2. O que é e quem é o responsável pelo Mídias na Educação?
3. O Mídias na Educação é uma especialização? É uma pós-graduação?
4. Como é o processo de certificação (extensão e especialização)?
5. Teremos o certificado oficial quando? E qual a forma de envio?
8. Como será a continuidade após o Ciclo Básico (3ª oferta)?
9. Qual o prazo estimado de conclusão do programa Mídias na Educação?
11. Haverá feitura de monografia no nível de especialização?
12. Existirão encontros presenciais?
13. Quais são os critérios de avaliação das atividades?
14. Como posso ver minhas avaliações de atividades e acompanhar meu desenvolvimento no curso?
15. Haverá material extra do curso?
1. Como acessar o curso?
O curso pode ser acessado no ambiente e-ProInfo (em http://200.130.6.210/ ou http://www.eproinfo.mec.gov.br
- se um destes endereços falhar, tente o outro).
O cursista deve fazer sua inscrição neste ambiente, caso não tenha
feito em outra ocasião. Em caso de perda da senha, leia o que descreve
este tutorial.
... a página do MEC mudou e não estou conseguindo mais acessar, não consigo achar o link de acesso. Vide acima.
2. O que é e quem é o responsável pelo Mídias na Educação?
Mídias
na Educação é um programa de formação desenvolvido pela Secretaria de
Educação a Distância (SEED/MEC), em parceria com secretarias de
educação e universidades públicas – responsáveis pela produção, oferta
e certificação dos módulos e pela seleção e capacitação de tutores. Há
três níveis de certificação para as 3 primeiras ofertas (2006-2009),
que constituem ciclos de estudo: o básico, de extensão, com 120 horas
de duração; o intermediário, outra extensão, com 180 horas; e o
avançado, de especialização, com 360 horas.
As questões pedagógicas são de responsabilidade de alguma universidade? SEED/MEC, secretarias de educação e universidades.
Pelo meu entendimento, mediante e-mail anterior, está sendo finalizado o curso básico e teremos nova convocação para continuidade desse Programa de Mídias , que caminha num crescente. Seria realmente desta forma? Na verdade, está sendo finalizado o “ciclo” básico, e quem quiser continuar deve terminar este, que estará automaticamente matriculado, desde que aprovado (vide tópico 13), na sequência, então o curso “caminha num crescente” mesmo.
Gostaria de saber como serão calculadas as horas para efeito de certificação. Vide acima.
E a carga horária será qual mesmo? Vide acima.
Gostaria de saber qual a carga horária total no final do curso? Vide acima.
O curso está dividido em três ciclos? Sim, vide acima. - o certificado de especialização refere-se ao total de quantas horas? Vide acima.
Quanto tempo de curso ainda resta (incluindo os dois módulos que faltam)? Vide acima e também o tópico 9.
O que estou em dúvidas é quanto ao certificado, total das horas? Esse curso tem continuação? Como funciona? Vide acima e também o tópico 9.
Gostaria de saber quanto tempo leva o curso, as informações sobre a duração do curso são diversas e nunca sabemos ao certo quanto tempo levará a conclusão desta especialização. Gostaria que isso fosse esclarecido. Vide acima e também o tópico 9.
Gostaria de relembrar a certificação do curso, ou seja, carga horária, certificado, endereço, tempo de duração,etc. Vide acima e também o tópico 9.
Pra mim a questão do certificado ainda não ficou muito claro, e quanto a duração do curso, quanto mais teríamos que cursar para obtermos a conclusão integral? Vide acima e tópicos 4 e 9.
3. O Mídias na Educação é uma especialização? É uma pós-graduação?
Na
sua integralidade, o programa Mídias na Educação certificará os
concluintes em nível de especialização. A modalidade "especialização" é
um dos formatos da pós-graduação lato sensu. Conforme o site do MEC:
“As pós-graduações lato sensu compreendem programas de especialização e
incluem os cursos designados como MBA - Master Business. Possuem a
duração mínima de 360 horas. Ao final do curso, o aluno obterá
certificado, e não diploma. São abertas a candidatos diplomados em
cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de
ensino - art. 44, III, Lei nº 9.394/1996”.
Sobre a diferença entre pós-graduação lato sensu e pós-graduação stricto sensu, veja aqui.
Gostaria de saber se o curso terá validade como uma pós-graduação? Sim, pós-graduação lato sensu.
O curso que estamos fazendo equivale a uma pós-graduação e se é reconhecida pelo MEC. Sim, sim.
Certificado sairá como especialista? Sim.
