Quem Somos
O LEER é um laboratório de estudos sobre diversidade cultural, intolerância étnica, política e direitos humanos. Tem como meta conhecer, compreender e problematizar as identidades étnicas e as suas interfaces no âmbito das políticas culturais e dos direitos humanos, assim como ser um centro de referências sobre a história e a memória desses grupos, presentes na sociedade brasileira, com ênfase no direito que todo ser humano tem de ser diferente.
Através de suas atividades de pesquisa, ensino e extensão à comunidade, o LEER se mantêm enquanto um fórum permanente de debates e de produção de conhecimentos direcionados para quatro linhas de pesquisa: etnicidade, racismo, discriminação e iconografia. Migrações, mídias nativas, racismo, as doenças e os medos sociais, educação e violência, exclusão social e política, são alguns dos temas modulares que colocam em questão os direitos individuais e coletivos no mundo atual.
Criado em novembro de 2005 é coordenado por Maria Luiza Tucci Carneiro, historiadora e Professora Livre Docente do Departamento de História, unidade da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.