Veja aqui a versão pfd do jornal
Trabalho, crise e saídas possíveis

Nisto todos concordam: desde os anos 90 está havendo recessão e progressivo aumento do desemprego no País. O economista José Pastore resume a situação, mostrando que o Brasil fechou 2003 com taxa média de 12,5% de desemprego, ou 10 milhões de pessoas sem trabalho, 60% de informalidade e 13% na queda de renda. Nesse quadro, sindicalistas, trabalhadores e professores protestam até com passeatas na avenida Paulista; o governo acena com crescimento de 3,5% do PIB este ano e com reforma nas leis trabalhistas; especialistas em Direito do Trabalho concordam que o Estado deve mesmo intermediar as relações entre patrões e empregados e fortalecer as centrais sindicais; no campo, o agronegócio vai muito bem, mas o trabalhador rural nem tanto, desvalorizado e em condições precárias de saúde. Uma das saídas é a criatividade; em qualquer área o desempregado precisa inventar o seu próprio trabalho. Nesta edição do Jornal da USP comemorativa do Dia do Trabalho, especialistas da Universidade traçam o quadro atual do setor e apresentam propostas para superar as dificuldades e fazer com que o Brasil volte a crescer e a gerar empregos. .especial>>



Adeus ao professor Landi

O professor da Escola Politécnica da USP Francisco Romeu Landi se recusava a dizer que a engenharia é uma ciência exata. Para ele, a principal finalidade do trabalho do engenheiro é o bem-estar da sociedade. Por isso, ainda que trate de cálculos matemáticos, chips e softwares, essa área do conhecimento não pode deixar de estar intimamente ligada ao ser humano e à sua condição. A idéia de servir à sociedade também conferia a Landi uma perspectiva otimista sobre a engenharia civil – área a que estava ligado na Poli desde os anos 60 – no Brasil. “A engenharia civil tem um enorme espaço pela frente, se levarmos em conta o déficit habitacional. Há a necessidade de construção de ruas, avenidas, comunicações, drenagem, esgotos e estradas ligando as comunidades. A própria conquista da Amazônia e do oeste brasileiro se fará, sem dúvida, com o engenheiro civil”, disse o professor numa entrevista. Atual diretor-presidente da Fapesp, Landi ainda consolidou um notável trabalho em favor da pesquisa científica. No dia 22 de abril, quinta-feira da semana passada, aos 71 anos, o professor teve uma parada cardíaca e se despediu da vida, deixando muitos ensinos a ser seguidos.

 


VAMOS
em DESTAQUE
Arquitetura e design
Uma retrospectiva do trabalho do arquiteto e designer Carlos Motta abre nesta terça, às 19h, comemorando os seus 25 anos de carreira.
 
Sacro e profano com Coralusp
Nesta quarta, o Coralusp integra a série de apresentações Pastores e Amores, dentro do projeto Sacro & Profano do Sesc Vila Mariana.
 
Fora do Eixo
O projeto Fora do Eixo do Sesc Ipiranga apresenta a partir desta terça diferentes abordagens e particularidades regionais de companhias de dança fora das duas capitais, São Paulo e Rio de Janeiro.
 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]