Gostaria de saber sobre a certificação segundo o e-mail que recebemos em 10/06 será especialização (Pós- Graduação Latu Senso) isso permanece? E qual é a data prevista do encerramento do curso. Vide acima e item 10.
Eu gostaria de saber se eu encerrar o curso agora, o meu certificado simplesmente será de um curso de extensão? E se eu cumprir as próximas etapas será um curso de especialização? Sim e sim (se for até o fim do programa).
Sim, tenho muita dúvida quanto a esta "especialização" a qual vcs se referem, este curso é o mesmo que uma pós-graduação? Na mensagem enviada por e-mail [...] entendi que não é, mas diversas vezes já recebi outras mensagens dizendo que sim! Como se explica acima, a “especialização” é uma das modalidades da pós-graduação lato sensu. Não foi dito que não era uma pós-graduação.
Tenho uma questão; ainda estou cursando a faculdade de pedagogia, devo terminá-la em março de 2010. Neste caso também terei direito ao certificado de especialista, se concluir todos os modulo? A realização do programa no nível que dá direito à especialização (Ciclo Avançado) só poderá ser feita por cursistas que possuam graduação completa, pois, como se observa acima, o diploma de graduação é exigido. Não é o caso para a extensão, por isso você pode fazê-la agora, e se acabar sua graduação na data que informa poderá continuar o curso normalmente até a especialização.
Estou cursando o 6º semestre de Pedagogia (ainda faltam dois) e terminando o Ciclo Básico do Mídias. Gostaria de saber se poderei obter o certificado de especialização, pois irei concluir a Graduação ao mesmo tempo, no mês de dezembro de 2010. Caso similar ao anterior, porém só poderá iniciar o Ciclo Avançado com o fim da graduação. Se for o caso, poderá fazer o mesmo em outra oferta. Estas são anuais.
Eu não tenho curso superior, formei-me apenas no magistério, então não poderei ter um certificado de Especialização, e sim de Extensão Universitária? Se assim for, devo concluir os três ciclos? Neste caso, você não poderá realizar o Ciclo Avançado e ficará com o certificado de extensão. Vide acima.
4. Como é o processo de certificação (extensão e especialização)?
O
processo de certificação de TODOS os cursistas da oferta - que
terminarem qualquer um dos Ciclos - terá início no fim da mesma. Então,
os que finalizarem o curso agora e quiserem parar, deverão esperar o
prazo equivalente ao término da mesma, mais o tempo estimado para o
andamento do processo de certificação na UFPE (estamos tentando obter a
informação de qual seria este prazo).
A certificação do Ciclo
Básico corresponde ao nível de extensão. E a carga de estudos total à
especialização.
O processo será conduzido pela UFPE, pois ela foi a instituição
parceira do NCE/USP na realização da oferta – ela coordenou a
realização dos módulos da Mídia Rádio, no qual o NCE/USP colaborou – e
(como explicado deste o início do programa/oferta) o MEC possibilitou a
abertura de convênios (para a certificação) somente com universidades
federais, caso da Federal de Pernambuco.
Após a conclusão do curso, quanto tempo levará para recebermos o certificado? Como este chegará até nós? Correio?! Vide acima. Sim, por correio, ler tópico seguinte.
A única dúvida que tenho é que se o curso é ministrado pelo NCE/USP, pq o diploma virá pela universidade de Pernambuco. Pq a própria USP não vai fornecer o certificado? ...por que o certificado não será expedido pela USP, se traz o nome da universidade? Vide acima.
De fato, quando o curso será finalizado? Em quanto tempo teremos o certificado em mãos? Vide acima.
Eu quero saber o tempo de duração desta especialização. Vide acima.
Ao finalizarmos o curso de mídias completo, qual o tempo estimado para conseguirmos a certificação?...Qual o prazo entre certificado e conclusão oficial no Mídias? Vide acima.
A minha dúvida é...estamos concluindo este ciclo básico, isto me dará um diploma de extensão?..E se eu continuar até o ciclo avançado sairei com o diploma de especialização! É isso? Sim, entendimento correto.5. Teremos o certificado oficial quando? E qual a forma de envio?
O processo de certificação final demorará o tempo estimado acima (que será melhor precisado no início de 2010), pois é necessário passar pelas instâncias devidas da UFPE. Ele será produzido num formato em papel e enviado pelo correio ao cursista.
A única dúvida é de que maneira receberemos nosso certificado no final do curso. Via correio? Sim, via correio.
