|
Ópera
retrata vida e obra de Santos Dumont
Em
ano de comemorações entre França e Brasil,
Santos Dumont brasileiro que
|
estudou
e fez carreira em Paris é homenageado com uma
pocket ópera realizada por mais de 50 pessoas, entre
produtores, diretores, músicos e atores no Sesc Ipiranga.
Enquanto Estiverem Acesos os Avisos Luminosos é uma
criação coletiva do compositor Arrigo Barnabé,
do dramaturgo e diretor francês Bruno Bayen parceria
que surgiu de trabalhos anteriores e do desenhista
Luiz Gê, antigo companheiro de Barnabé e fascinado
por aviação.
O musical mostra a trajetória do pai da aviação
a partir de uma viagem que acontece nos dias atuais. Uma repórter
(interpretada pela cantora Rosana Lamosa, que participou recentemente
da montagem A Queda da Casa de Usher, no Festival de Campos
de Jordão) está viajando de avião do
Brasil a França para fazer uma pesquisa sobre Dumont
e conhece um sósia dele (João Signorelli, que
atualmente interpreta Gandhi no teatro). Da conversa entre
os personagens, os fatos da vida do aviador são relembrados:
a infância em Ribeirão Preto, a viagem a Paris
quando era ainda jovem, o glamour da belle époque (que
se estendeu do século 19 até o início
da primeira grande guerra), a 1a Guerra Mundial e a época
dos primeiros experimentos com balões e posteriormente
com aeroplanos.
O compositor Arrigo Barnabé, famoso a partir da década
de 80 por suas composições inusitadas entre
música erudita e música popular, com letras
que se assemelham a tramas de histórias em quadrinhos,
fez uma trilha musical especialmente para a montagem. São
cerca de 15 músicas não nomeadas, apenas enumeradas
assim como Dumont fez com seus aviões ,
que se aproximam da trilha sonora cinematográfica.
Por ser um musical, os atores interpretam as músicas,
com um reforço do coro de seis vozes, do corpo estável
do Teatro Municipal de São Paulo, e uma banda de sete
músicos formados especialmente para o espetáculo.
Assinando a direção de arte, Gê criou
para o cenário uma imensa asa de avião de nove
metros de comprimento, e outras duas asas que se abrem para
receber projeções de vídeos, entre imagens
históricas e animações. O desenhista
também elaborou os cerca de 20 figurinos que remetem
à aviação e à época de
guerra uma vez que os aviões foram usados para
este fim. O texto escrito por Bayen, mais do que contar a
história de Santos Dumont, pretende refletir sobre
os limites da aventura tecnológica dos dias atuais,
já que em suas próprias palavras, a burocracia
e a crescente preocupação com a segurança
acabaram com o imaginário de levar o homem aos ares.
A
pocket ópera Enquanto Estiverem Acesos os Avisos Luminosos
estréia nesta quinta, às 21h, no Teatro Sesc
Ipiranga (r. Bom Pastor, 822, tel. 3340-2000) e fica em cartaz
até o dia 21 de agosto, sextas e sábados, às
21h e domingos, às 20h. Ingressos a R$ 20,00, com meia-entrada.
|
Daniel
Kawka rege a Ensemble Orchestral Contemporain |
Festival
de Música Nova
Em
sua 40a edição, o festival traz nesta semana
a Ensemble Orchestral Contemporain, da França, sob
a regência de Daniel Kawka e solos da pianista Ancuza
Aprodu e do percussionista Thierry Miroglio, executando composições
do
|
século
20 (terça); a pianista inglesa Joanna MacGregor, com
repertório que combina jazz, clássico e contemporâneo,
com obras que vão de György Ligeti (um dos nomes
da Música Nova) à releitura de Astor Piazzola
conhecido também por suas combinações
musicais (quarta); e na sexta, a Orquestra Sinfônica Municipal
de Santos, regida pelo maestro Luís Gustavo Petri, interpreta
composições como Concerto para Flauta, de Jeff
Hamburg (com solo da belga Eleonore Pameijer) e Epigraphe, de
Mário Ficarelli. Sempre às 21h, no Teatro Sesc
Anchieta (r. Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, tel. 3234-3000).
