Ambiente textual
Construir algoritmos utilizando a interface para digitar o código (na forma de texto), utilizando a sintaxe Portugol.
Para criar novas variáveis deve-se declarar o tipo, o nome da variável e eventual inicialização com o sinal de atribuição
<-, por exemplo: inteiro n <- 1
Cada comando tem sua própria sintaxe, como ilustramos a seguir. Nos exemplo, o que está em letras maiúsculas são
nomes ou expressões que o programador pode escolher:
- funcao TIPO NOME (PARAMETROS) { COMANDO1 ... COMANDOk }:
O TIPO pode ser inteiro ou real (dentre outras opções);
O NOME poder ser qualquer nome, desde que composto de letras e números e não coincida com o nome de qualquer
palavra reservada (como funcao, inteiro, real...);
Os parâmetros pode ser em qualquer quantidade, desde que separados por vírgulo (como inteiro a, inteiro b);
E dentro da função pode-se declarar variáveis locais e quantos comandos desejar;
Se a função tiver um tipo qualquer (não for vazio), então ao final deverá haver um comando do tipo
devolva EXPRESSAO.
- leia(VARIAVEL): Comando para "ler" algum valor a ser digitado pelo usuário (quando o programa estiver pronto e for executado).
O valor digitado será armazenado na variável.
No exemplo leia(n), o valor digitado será guardado na variável de nome n.
- escreva(VARIAVEL): Comando para "escrever" o valor guardado na variável providenciada.
No exemplo escreva(fat), o valor armazenado na variável fat será impresso no terminal.
- repita_enquanto (CONDICAO) { COMANDO1 ... COMANDOk }: Comando para repetição com condição de entrada.
Se a condição resultar valor lógico verdadeiro, então executa-se o primeiro comando sob o bloco de repetição
e assim por diante até o último (COMANDOk).
Neste momento, volta-se para a verificação da condição de continuação, como indicado no diagrama da fig. 2.
- repita_para VARIAVEL_INT de VALOR_INICIAL ate VALOR_FINAL [passo +VALOR_PASSO] { COMANDO1 ... COMANDOk }:
Comando para repetir determinado bloco um número pré-fixado de vezes, definido pelo VALOR_INICIAL e
VALOR_FINAL.
Neste comando deve existir uma variável "contadora" (VARIAVEL_INT), que deve começar com o valor definido em
VALOR_INICIAL.
Uma vez que o bloco de repetição é executado completamente, a variável "contadora" é automaticamente incrementada
(de uma unidade ou, se houve, pelo valor definido no VALOR_PASSO), daí verifica se VARIAVEL_INT < VALOR_FINAL,
em caso afirmativo, inicia novamente a execução do bloco de repetição.
Uma vez que seu programa está pronto, "clique" neste botão para iniciar sua execução.
Fique atento aos comandos para entrada de dados que usou, um cursor ficará piscando na área do terminal
esperando que digite o valor correspondente.
Saiba mais
Se o iVProg carregou um exercício este botão estará habilitado, então após construir o programa que
resolve o problema proposto, "clique" neste botão para saber se seu programa atinge o objetivo ou não
(o iVProg disparará o processo de avaliação automática).
Saiba mais
Fig. 1. Imagem do iVProg usando a interface para Programação Visual: código para imprimir o fatorial de num natural qualquer, a ser digitado pelo usuário.
Fig. 2. Diagrama de fluxo ilustrando o laço de repetição repita_enquanto.
Fig. 3. Diagrama de fluxo ilustrando o laço de repetição repita_enquanto.