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Demóstenes,
orador ateniense
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A
mulher grega
cortesã, esposa e leitora é representada em várias
figuras antigas
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Cenas de iniciação na guerra, de guerreiros
e da infância no mundo clássico podem ser vistas na exposição
a ser montada na Faculdade de Educação
A educação
na Antigüidade clássica que visava mais à formação
do ser humano e menos às hoje tão valorizadas técnicas
pedagógicas será debatida pela USP na próxima
semana. De 22 a 26 de abril, a Faculdade de Educação promoverá
a 1º Semana de Estudos Clássicos e Educação,
que reunirá especialistas de diferentes instituições
para analisar as idéias de pensadores gregos e latinos e a sua
importância para os educadores modernos. É uma primeira
experiência que fazemos, a fim de fortalecer a área de estudos
clássicos na faculdade, afirma a professora Gilda Naécia
Maciel de Barrros, docente da Faculdade de Educação da USP
e organizadora do encontro. Realizada com a participação
dos alunos do primeiro ano do curso de Pedagogia, a semana incluirá
uma exposição de imagens sobre a vida e a educação
na Grécia e em Roma (leia o texto abaixo).
As diferentes fases da civilização grega antiga e
a forma como a educação era vista em cada uma delas
serão abordadas na semana. Os valores educativos do chamado período
arcaico, situado entre os anos 900 e 500 antes de Cristo, por exemplo,
serão analisados pela professora Gilda Maria Reale Starzynski.
Docente aposentada da Faculdade de Educação da USP e uma
das principais helenistas brasileiras, Gilda falará sobre Ulisses,
o herói humano, enfatizando os aspectos pedagógicos
do principal personagem da Ilíada, o grande poema épico
de Homero, ao lado da Odisséia. Compilada nos anos arcaicos mas
tratando de uma época ainda anterior o período micênico
, a Ilíada realça, na figura do guerreiro, o valor
da honra e do dever de realizar grandes façanhas, além da
habilidade no falar.
Já as várias manifestações culturais do período
clássico os séculos de ouro da civilização
grega, situados entre os anos 490 e 322 antes de Cristo serão
o tema da maior parte das palestras da semana. Tome-se como exemplo o
teatro. As peças compostas pelos grandes trágicos gregos
Ésquilo, Sófocles e Eurípides transmitiram
valores que colaboraram sensivelmente para a formação do
homem antigo. Autor da célebre trilogia Oréstia parte
das sete peças de sua autoria hoje conhecidas , Ésquilo
tem como tema principal a idéia da fatalidade e da cólera
dos deuses, sempre prontos a se lançar contra os homens que se
elevam muito acima dos outros. Sófocles, de quem restaram sete
tragédias entre elas Electra e Édipo Rei ,
é um autor que humaniza mais suas peças: à
onipotência dos deuses ele contrapõe a consciência
e a liberdade do homem. Nas suas 19 peças hoje preservadas, Eurípides,
por sua vez, mostra ter sido fortemente influenciado pelos sofistas
professores itinerantes que, instalados em Atenas na segunda metade do
século 5 antes de Cristo, se propunham a ensinar os jovens a discursar
diante da Assembléia do povo, a discorrer sobre todas as coisas
e a questionar as leis e os deuses. Essa formação dos cidadãos
atenienses através das obras trágicas será analisada
na palestra O teatro grego e a educação, que
será dada pela professora Monique Konder Comparato. Mestra pela
Sorbonne, na França, Monique foi orientada por uma das grandes
helenistas do século 20, Jacqueline de Romilly.
Além do teatro, a filosofia grega também será objeto
de análise durante a semana. A formação do homem
proposta por Platão, autor de A República onde expõe
sua famosa teoria das idéias, segundo a qual as coisas sensíveis
são cópias imperfeitas da idéia eterna dessas coisas
, será discutida pela professora Gilda Maciel de Barros.
Gilda investigará a importância do amor, ou eros, nessa formação.
A ética de outro filósofo grego, Aristóteles, e suas
implicações com a educação serão interpretadas
pela professora Carlota Boto, também da Faculdade de Educação
da USP.
Em boa parte moldada pelos valores gregos, a educação romana
será analisada em palestras como O estóico Marco Aurélio
e a cura da alma a ser feita pela professora Rachel Gazolla,
da PUC de São Paulo e Breve histórico da educação
romana.
