texto: Circe Bonatelli
Fotos: Francisco Emolo

Crédito: Franciso Emolo

Casa do Estudante

 

 

 

 

 

 

Crédito: Franciso Emolo
Professor Walter de Paula Lima, dedicação ao estudo de ciências florestais quando não havia nenhuma divulgação na área.

 

A Casa do Estudante, em Piracicaba, chegou aos 44 anos de vida. Fundada em 1962, ela foi moradia de muitos alunos da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz). Alguns dos ex-moradores, no entanto, estenderam o seu vínculo e acabaram permanecendo muito mais tempo dentro da Universidade. Nesta edição, a revista Espaço Aberto mostra o perfil dos professores Walter de Paula Lima e Celso Omoto, com suas trajetórias definidas a partir de um mesmo lar na USP.

Faz 42 anos que o professor Walter de Paula Lima chegou a Piracicaba. Ele saiu de Xavantes, cidade próxima a Ourinhos, no sul do Estado. Ao longo de todo esse tempo, esteve ligado à Esalq mesmo durante as muitas viagens internacionais realizadas. Na USP, Lima passou pela Casa do Estudante e foi o primeiro brasileiro a desbravar as relações entre água e mata, desenvolvendo o curso de ciências florestais.

A graduação em agronomia começou no ano de 1964, após deixar a cidade de São Paulo. Seu pai trabalhava na Estrada de Ferro Sorocabana e não tinha condições de financiar os estudos de cinco filhos. “Eu conheci a Esalq durante uma excursão de estudantes para o campus. Gostei e decidi me mudar. No começo podia ser difícil, mas eu fui me ajeitando, pulava de um galho para outro. No final, correu tudo bem.”

Depois de formado em 1968, surgiu uma oferta que Lima diz ter sido irrecusável. A Esalq precisava de alguém com conhecimentos para desenvolver uma nova disciplina a ser incluída na grade: Manejo de Bacias Hidrográficas. “Era uma área a ser desbravada. Ninguém no Brasil tinha estudos semelhantes, era inédito. Então recebi uma bolsa para estudar na Universidade de Ohio, nos Estados Unidos. Desse jeito, só não resolvi meu problema financeiro, porque com 200 dólares, eu continuei na penúria”, brinca.

página 1 | 2 | 3 seguinte >

   



web
www.usp.br/espacoaberto