Vamos
 

 

Centenário de Anna Magnani

Foto crédito: divulgação
Atriz italiana é homenageada no CCSP e Frei Caneca

Em homenagem ao centenário de nascimento da atriz Anna Magnani, o Instituto Italiano di Cultura de São Paulo promove duas exibições: uma na unidade Frei Caneca e a outra no Centro Cultural São Paulo (CCSP). Anna percorre duas guerras mundiais, o pós-guerra e os anos 60, “dotada de uma expressividade intensa e natural”, como diz Luigina Peddi, diretora do instituto. A primeira mostra vai até esta quarta e conta com a apresentação de La Vita è Bela, famosa comédia que narra a história de um conde falido que chega a pensar em suicídio, mas conhece o amor e a beleza da vida. A segunda, no CCSP, vai até 2 de março e exibe os filmes Vidas em Fuga, em que um artista itinerante se envolve com uma excêntrica mulher; Roma, Cidade Aberta, de Roberto Rosselini, passado durante a ocupação nazista; Mamma Roma, no qual uma mulher abandona a prostituição para conseguir a guarda do filho; e Abbasso la Ricchezza, que conta como uma vendedora de frutas enriquece no mercado negro, mas cai na armadilha de falsos aristocratas, entre outros. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados uma hora antes de cada sessão. A unidade Frei Caneca fica na r. Frei Caneca, 1.071, e o CCSP na r. Vergueiro, 1.000. Mais informações pelo tel. 3660- 8888. A programação completa pode ser encontrada no site www.iicsanpaolo.esteri.it.

 

Retrospectiva Jacques Demy

Jacques Demy nasceu na França, em 1931, e tornou-se um dos grandes cineastas da geração da nouvelle vague, movimento caracterizado por transgredir as regras do cinema comercial da época. Em parceria com a Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, a Cinemateca Brasileira oferece a mostra “Jacques Demy”, uma retrospectiva com as principais obras do diretor, com temporada até 2 de março. Os filmes de Demy sofreram influência do musical hollywoodiano e o cinema fantástico de Jean Cocteau, utilizando-se da estrutura temática e visual do conto de fadas. Aparentemente alegres e românticos, são sombrios e carregados de pessimismo. Serão exibidos longas como Pele de Asno, baseado na história de Charles Perrault, em que uma rainha no leito de morte faz o rei prometer que só se casará novamente com uma mulher mais bela que ela, no caso a filha; Jacquot de Nantes, que retrata a infância do diretor como um conto de fadas; Duas Garotas Românticas, musical no qual as personagens, duas encantadoras irmãs gêmeas, vivem na expectativa de encontrar o grande amor de suas vidas; e Lola, uma dançarina de cabaré que aguarda a volta do namorado, que foi tentar a sorte na América, enquanto é cortejada por um amigo, entre outros. As entradas podem ser adquiridas por R$ 8,00 na Cinemateca, que fica no Largo Senador Raul Cardoso, 207. Mais informações pelo tel. 3512- 6111. A programação completa está disponível no site www.cinemateca.com.br.

 

Marcas da Violência

Com o objetivo de propor novas abordagens para a interpretação da violência, tratada de forma sensacionalista e exposta exaustivamente pela mídia, o Cinusp apresenta a mostra “Marcas da Violência”, gratuita, com início hoje (sessões às 16h e 19h). Serão exibidos filmes como Old Boy, de Park Chan-Wook, que narra o estranho seqüestro de um homem que, para sobreviver à pena que está sendo obrigado a cumprir sem saber o porquê, passa a se adaptar à escuridão e preparar seu corpo e mente; Marcas da Violência, de David Cronenberg, que faz da vida de Tom Stall a chave para uma violência disseminada por toda a sociedade; Irreversível, dirigido por Gaspar Noé, longa que conta, de trás para frente, a história de uma vingança motivada por um estupro, e Kill Bill Vol. 1 e 2, de Quentin Tarantino, a saga de Beatrix Kiddo, a “Noiva”, que fica em coma após a tentativa de assassinato do grupo profissional encabeçado por Bill e quer encontrar vingança. Dia 6 de março, às 19h, haverá a pré-estréia de Fim da Linha, dirigido por Gustavo Steinberg, em que ocorre uma chuva de dinheiro em São Paulo unindo uma gama de personagens caricatas. Mais informações pelo tel. 3091- 3540. A programação completa está disponível no site www.usp.br/cinusp.

 

Tesouros do cinema de Taiwan


Filmes inéditos do cinema chinês

A Cinemateca de Taiwan (Chinese Taipei Film Archive), em parceria com a Cinemateca Brasileira, apresenta um panorama da produção cinematográfica chinesa, incluindo títulos inéditos no Brasil, na mostra “Tesouros da Cinemateca de Taiwan”, em cartaz a partir desta quarta, às 21h. Com legendas em espanhol, serão exibidos filmes como Execution in Autumn, de Hsing Lee, que traz uma reflexão sobre a perda dos valores tradicionais da China; Princess Iron Fan, de Wan Lai-ming e Wan Ku-chan, primeiro longa de animação chinês, relata as aventuras de um monge budista; Rebels of the Neon God, dirigido por Tsai Ming-liang, em que a distância entre as gerações impossibilita qualquer tipo de diálogo; e The Sandwich Man, de Hou Hsiao-hsien, Wan Ren e Zhuang Xiang Zeng, formado por três curtas que abordam situações vividas pelos taiwaneses alijados pelo sistema econômico. A temporada vai até 9 de março na Sala Cinemateca, que fica no Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Mariana. Mais informações pelo tel. 3512-6101. Os ingressos custam R$ 8,00.

 

Mostra do cinema paulista

Está em exibição no Mezanino do Centro Cultural Fiesp a mostra que reúne os filmes concorrentes ao 4º Prêmio Fiesp/Sesi-SP do Cinema Paulista. São 23 longas e nove curtas, entre eles 500 almas; A Casa de Alice; Antônia; Cidade dos Homens; Em Trânsito; Fabricando Tom Zé; Não por Acaso; Noel, Poeta da Vila; O Cheiro do Ralo; Os 12 Trabalhos; Querô; Um Ridículo em Amsterdã; Pugile; e Ícarus. O espectador pode efetuar voto por meio do site www.fiesp.com.br/cinema ou após cada sessão, em cédulas entregues no início do filme (a premiação será realizada no dia 10 de março). André Sturm, cineasta e diretor adjunto do Comitê de Ação Cultural da Fiesp (Comcultura), afirma que o número de inscritos aumentou cerca de 35% em relação à edição anterior. Segundo ele, este prêmio “é o reconhecimento aos artistas e produtores que realizam esses filmes”. A mostra, gratuita, fica em cartaz até dia 2 (de terça a domingo, com sessões às 14h, 16h, 18h e 20h) no Centro Cultural Fiesp, que fica na av. Paulista, 1.313. Mais informações pelo tel. 3146-7405.

 
PROCURAR POR
NESTA EDIÇÃO
O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]