O
mito das sereias
A
1ª Semana de Estudos Clássicos e Educação terá
o mérito ainda de utilizar o pensamento antigo para refletir sobre
as práticas pedagógicas hoje. Uma pergunta que todo educador
se faz Podem a ética e a cidadania ser ensinadas?
será debatida pelo professor José Sérgio Fonseca
de Carvalho, da Faculdade de Educação da USP. A professora
Maria Cecília Souza, da mesma faculdade, usará o mito das
sereias, lenda transmitida pela Odisséia, para falar sobre a escola
atual.
Mas não é só. Haverá também tempo dedicado
a apresentações cênicas. Alunos do primeiro ano de
Pedagogia vão encenar trechos de duas obras clássicas. Uma
delas é a Apologia de Sócrates, o diálogo escrito
por Platão que retrata a defesa do filósofo Sócrates
acusado de perverter a juventude de Atenas e de negar os deuses
diante dos tribunais atenienses. Condenado, Sócrates foi
obrigado a se matar ingerindo sicuta, em 399 antes de Cristo. O outro
clássico a ser encenado é o autor cômico Aristófanes.
Os alunos representarão trechos de algumas das 11 comédias
de Aristófanes preservadas, entre elas As nuvens, que mostra o
conflito entre a educação ateniense tradicional e aquela
nova educação trazida pelos sofistas. Nessa peça,
o jovem Fidípides, recém-iniciado na sofística, resolve
bater no seu pai, Estrepsíades, porque conforme insinuaram
seus mestres a lei que manda não bater nos mais velhos é
tão convencional quanto uma lei que permita essa atitude. O exagero
cômico reproduz e ridiculariza o mesmo relativismo com que pais
e filhos se defrontam hoje, em pleno século 21 o que faz
dos antigos uma excelente fonte de reflexão para os problemas pedagógicos
atuais. A semana contará ainda com a participação
do Coral da Faculdade de Educação da USP.
A
1ª Semana de Estudos Clássicos e Educação será
realizada nos dias 22 a 26 de abril de 2002 na Faculdade de Educação
da USP (avenida da Universidade, 308, Cidade Universitária, São
Paulo). A entrada é gratuita. Mais informações podem
ser obtidas pelo telefone (11) 3091-3574 ou através da página
eletrônica do Grupo de Estudos Clássicos da Faculdade de
Educação da USP (www.paideuma.cjb.net).
Mostra
traz imagens da Grécia e de Roma
Durante a 1ª Semana de Estudos Clássicos e
Educação, o público poderá conhecer a exposição
Grécia e Roma Vida e Educação,
que estará montada de 22 a 26 de abril no saguão da Faculdade
de Educação da USP. Com imagens extraídas de livros,
ampliadas e afixadas em painéis de um metro de altura, a mostra
apresenta cenas da vida cotidiana da Grécia e da Roma antigas,
relacionadas com a questão da educação. As imagens
das quais uma parte ilustra estas páginas do Jornal da USP
podem ser visualizadas também via Internet, no endereço
www.paideuma.cjb.net.
A educação arcaica, a formação do homem na
cidade grega, a condição da mulher no mundo antigo, as idéias
pedagógicas romanas tudo isso está exemplificado
na exposição. Homero foi o educador da Grécia,
lembra a professora Gilda Naécia Maciel de Barros, da Faculdade
de Educação da USP e organizadora da mostra, referindo-se
às imagens sobre o período arcaico, que retratam a aristocrática
sociedade de nobres guerreiros vista na Ilíada e na Odisséia.
O herói homérico é o homem hábil no
falar e capaz de agir, seja em tempo de guerra ou de paz, nas assembléias
e nos conselhos.
Sobre o mundo cívico, o professor Marcos Sidnei Euzebio, doutorando
da Faculdade de Educação da USP e um dos colaboradores da
exposição, afirma: A cidade monopoliza a atividade
de todos. O jovem grego ou romano prepara-se para ser aquilo que a comunidade
espera dele. Já a situação da mulher é
descrita em painéis preparados pela professora Maria Amalia Longo
Tsuruda, outra colaboradora da mostra. As mulheres recebiam educação?,
pergunta-se Maria Amalia, em texto que acompanha as imagens na Internet.