A dúvida que tenho é quanto ao certificado, ficou um pouco confuso. Enfim, terá certificado ou não? Sim, tanto para a extensão quanto para a especialização, em ambos os casos ao final da oferta, isto é, a conclusão da especialização. O “atestado” (sem valor oficial) será emitido antes, ver abaixo.
Todos terão direito ao mesmo certificado? Quem acabar todo o programa terá direito ao certificado de “especialização”, quem acabar somente o ciclo inicial, de “extensão”.
Não entendi muito sobre o certificado gostaria q fosse explicado de forma mais clara. Leia acima e abaixo.
O diploma/certificado será expedido apenas por meio eletrônico (internet)? Os níveis de extensão e especialização dão direito a um certificado, este será enviado por correio. O "atestado", porém, será enviado por e-mail, ver item 7.
Como é enviado o certificado, pelo Correio? Qual a previsão de entrega? Vide acima.
6. Qual o efeito do certificado na participação em processos públicos e na evolução funcional (pontuação na carreira)? Ser em EAD afeta estes pontos?
O
certificado do programa Mídias na Educação – que é um curso aprovado
pelo MEC e oferecido por instituição credenciado por ele – terá
validade nacional. Desse modo, dependendo dos critérios de evolução
funcional e contagem de pontos de cada rede escolar, nada deve impedir
que tenha validade nos mesmos.
O fato de ser um curso a distância não influencia aspectos como estes. Conforme explica o MEC:
“nos termos do art. 5º do Decreto n° 5.622 de 2005: ‘Os diplomas e
certificados de cursos e programas a distância, expedidos por
instituições credenciadas e registrados na forma da lei, terão validade
nacional’. Sendo assim, deverão ser aceitos em processos públicos de
seleção e provimento de cargos”.
Teremos certificado que valerá pontos na nossa carreira? Vide acima.
Minha dúvida é em relação ao certificado e seu real valor. Embora tenho aprendido muitas coisas super interessantes, e isso é o mais importante!! Vide acima.
A certificação será pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), será aceito para evolução pelas vias não acadêmicas na rede pública do estado de São Paulo? Faço essa pergunta, pois já fiz um curso a distância pela UNB e não foi aceito para evolução funcional. Vide acima.
A certificação do curso será chancelada pela Universidade Federal de Pernambuco. Gostaria de saber se terá valor no término dos ciclos esse certificado para o estado de São Paulo. Pois eu e minhas colegas que estão fazendo o curso, estamos pensando em desistir, que é uma pena! Todavia, não quero desistir, gostaria muito de fazer todos os ciclos, desde que o certificado do mesmo ter valor real para fins de evolução funcional para minha carreira. Como se explica acima, o certificado tem validade nacional. Mas o certificado só começara a ser emitido a partir do fim do programa, tanto o de nível de extensão, quanto o de especialização.
Fiquei uma dúvida qto ao diploma (após todos os ciclos serem estudados) se será ou não válido como pós-graduação e se poderá ser usado para evolução funcional. Vide acima.
7. Haverá algum documento que ateste que concluí algum dos Ciclos ou que estou matriculado? Qual a forma de envio?
O NCE/USP providenciará atestados de conclusão de Ciclo. Porém, como já se informou, estes podem não ter valor para efeito de evolução funcional, contagem de pontos em carreira ou outro objetivo similar. Este atestado será enviado ao cursista por e-mail.
Gostaria de saber de que forma receberemos o certificado de conclusão do Ciclo Básico? Como se explica acima, haverá um “atestado” por Ciclo, que será enviado por e-mail.
Desejo continuar cursando para obtenção do título de Especialista. Como adquirir atestado de cursando?(via correio?) Vide acima.
8. Como será a continuidade após o Ciclo Básico (3ª oferta)?
Os cursistas que tiverem concluído o Ciclo Básico, sendo aprovados no mesmo (vide tópico 13), serão automaticamente matriculados na continuidade. Os que não desejarem continuar podem informar isso - e, ao fim desta oferta, terão sua documentação encaminhada para a feitura do certificado de extensão. Para os que continuarem, o reinício do curso será em março de 2010. Cursistas que desejarem continuar o curso, mas que, por algum motivo, não conseguirem terminar o próximo Ciclo farão jus ao certificado de extensão, assegurado pela conclusão do Ciclo Básico.
A única dúvida [...] é se a continuação do curso se dará automaticamente ou faremos uma pausa para começarmos no próximo ano. E quando? Automaticamente. Deveremos recomeçar em março.
Estou com dúvida ainda se é para continuar o curso ou não? Se quiser, continue, se não - e tiver concluído o Ciclo Básico – receberá apenas o certificado de extensão.
