Visual
Construir algoritmos utilizando o ambiente de programação visual.
Mas as interfaces Visual e Textual são intercambiáveis,
pode-se construir um programa via modo Visual e de depois, ao
"clicar" no ícone
obtém-se o equivalente ao código em linguagem de programação tradicional.
Para criar novas variáveis basta clicar neste botão. A variável "nascerá" como inteira com valor 0,
mas pode-se alterar seu tipo ou valor inicial clicando sobre a área correspondente.
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Para inserir um novo comando em seu código, basta passar o "mouse" sobre este botão, aparecerá a lista
de opções de comandos, basta "clicar" sobre o comando desejado e depois "clicar" na área de código no local em
que deseja que o comando seja inserido.
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Uma vez que seu programa está pronto, "clique" neste botão para iniciar sua execução.
Fique atento aos comandos para entrada de dados que usou, um cursor ficará piscando na área do terminal
esperando que digite o valor correspondente.
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Se o iVProg carregou um exercício este botão estará habilitado, então após construir o programa que
resolve o problema proposto, "clique" neste botão para saber se seu programa atinge o objetivo ou não
(o iVProg disparará o processo de avaliação automática).
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Fig. 1. Imagem do iVProg usando a interface para Programação Visual: código para imprimir o fatorial de num natural qualquer, a ser digitado pelo usuário.