A entrada é gratuita. |
Repertório
eclético com Coralusp
O Música
na Yayá desta semana traz dois coros do Coralusp. O do Centro
Universitário Maria Antonia desenvolve o projeto Polifonia:
de sua origem aos resultados na música popular e erudita,
dos séculos 16 ao 21, enquanto o Coralusp do Instituto
de Pesquisas Tecnoló-gicas apresenta a temática Túnel
do Tempo, com interpretação de composições
que vão de Mozart a clássicos da música popular
brasileira. O repertório inclui obras como San Pedro Troto
Cien Años, do folclore espanhol (autor anônimo), Cânone,
de Mozart e Samba do Arnesto, de Adoniran Barbosa. Neste domingo,
às 11h, na Casa de Dona Yayá (r. Major Diogo, 353,
Bela Vista, tel. 3106-3562). Entrada franca.
Para
entender a ópera
Na
quarta, quinta e sexta, às 11h, iniciam-se os espetáculos
didáticos do projeto Cena Aberta, que tem o intuito de introduzir
o mundo da ópera ao público. Sob direção
cênica de Vivien Buckup, a Orquestra Sinfônica Municipal
e integrantes dos corais Lírico e Paulistano mostram como
se monta uma ópera no espetáculo A Tragédia
na Ópera, com narração de Antonio Fagundes
sobre cenas marcantes de Orfeu (Gluck), Macbeth e Rigoletto (Verdi),
Turandot (Puccini), Romeu e Julieta (Gounod), Carmen (Bizet) e Tannhãuser
(Wagner). São 600 lugares destinados aos alunos da rede de
ensino (agendar pelo tel. 223-3022, ramal 238) e 500 lugares ao
público em geral entrada gratuita. A série
Matinê no Municipal, apresenta neste sábado, às
17h, obras de Mozart (Sinfonia Concertante para oboé, clarinete,
trompa e fagote) e Stravinsky (História do Soldado) interpretadas
pela Orquestra de Câmara da Orquestra Sinfônica Municipal,
sob regência de Paulo Nogueira. Ingressos a R$ 5,00. No Teatro
Municipal de São Paulo, que fica na Praça Ramos de
Azevedo, s/no, Centro. Mais informações na bilheteria
pelo tel. 222-8698.
Mônica
Salmaso e Benjamim Taubkin em aula-show público no Tuca
|
Letra
e música
As
aulas-show promovidas pelo Teatro Tuca voltam a acontecer
agora no segundo semestre. Para estrear a temporada a convidada
de terça é a cantora Mônica Salmaso, que
vem acompanhada de Benjamim
|
Taubkin,
pianista e compositor, famoso pela produção de
inúmeros festivais e eventos musicais. Nesse projeto
os artistas executam composições próprias
e conversam com o público sobre a música brasileira
e sobre a própria carreira. O coordenador do projeto,
e também mediador dos encontros, é Arthur Nestrovski.
Às 21h no Tuca, r. Monte Alegre, 1.024, tel. 3670-8455;
ingressos a R$ 20,00, com meia-entrada. |
A
pianista alemã Utah Weyand na Pinacoteca |
Recital
de piano
A
temporada 2005 de concertos do Bank Boston está realizando
concertos gratuitos aos domingos, na Pinacoteca do Estado.
Nesta semana a pianista Utah Weyand, titular do Conservatório
de Madri, realiza um recital de músicas espanholas,
com obras de Enrique Granados (Valsas Poéticas) e Manuel
de Falla (Quatro Peças Espanholas)
|
ambos
músicos espanhóis nascidos na segunda metade do
século 19, e que compuseram estas duas peças em
1904 e 1909, respectivamente. A pianista interpreta também
as Cenas Infantis, do pianista alemão Robert Schumann,
um dos mais célebres ciclos pianísticos românticos.
Neste domingo, às 16h, no auditório da Pinacoteca
(Praça da Luz, 2, Luz, tel. 3229-9844); o acesso à
Pinacoteca custa R$ 4,00. |
Osesp
e Steven Isserlis
As
apresentações desta semana da Orquestra Sinfônica
do Estado de São Paulo são regidas por Yoram David,
regente principal da Deutsche Oper am Rhein, em Düsseldorf,
e tem como convidado o solista Steven Isserlis, considerado um dos
melhores violoncelistas do mundo. No repertório estão
Abertura Colas Breugnon, de Dmitri Kabalevsky e Sinfonia no 5, op.
100, de Sergei Prokofiev ambos compositores russos contemporâneos
da primeira metade do século 20. Também será
executado Concerto, de William Walton, um dos maiores compositores
ingleses do entre-guerras, famoso pela mistura de linguagens em
suas composições. Quinta e sexta, às 21h, e
sábado, às 16h30, na Sala São Paulo (Praça
Júlio Prestes, s/nº, tel. 3337-5414). Ingressos de R$
25,00 a R$ 79,00.
|
|