Se houver continuação terei outro certificado ou um certificado com mais ponto? Quem parar receberá o certificado de extensão universitária, quem continuar até o fim, o de especialização. O que não pode ocorrer é a dupla certificação – extensão e especialização.
Tenho dúvidas a respeito do certificado, será expedido como? Especialização ou de extensão? Ver resposta anterior.
Tenho o interesse em continuar os estudos (especialização), como proceder? Vide acima.
Só tenho uma dúvida, quanto a continuação do curso a matricula vai ser automática para o modulo intermediário? Automática, no “ciclo”, vide acima.
Gostaria de saber sobre a continuação do curso se é automática ou não. Sim, é.
9. Qual o prazo estimado de conclusão do programa Mídias na Educação?
O
próximo Ciclo iniciará em março do ano que vem (2010) e será concluído
em junho. Após um recesso em julho, iniciaremos o Ciclo Avançado em
agosto. Desse modo, com as 180 horas do Ciclo Avançado (mais o período
de tempo que levaremos em trabalho para aproveitamento de horas
anteriores), a realização de uma monografia e defesa da mesma
(concluindo o processo da especialização), teremos uma conclusão
estimada do programa no segundo semestre de 2011 ou primeiro semestre
de 2012. Em março (ou
abril) próximo, conseguiremos dar uma previsão mais precisa aos
cursistas, já mostrando um cronograma detalhado de estudo do Ciclo
Avançado. O do Ciclo Intermediário será enviado antes do fim do Básico,
ainda este ano.
Gostaria de saber qual será o tempo necessário de estudo para concluir inteiramente o curso? Vide acima.
Gostaria de saber se tem como enviar uma data prévia de quando encerraremos o curso. Vide acima.
Quanto tempo dura o curso todo, até a etapa avançada? Vide acima.
Gostaria de ter o cronograma completo e não por módulo. Vide acima.
O curso vai até mais ou menos quando? Vide acima.
O curso completo terá duração de quanto tempo, finalizará quando? Vide acima.
Quando terminará o mesmo? Qual é o período para a conclusão do curso, para a certificação da especialização? Em que mês/ano encerraremos? Vide acima.
Quanto tempo teremos para a conclusão final (especialização) do curso mídias? Vide acima.
Sinto falta de um cronograma geral, do curso todo, que me desse a possibilidade de elaborar hipóteses acerca do conteúdo, de preparar-me melhor para o que está por vir. Onde posso encontrar esse cronograma? Vide acima, ou seja, aguarde até março/abril que o cronograma detalhado será enviado.
Gostaria que divulgasse um calendário prévio (sujeito a mudanças) dos próximos módulos e do curso integral. Idem anterior.
Qual a duração do curso até o módulo avançado, depois do módulo básico, quais são os módulos a seguir? Vide acima.
10. O que devem fazer os cursistas que não realizaram os módulos Introdutório e Informática ou que possuem atividades dos mesmos não avaliadas?
Aqueles que não realizaram as atividades dos módulos Introdutório e Informática (porque entraram depois do início do curso) devem fazê-lo durante o recesso, nos meses de janeiro e fevereiro. A leitura e avaliação dessas atividades acontecerá durante o mêsde março.
Dúvidas propriamente não tenho; mas iniciei o curso em meados de agosto, com o módulo introdutório e de informática já encerrados. Mesmo assim, realizei as atividades obrigatórias paralelamente ao módulo rádio, na Turma Darcy Ribeiro. Quando procuro saber se fui avaliada no módulo introdutório, meu nome aparece como não tendo executado nenhuma atividade Sei que são muitos alunos e que a avaliação pode demorar; mas poderíamos ter algum informe a respeito? Vide acima.
Percebi analisando a seção acompanhamento no Blog que todos os cursistas da turma T54 não realizaram o Módulo Introdutório e de Informática. Eu estou no mesmo barco, porém, ainda hoje não compreendo o porquê, o que lembro é que as mensagens da Mediação começaram a chegar a partir do módulo rádio, isto prejudicará a Certificação dos cursistas da turma T54? Vide acima.
Tenho dúvidas quanto ao módulo introdutório, pois aparece na avaliação que não fiz, porém sei que participei. O que acontecerá agora? Vide acima.
Minha principal dúvida em relação ao curso é referente aos módulos introdutório e informática. Entramos no curso em sua 3ª oferta e dessa forma pudemos fazer o estudo do material (conteúdo do módulo) porém não tenho informações sobre as atividades do módulo e sua devida avaliação. Como ficarão esses módulos para nós? Vide acima.
