PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO
 

 

 

Ópera retrata vida e obra de Santos Dumont

Em ano de comemorações entre França e Brasil, Santos Dumont – brasileiro que

estudou e fez carreira em Paris – é homenageado com uma pocket ópera realizada por mais de 50 pessoas, entre produtores, diretores, músicos e atores no Sesc Ipiranga. Enquanto Estiverem Acesos os Avisos Luminosos é uma criação coletiva do compositor Arrigo Barnabé, do dramaturgo e diretor francês Bruno Bayen – parceria que surgiu de trabalhos anteriores – e do desenhista Luiz Gê, antigo companheiro de Barnabé e fascinado por aviação.
O musical mostra a trajetória do pai da aviação a partir de uma viagem que acontece nos dias atuais. Uma repórter (interpretada pela cantora Rosana Lamosa, que participou recentemente da montagem A Queda da Casa de Usher, no Festival de Campos de Jordão) está viajando de avião do Brasil a França para fazer uma pesquisa sobre Dumont e conhece um sósia dele (João Signorelli, que atualmente interpreta Gandhi no teatro). Da conversa entre os personagens, os fatos da vida do aviador são relembrados: a infância em Ribeirão Preto, a viagem a Paris quando era ainda jovem, o glamour da belle époque (que se estendeu do século 19 até o início da primeira grande guerra), a 1a Guerra Mundial e a época dos primeiros experimentos com balões e posteriormente com aeroplanos.
O compositor Arrigo Barnabé, famoso a partir da década de 80 por suas composições inusitadas entre música erudita e música popular, com letras que se assemelham a tramas de histórias em quadrinhos, fez uma trilha musical especialmente para a montagem. São cerca de 15 músicas não nomeadas, apenas enumeradas – assim como Dumont fez com seus aviões –, que se aproximam da trilha sonora cinematográfica. Por ser um musical, os atores interpretam as músicas, com um reforço do coro de seis vozes, do corpo estável do Teatro Municipal de São Paulo, e uma banda de sete músicos formados especialmente para o espetáculo.
Assinando a direção de arte, Gê criou para o cenário uma imensa asa de avião de nove metros de comprimento, e outras duas asas que se abrem para receber projeções de vídeos, entre imagens históricas e animações. O desenhista também elaborou os cerca de 20 figurinos que remetem à aviação e à época de guerra – uma vez que os aviões foram usados para este fim. O texto escrito por Bayen, mais do que contar a história de Santos Dumont, pretende refletir sobre os limites da aventura tecnológica dos dias atuais, já que em suas próprias palavras, a burocracia e a crescente preocupação com a segurança acabaram com o imaginário de levar o homem aos ares.

A pocket ópera Enquanto Estiverem Acesos os Avisos Luminosos estréia nesta quinta, às 21h, no Teatro Sesc Ipiranga (r. Bom Pastor, 822, tel. 3340-2000) e fica em cartaz até o dia 21 de agosto, sextas e sábados, às 21h e domingos, às 20h. Ingressos a R$ 20,00, com meia-entrada.

 

 

 


Daniel Kawka rege a Ensemble Orchestral Contemporain

Festival de Música Nova

Em sua 40a edição, o festival traz nesta semana a Ensemble Orchestral Contemporain, da França, sob a regência de Daniel Kawka e solos da pianista Ancuza Aprodu e do percussionista Thierry Miroglio, executando composições do

século 20 (terça); a pianista inglesa Joanna MacGregor, com repertório que combina jazz, clássico e contemporâneo, com obras que vão de György Ligeti (um dos nomes da Música Nova) à releitura de Astor Piazzola – conhecido também por suas combinações musicais (quarta); e na sexta, a Orquestra Sinfônica Municipal de Santos, regida pelo maestro Luís Gustavo Petri, interpreta composições como Concerto para Flauta, de Jeff Hamburg (com solo da belga Eleonore Pameijer) e Epigraphe, de Mário Ficarelli. Sempre às 21h, no Teatro Sesc Anchieta (r. Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, tel. 3234-3000). A entrada é gratuita.

