Por Circe Bonatelli


Leia também:
Anos difíceis
Veja os riscos da baixa auto-esima na adolêscencia
Insegurança e timidez
Ingredientes que expõem os jovens na hora H

 

 


Jorge Maruta
“Não gostar do corpo significa não estar feliz,” ensina a médica Maria Lúcia Monteleone

Jorge Maruta
Casa do Adolescente

 

 

 

 

 

Atendimento médico e psicológico para adolescentes

Adolescentes muito insatisfeitos com o próprio corpo podem ter conseqüências danosas no cotidiano. Os pais devem estar atentos se os filhos se afastaram dos amigos, alimentam-se mal, sentem timidez excessiva e tristeza constante devido aos desagrados com a aparência do físico.

“Não gostar do corpo significa não estar feliz, e implica procurar outra forma de preencher essa insatisfação”, explica a médica Maria Lúcia Monteleone, assessora do Programa Saúde do Adolescente do Estado de São Paulo.

“É importante ensinar o jovem a se gostar. Se ele tiver a possibilidade de descobrir outros valores diferentes da imagem corporal, fica mais fácil ele encontrar seus talentos. Uma pessoa com baixa auto-estima é mais exposta à sedução sexual ou ao tráfico, por exemplo. Nosso trabalho é fortalecê-la na sua individualidade para que possa se contrapor a essas dificuldades da rotina”, explica a médica.

Casa do Adolescente

A Casa oferece atendimento a jovens de ambos os sexos, de 10 a 19 anos, por equipe multiprofissional composta por clínicos, pediatras, ginecologistas, psiquiatras, odontologistas, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, enfermeiras, educadores e arte-educadores.

O endereço é rua Ferreira de Araújo,  789, prédio dos  fundos. Telefone: (11) 3819-2022

Disk-Adolescente

Através deste serviço oferecido pela Casa do Adolescente, os jovens buscam ajuda de profissionais e tiram dúvidas sobre sexualidade. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h, a identidade do jovem não precisa ser revelada. O telefone é o mesmo.

Ambulim – Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares

Situado no Hospital das Clínicas, o ambulatório atende gratuitamente pacientes originários de qualquer parte do País. O contato pode ser feito pelo telefone 3069-6975 ou pelo e-mail ambulim@hcnet.usp.br .

Ambulansia – Ambulatório de Ansiedade na Infância e Adolescência

Atende pessoas até 18 anos com transtornos ansiosos, pânico, obsessão, entre outros. O encaminhamento para este serviço, que também faz parte do Hospital das Clínicas, é feito através do médico do hospital ou de uma Unidade Básica de Saúde. Não há consulta direta.

 

 

   







web
www.usp.br/espacoaberto