Saída de Dados (impressão)

O comando escreva é um comando essencial, utilizado para apresentar resultados (informar) o usuário. Esse comando deve ter parâmetros que podem ser expressões envolvendo variáveis, ele lança os valores desses parâmetros no console/terminal do iVProg.

No iVProg é único comando para saída de dados, mas as linguagem tradicionais dispõem de recusos para enviar saída para outros dispositivos de saída, como impressora ou disco rígido.

O exemplo abaixo ilustra, além da saída de dados, uma entrada de dados e um comando de seleção No código existe uma variável inteira e como primeira instrução um comando para entrada de dados (a variável n receberá o valor digitado pelos usuário). Se o valor digitado for 10 uma mensagem especial será impressa no console/terminal, caso contrário haverá outra saída (O valor digitado foi diferente de 10.).


Fig. 1. Exemplo de programa com dois comandos de impressão/saída de dados.

No código acima é usado uma variável inteira e o usuário deve digitar um valor inteiro. Se o valor digitado for 10, então será impressa a mensagem O valor digitado foi exatamente 10..
Por outro lado, se for digitado qualquer valor distinto de 10 a mensagem a ser impressa será O valor digitado foi diferente de 10.
Experimente melhorar o código acima imprimindo, no segundo cado, também o valor digitado pelo usuário (variável n).

O código abaixo (em Portugol) é o correspondente textual ao código visual na figura 1.


Portugol. Código textual correspondente

programa {
  funcao vazio inicio (  )  {
    inteiro n <- 0
    leia ( n )
    se (n == 10) {
      escreva("O valor digitado foi 10", "\n")
    senao 1 :
      escreva("O valor digitado foi diferente de 10", "\n")
      }
    }
  }