A origem mais profunda da crise política


O financiamento das campanhas eleitorais é a causa mais profunda das crises que, de tempos em tempos, abalam o Parlamento – no Brasil e no mundo –, a exemplo das denúncias de corrupção feitas na semana passada pelo deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ). É o que afirma a professora da Faculdade de Direito da USP Mônica Herman Caggiano, autora do livro Finanças partidárias. Para a professora, a atual crise do Congresso Nacional foi desencadeada pela má regulamentação das leis sobre doação de recursos para campanhas eleitorais, que segundo ela são “excessivamente proibitivas”, dificultam a transparência e facilitam a impunidade. Mônica defende que haja liberdade de fazer doações a partidos políticos, até com incentivos fiscais, e controle rigoroso. “O eleitor precisa saber quem financia quem, em que e como os recursos são aplicados e se o processo não está sendo lesado”, diz Mônica, lembrando que os mesmos problemas atingem a política de outros países, como ocorreu com Helmut Kohl, na Alemanha, François Mitterrand, na França, e Felipe González, na Espanha. Outro professor da Faculdade de Direito, Dalmo de Abreu Dallari, sugere a instituição de um instrumento que permita “deseleger” parlamentares.
nacional>>







O Centrinho de Santo André

Um prédio de quatro andares, na avenida Pereira Barreto, em Santo André, é a subsede na Grande São Paulo do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da USP, o famoso Centrinho de Bauru. Ali são atendidos todos os dias pacientes com deficiência auditiva e fissuras de lábio e de palato (céu da boca), vindos de municípios da região metropolitana e da Baixada Santista. Desde 1997, quando iniciou suas atividades, a unidade soma mais de 9.500 pessoas atendidas. “Já pensou se, para qualquer avaliação de um otorrino ou dentista, eu precisasse ir até Bauru?”, indaga Cristina Trindade Ávila Lins, mãe de Natali, de 4 anos, que tem fissura de lábio e palato e mora em Santo André.pesquisa>>




Males nutricionais da adolescência

As autoridades de saúde precisam criar políticas públicas que orientem os adolescentes sobre a necessidade de cultivar hábitos alimentares corretos. Além disso, é preciso que as aulas de educação física, nas escolas, sejam dadas em maior quantidade e estimulem a prática de exercícios diários. Essas recomendações são importantes porque o sedentarismo e a má alimentação – uma combinação cada vez mais presente entre os adolescentes – produzirão males crônicos na vida adulta. O alerta está em tese defendida na USP recentemente. pesquisa>>




Males nutricionais da adolescência

Um prédio de quatro andares, na avenida Pereira Barreto, em Santo André, é a subsede na Grande São Paulo do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da USP, o famoso Centrinho de Bauru. Ali são atendidos todos os dias pacientes com deficiência auditiva e fissuras de lábio e de palato (céu da boca), vindos de municípios da região metropolitana e da Baixada Santista. Desde 1997, quando iniciou suas atividades, a unidade soma mais de 9.500 pessoas atendidas. “Já pensou se, para qualquer avaliação de um otorrino ou dentista, eu precisasse ir até Bauru?”, indaga Cristina Trindade Ávila Lins, mãe de Natali, de 4 anos, que tem fissura de lábio e palato e mora em Santo André. pesquisa>>




VAMOS
em DESTAQUE

Cem anos de arte

Em homenagem aos cem anos do nascimento do filósofo francês Jean-Paul Sartre acontece nesta e na próxima semana um evento que reúne depoimentos de intelectuais, peças como O Diabo e o Bom Deus (foto), além de shows.

 

Glauber x Pasolini e Warol

O diálogo entre as obras de dois dos maiores cineastas do século 20 está na mostra de cinema que reúne filmes raros ou inéditos e clássicos, como A Idade da Terra (foto), de Glauber Rocha, além de documentários sobre suas trajetórias. Também está em cartaz uma exposição do artista pop norte-americano Andy Warhol, que reúne seis filmes mudos e 37 retratos filmados da série Screen Tests (foto), com rostos de famosos e anônimos, todos pertencentes ao acervo do MoMA de Nova York.

 

 

Sorround no MAC

Nesta quinta, a partir das 19h, será inaugurada a mostra “Surroundings”, no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, reunindo 102 trabalhos entre pinturas, fotos digitais e desenhos da artista plástica carioca Cybèle Varela.

 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]