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História do Cinema


Cinema Paradiso
, de Giuseppe Tornatore, tributo de amor ao cinema

O Cinusp, em parceria com a distribuidora Versátil, está exibindo até 8 de fevereiro grandes clássicos do cinema. Nesta semana estão na programação: Jules e Jim (França, 1962), de François Truffaut, ambientado na Paris do início do século 20, quando o alemão Jules e o francês Jim se tornam grandes amigos, e se apaixonam pela mesma mulher, dando início a um triângulo amoroso (segunda e quinta, às 16h, e sexta, às 19h); Cinema Paradiso (França/Itália, 1989), de Giuseppe Tornatore, um dos mais belos tributos de amor ao cinema a partir de uma emocionante história de um garoto (segunda e quinta, às 19h, e terça, às 16h); A Felicidade não se Compra (EUA, 1946), de Frank Capra, em que o diretor, num tom de humor e ingenuidade, tece uma narrativa envolvente, sempre com uma visão otimista em relação ao ser humano (terça, às 19h, e quarta, às 16h); e O Deserto Vermelho (França/Itália, 1964), de Michelangelo Antonioni, vencedor do Leão de Ouro de Melhor Filme no Festival de Veneza, que aborda temas centrais de sua filmografia: a incomunicabilidade e a solidão do homem contemporâneo (quarta, às 19h, e sexta, às 16h). Na semana seguinte, depois do feriado, ainda serão exibidos Pacto de Sangue e Violência e Paixão . O Cinusp fica na r. do Anfiteatro, 181, favo 4 das Colméias, Cidade Universitária, tel. 3091-3540. Entrada franca. Programação completa no site www.usp.br/cinusp.

 

Aron Feldman


O Mundo de Anônimo Jr, de 1972, longa polêmico que integra o ciclo Cinema Marginal

Realizador influente e polêmico, Aron Feldman ganha retrospectiva, que inclui o longa O Mundo de Anônimo Jr (1972), considerado por estudiosos como um dos mais radicais do Cinema Marginal, e que teve sua exibição negada pelo Instituto Nacional do Cinema, sendo projetado exclusivamente em cineclubes e cinematecas, muitas vezes clandestinamente. O filme satiriza uma época de repressão e obscurantismo. A mostra inda traz na programação outros dez títulos, entre filmes e vídeos, dois deles raridades: A Odisséia de Um Cadáver (1988), em que um corpo de uma mulher é encontrado no mato por dois caipiras e conduzido a distante delegacia; e Estranhas Criaturas (1990), sobre uma prostituta jovem que é informada por uma veterana que bichinhos vorazes a estão consumindo e o mesmo poderá ocorrer com a novata quando envelhecer. Também estão na mostra documentários, entre eles Casqueiro (1976), sobre crianças vendedoras às margens da Via Anchieta; Mangue X Metrô (1976), que acompanha a desocupação da região do mangue carioca para a construção do metrô; e O Pacote (1982), tratando do desemprego na região do ABC paulista. Curadoria do cineasta Francisco César Filho, e organização da Associação do Audiovisual. “O Cinema de Aron Feldman” vai até domingo, em sessões às 17h e 19h, no Centro Cultural Banco do Brasil (r. Álvares de Azevedo, 112, Centro, tel. 3113-3651). A entrada é franca.

 
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