Se pensarmos em Esparta, seguramente sim. Se pensarmos em Atenas,
os textos dizem que não. Entretanto, os vasos que apresentam figuras
de mulheres estão entre os mais antigos exemplos de vasos cujo
tema é a leitura.
Para a professora Gilda, tanto a mostra como a semana são maneiras
de dar continuidade a um trabalho pioneiro da USP a ênfase
dada aos estudos clássicos no curso de Pedagogia. A Faculdade
de Educação da USP é talvez a única no Brasil
que tem a preocupação em oferecer uma formação
clássica aos pedagogos, tão importante para eles,
diz Gilda, lembrando que esse mérito cabe aos fundadores do Departamento
de Filosofia e Ciências da Educação, que teve origem
há mais de 30 anos na Seção de Educação
da célebre Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP,
na rua Maria Antonia. Entre esses fundadores estavam pensadores como Laerte
Ramos de Carvalho, Roque Spencer Maciel de Barros e João Eduardo
Rodrigues Villalobos. Temos que manter e fortalecer essa obra.
Ulisses,
Aristófanes, Platão, estóicos...
Esta é a programação completa da 1ª Semana de
Estudos Clássicos e Educação, a ser realizada na
Faculdade de Educação da USP de 22 a 26 de abril
Dia 22,
segunda-feira
14 horas: Ulisses, o herói humano, professora Gilda
Maria Reale Starzynski (Faculdade de Educação da USP).
16 horas: A memória, a escola e o mito das sereias,
professora Maria Cecília Cortez Christiano de Souza (Faculdade
de Educação da USP).
19h30: O estóico Marco Aurélio e a cura da alma,
professora Rachel Gazolla (PUC de São Paulo).
21h20: Aristófanes educador, apresentação
cênica dos alunos do primeiro ano do curso de Pedagogia da Faculdade
de Educação da USP, sob orientação da professora
Maria Amália Longo Tsuruda (Universidade Ibirapuera).
Dia 23,
terça-feira
14 horas: O teatro grego e a educação, professora
Monique Konder Comparato (Liceu Pasteur).
16 horas: Aristófanes educador, apresentação
cênica (reapresentação).
19h30: Filios et filias educere: breve histórico da educação
romana, professora Patrizia Bergamaschi (Universidade São
Judas Tadeu).
21h20: Filios et filias educere: breve histórico da educação
romana, professora Marli de Bari Matos (doutoranda da Faculdade
de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP).
Dia 24,
quarta-feira
14 horas: Filios et filias educere: breve histórico da educação
romana, professora Patrizia Bergamaschi (reapresentação).
16 horas: Filios et filias educere: breve histórico da educação
romana, professora Marli de Bari Matos (reapresentação).
19h30: A ética de Aristóteles e a educação,
professora Carlota Boto (Faculdade de Educação da USP).
21h20: Podem a ética e a cidadania ser ensinadas?,
professor José Sérgio Fonseca de Carvalho (Faculdade de
Educação da USP).
Dia 25,
quinta-feira
14 horas: Eros, a força do amor na paidéia de Platão,
professora Gilda Naécia Maciel de Barros (Faculdade de Educação
da USP).
16 horas: Presença clássica nos programas escolares
em São Paulo no século 19, professora Maria Lúcia
Hilsdorf (Faculdade de Educação da USP).
19h30: Ritos de iniciação entre jovens gregos (Esparta
e Atenas), professora Maria Beatriz Florenzano (Museu de Arqueologia
e Etnologia da USP).
21h20: Apologia de Sócrates, apresentação
cênica dos alunos do primeiro ano do curso de Pedagogia, sob orientação
professor Marcos Sidnei Euzebio (doutorando da Faculdade de Educação
da USP).
Dia 26,
sexta-feira
14 horas: Ritos de iniciação entre jovens gregos (Esparta
e Atenas), professora Maria Beatriz Florenzano (reapresentação).
16 horas: Apologia de Sócrates, apresentação
cênica (reapresentação).
19h30: A filosofia de São Tomás de Aquino subjacente
às formas cotidianas de linguagem, professor Luiz Jean Lauand
(Faculdade de Educação da USP).
21h20: As formas de convivência em clave chinesa, professora
Ho Yeh Chia (doutoranda da Faculdade de Educação da USP).
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