Morumbi. Fone: (11) 3758-1366
•  Clínica de Estética
Big Shower
: Rua Chamantá, 1.118 – Mooca. Fone: (11) 6161-2626
CãoCarinho: Rua Tucumã, 353 - Jardim Europa. Fone: (11) 3814-4029
Pet Maniacs: Rua Tucuna, 929 – Perdizes. Fone: (11) 3872-1980

•  Moda e jóias
Daslulu: Rua João Lourenço, 512 - Vila Nova Conceição. Fone: 3841-3020
Louis Vuitton : Rua Haddock Lobo, 1.587. Fone: (11) 3088-0833

•  Táxi (serviço especializado em transporte de cães)
Eduardo Passeri, Fone: (11) 9906-5814
Sérgio Fonseca, Fone: (11) 9293-4731

•  Confeitaria (doces próprios para animais)
Nicole Candies for Dogs : Rua Aracaju, 69-A – Higienópolis. Fone: (11) 3825-8026.
The Dog Bakery
: Avenida Lacerda Franco, 92 – Cambuci. Fone: (11) 3399-3060

•  Atendimento Psicológico (trata fobias, solidão e traumas dos animais)
Alexandre Rossi: (atendimento em domicílio). Fone: (11) 3862-5865
Hannelore Fuchs: Rua Corumbá, 109 – Sumaré. Fone: (11) 3865-2940
Mauro Lantzman: Rua Costa Carvalho, 79 - Pinheiros. Fone: (11) 3814-1897

•  Treinamento Esportivo (combinam preparo físico e adestramento)
Abrafa: Rua José Tavares Siqueira, 313 – Tatuapé. Fone: (11) 6197-8880
Época: Rua Acurui, 218 – Tatuapé. Fone: (11) 6676-2366
Pet Center Marginal: Avenida Presidente Castelo Branco (Marginal do Tietê), 1.795 – Pari. Fone: (11) 6097-7433
Pet Life
: Rua Visconde de Nacar, 147 - Real Parque. Fone: (11) 3758-1366

•  Cemitério
Clube Pet Memorial: Estrada Sadae Takagi, 860 - Jardim Cooperativa, São Bernardo do Campo. Fone: (11) 4343-5000
Jardim do Amigo: Rua José Aguila Sanches, 64 - Ambuitá, Itapevi. Fone: (11) 4144-2512