 

 

 

Repertório eclético com Coralusp

O Música na Yayá desta semana traz dois coros do Coralusp. O do Centro Universitário Maria Antonia desenvolve o projeto Polifonia: de sua origem aos resultados na música popular e erudita, dos séculos 16 ao 21”, enquanto o Coralusp do Instituto de Pesquisas Tecnoló-gicas apresenta a temática Túnel do Tempo, com interpretação de composições que vão de Mozart a clássicos da música popular brasileira. O repertório inclui obras como San Pedro Troto Cien Años, do folclore espanhol (autor anônimo), Cânone, de Mozart e Samba do Arnesto, de Adoniran Barbosa. Neste domingo, às 11h, na Casa de Dona Yayá (r. Major Diogo, 353, Bela Vista, tel. 3106-3562). Entrada franca.

 

 

 

Para entender a ópera

Na quarta, quinta e sexta, às 11h, iniciam-se os espetáculos didáticos do projeto Cena Aberta, que tem o intuito de introduzir o mundo da ópera ao público. Sob direção cênica de Vivien Buckup, a Orquestra Sinfônica Municipal e integrantes dos corais Lírico e Paulistano mostram como se monta uma ópera no espetáculo A Tragédia na Ópera, com narração de Antonio Fagundes sobre cenas marcantes de Orfeu (Gluck), Macbeth e Rigoletto (Verdi), Turandot (Puccini), Romeu e Julieta (Gounod), Carmen (Bizet) e Tannhãuser (Wagner). São 600 lugares destinados aos alunos da rede de ensino (agendar pelo tel. 223-3022, ramal 238) e 500 lugares ao público em geral – entrada gratuita. A série Matinê no Municipal, apresenta neste sábado, às 17h, obras de Mozart (Sinfonia Concertante para oboé, clarinete, trompa e fagote) e Stravinsky (História do Soldado) interpretadas pela Orquestra de Câmara da Orquestra Sinfônica Municipal, sob regência de Paulo Nogueira. Ingressos a R$ 5,00. No Teatro Municipal de São Paulo, que fica na Praça Ramos de Azevedo, s/no, Centro. Mais informações na bilheteria pelo tel. 222-8698.

 

 

 


Mônica Salmaso e Benjamim Taubkin em aula-show público no Tuca

Letra e música

As aulas-show promovidas pelo Teatro Tuca voltam a acontecer agora no segundo semestre. Para estrear a temporada a convidada de terça é a cantora Mônica Salmaso, que vem acompanhada de Benjamim

Taubkin, pianista e compositor, famoso pela produção de inúmeros festivais e eventos musicais. Nesse projeto os artistas executam composições próprias e conversam com o público sobre a música brasileira e sobre a própria carreira. O coordenador do projeto, e também mediador dos encontros, é Arthur Nestrovski. Às 21h no Tuca, r. Monte Alegre, 1.024, tel. 3670-8455; ingressos a R$ 20,00, com meia-entrada.

 

 

 


A pianista alemã Utah Weyand na Pinacoteca

Recital de piano

A temporada 2005 de concertos do Bank Boston está realizando concertos gratuitos aos domingos, na Pinacoteca do Estado. Nesta semana a pianista Utah Weyand, titular do Conservatório de Madri, realiza um recital de músicas espanholas, com obras de Enrique Granados (Valsas Poéticas) e Manuel de Falla (Quatro Peças Espanholas) –

ambos músicos espanhóis nascidos na segunda metade do século 19, e que compuseram estas duas peças em 1904 e 1909, respectivamente. A pianista interpreta também as Cenas Infantis, do pianista alemão Robert Schumann, um dos mais célebres ciclos pianísticos românticos. Neste domingo, às 16h, no auditório da Pinacoteca (Praça da Luz, 2, Luz, tel. 3229-9844); o acesso à Pinacoteca custa R$ 4,00.

 

 

 

Osesp e Steven Isserlis

As apresentações desta semana da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo são regidas por Yoram David, regente principal da Deutsche Oper am Rhein, em Düsseldorf, e tem como convidado o solista Steven Isserlis, considerado um dos melhores violoncelistas do mundo. No repertório estão Abertura Colas Breugnon, de Dmitri Kabalevsky e Sinfonia no 5, op. 100, de Sergei Prokofiev – ambos compositores russos contemporâneos da primeira metade do século 20. Também será executado Concerto, de William Walton, um dos maiores compositores ingleses do entre-guerras, famoso pela mistura de linguagens em suas composições. Quinta e sexta, às 21h, e sábado, às 16h30, na Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, s/nº, tel. 3337-5414). Ingressos de R$ 25,00 a R$ 79,00.

 

 

 

 



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




ir para o topo da página


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]