PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO

Festival de Curtas no Cinusp

Durante esta semana o Cinusp exibe parte da programação do 18º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, que tem como tema Sonhos e Limites. Entre os destaques, o Panorama Brasil e o Cinema em Curso, com trabalhos desenvolvidos em cursos audiovisuais, entre eles Primavera, de Maurício Osaki (ECA/USP), um mergulho nos medos e anseios de um garoto que visita um cemitério japonês, onde está o túmulo da sua avó; Alphaville, de Paulinho Caruso (Faap), com referências a filmes da nouvelle vague francesa; e Pra Todo Mundo Ouvir, de Luiz Carlos Fabiano e Thiago Bueno (UFSCar), documentário sobre Raul Seixas.

Há também programas especiais, como a mostra inédita do japonês Osamu Tezuka, considerado o “deus do mangá”, apresentando curtas como Filme Quebrado (1985), Saltar (1984) e Quadros de Uma Exposição (1966); os Curtas de Invenção de Jairo Ferreira, com curadoria do cineasta Paulo Sacramento, que traz entre outros filmes Horror Palace Hotel (1978), registro documental da ação encabeçada por ele e pelos cineastas Rogério Sganzerla, José Mojica Marins, Eliseu Vistonti, Júlio Bressane e Ivan Cardoso durante o Festival de Brasília daquele ano, propondo a salvação do cinema brasileiro através do horror. E ainda da escola de cinema francesa La Fémis, que durante os últimos 20 anos formou mais de 700 diretores, como François Ozon; na mostra são exibidos filmes como A Batalha de Uavich (2002), de Nicolas Bouvet, que recupera a incrível história de uma batalha da Segunda Guerra Mundial, cujas imagens só foram encontradas recentemente.

E para completar, a seção KinoOikos Formação do Olhar, que chega à sua sexta edição, dedicada a vídeos e filmes realizados exclusivamente em oficinas e projetos que utilizam o audiovisual como instrumento de inclusão social; neste ano conta com 49 produções de 36 entidades de todo o País, sendo que uma premiação oferecida pela TV Cultura vai contemplar as três melhores obras exibidas, garantindo sua transmissão no programa "Zoom"; e as Oficinas Kinoforum Especial, que têm coordenação do cineasta Christian Saghaard, com exibição do curta-metragem Táxi para o Devaneio, produzido em parceria com o Projeto Daydreams da Alemanha, entre outros filmes.

O Cinusp fica na r. do Anfiteatro, 181, favo 4 das Colméias, Cidade Universitária, tel. 3091-3540). Grátis. Programação completa com datas e horários no site www.usp.br/cinusp. O festival vai até 1o de setembro; mais informações no site www.kinoforum.org.