PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO

Dois arquitetos

Dois colegas da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP que, desde 1979, estão juntos no escritório Brasil Arquitetura, trazem a público os 26 anos de suas trajetórias. O livro Francisco Fanucci – Marcelo Ferraz – Brasil Arquitetura é editado pela Cosac Naify (208 págs, R$ 90,00), com textos críticos de Cecília Rodrigues e Vasco Caldeira e apresentação do professor Max Risselada

(Delft/Holanda) e do arquiteto João Filgueiras Lima. Além dos projetos residenciais, a obra mostra como o escritório se tornou referência na recuperação, adaptação e intervenção de espaços, entre eles o Teatro Oficina, o Museu Afro-Brasil (que está completando um ano; veja nota na pág. 17), o Museu Rodin em Salvador, entre outros, e ainda a arquitetura de mobiliários e objetos desenvolvidos pela dupla desde 1986. O lançamento do livro acontece nesta terça, às 20h, no Instituto Tomie Ohtake (av. Brig. Faria Lima, 201; entrada pela r. Coropés, 88, Pinheiros, tel. 2245-1900), com uma pequena mostra do mobiliário produzido em marcenaria própria.

Noitadas no MIS

Na quarta, a partir das 21h, acontece mais uma performance de live image comandada por VJs de renome no cenário da arte eletrônica brasileira e seguida por festas animadas por DJs atuantes na noite paulistana. Essa sétima edição do projeto Noitadas do Museu de Imagem e do Som (MIS), em parceria com a Mostra do Audiovisual Paulista, traz a banda de rock Krepax – quarteto de formação inusitada: um homem no vocal e três mulheres nos instrumentos – com seu som visceral e o coletivo BijaRi que reúne dez VJs brasileiros, apresentando Tempo e Movimento, que questiona os diversos movimentos dos jovens diante da vida urbana. Ainda na programação, a mostra do artista plástico Luís Felipe Volpe, com obras que têm como características a relação da cidade com o homem. O MIS fica na av. Europa 158, Jardim Europa, tel. 3062-9197. Entrada franca.

Paulo Autran

O ator carioca participa de bate-papo com o público nesta semana no Teatro Popular do Sesi. Aos 82 anos e 54 de carreira, Paulo Autran estreou no teatro a convite de Tônia Carrero, na peça Um Deus Dormiu Lá em Casa, recebendo prêmio de melhor ator do ano (1949). Já encenou mais de cem montagens teatrais, com nomes como Antunes Filho, Cacilda Becker, Bibi Ferreira e outros. É sobre sua trajetória que ele conversa na quarta, às 19h. O teatro fica na av. Paulista, 1.313. A entrada é franca, mas é preciso fazer reservas pelo tel. 3146-7405 (no menu, tecle 5) ou pelo site www.sesisp.org.br.

José Saramago vem ao Brasil para lançar seu novo romance

Lançamento e palestra

José Saramago, primeiro autor de língua portuguesa a receber o Prêmio Nobel de Literatura, vem ao Brasil para o lançamento mundial de seu mais novo romance, As Intermitências da Morte (Editora Cia. das Letras, 208

págs., R$ 35,00). A morte é a personagem principal, suspendendo suas atividades; em um país, as pessoas simplesmente param de morrer, acarretando várias conseqüências: idosos e doentes ficam agonizando, hospitais e asilos enfrentam uma superlotação crescente, o negócio das companhias de seguro entra em crise, e até a própria Igreja, já que sem morte não há ressurreição. Mas a qualquer momento, a morte pode voltar a seus afazeres e aí o que será da nação habituada à vida eterna? No lançamento, nesta quinta, às 20h, acontece palestra com o autor, além de leitura dramática. No Sesc Pinheiros (r. Paes Leme, 195, tel. 3095-9400). Grátis.

ir para o topo da página

O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]