11. Haverá feitura de monografia no nível de especialização?
A realização de uma monografia será um requisito para a obtenção do título de especialista. A mesma será feita após a realização dos estudos nos Ciclos e será orientada por docente qualificado (mestre ou doutor) com aderência ao tema escolhido pelo cursista. A monografia deverá ser feita individualmente.
Gostaria de saber se nos próximos ciclos teremos de realizar algum TCC ou monografia? O trabalho de conclusão será no formato de uma monografia
Gostaria apenas de saber se ao final, como trabalho de conclusão o que teremos que fazer, uma monografia, um artigo científico, um projeto??? Monografia.
No final do curso teremos que fazer um TCC ou uma monografia? Monografia.
Haverá necessidade de monografia? Poderá ser em dupla? Sim, mas a mesma deverá ser individual.
Olá! Bom gostaria de saber se vamos precisar fazer o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou Monografia. Monografia.
Gostaria de saber se no final do último nível teremos de realizar um
TCC? Se positivo, como ele teria que ser feito, isto é, seria com todas
as formalidades de um TCC acadêmico? Monografia, com rigor acadêmico.
As nossas atividades serão consideradas ao final do curso como o nosso TCC, ou será necessário escriturar um (como monografias, artigos...). Será necessário pesquisar e escrever, embora o estudo deva ser a base conceitual do que se fará.
12. Existirão encontros presenciais?
Haverá encontros presencias e o calendário e local dos mesmos será informado no primeiro semestre do ano que vem.
Há algum encontro presencial? Vide acima.
Em algum momento do curso teremos alguma atividade presencial, como: avaliação, apresentação de TCC, etc.? Vide acima.
Gostaria de saber se teremos algum encontro presencial ao final do curso ou se todas as avaliações são feitas via internet. Vide acima.
Terão tutores presenciais a partir de 2010 nos Polos UAB? Tutoria presencial só no encontro presencial e o local do mesmo ainda será informado.
13. Quais são os critérios de avaliação das atividades?
Leia os critérios de avaliação das atividades (aqui).
É
importante frisar, também, que as atividades devem ser lidas com
atenção, como em qualquer modalidade de ensino, pois a feitura do que
se solicita favorece o debate dos temas em discussão e o processo de
aprendizagem.
O tutor deve, quando solicitado, a qualquer momento,
explicar razões e critérios que motivaram determinado conceito. A
mudança do mesmo é prerrogativa do tutor, a partir de parâmetros
válidos para toda a turma. Para ser aprovado em cada módulo o cursista
deve alcançar pelo menos o conceito geral “M”, que equivale a entre 50%
e 74% de aproveitamento. As atividades facultativas não contam em
termos da avaliação final de cada módulo. Algumas planilhas
apresentaram equívoco nesse aspecto, mas isso foi corrigido (se julga
que isso acontece com a sua, escreva para a coordenação que
verificaremos: consulta.nce.midias@gmail.com).
Note,
entretanto, que o percentual mostrado não é o de realização de
atividades, mas sim de aproveitamento (guardando relação com o conceito
final). Quem avalia as atividades é o tutor de cada turma. É ele que
encaminha, opcionalmente, trabalhos que avalie como relevantes para
serem inseridos no site Projetos e Reflexões. Porém, a partir das indicações dos tutores, é a coordenação que faz a seleção final dos trabalhos inseridos.
É importante notar que ao fim do curso será emitido histórico, no qual deverão constar os conceitos de Módulos/Ciclos.
Tenho dúvidas sobre a avaliação, por exemplo, nesse último módulo não participei ativamente pois ainda não tinha computador, sei que a minha avaliação não será boa, a minha dúvida é se vou passar para o próximo módulo? Vide acima.
Sou do curso de Mídias na educação e estou com algumas dúvidas referentes às avaliações. Para ser aprovado preciso ter 75% completo e nota final S? Não, vide acima.
Não tenho dúvidas quanto ao aspecto administrativo, quanto ao pedagógico é a primeira vez que faço um curso a distância e acho estranho porque quando a gente não a tira uma nota boa não tem o professor para explicar quais são seus erros e o quê precisa ser melhorado. Estou tentado me adaptar. Você deve procurar dialogar com o tutor de sua turma se tem dúvidas. Leia também o que é dito acima.
Sim, gostaria de saber se minhas atividades estão de acordo com o que foi pedido, pois não recebi nenhum retorno neste sentido. Solicite retorno de seu tutor, se isso não ocorrer, informe a coordenação do curso - consulta.nce.midias@gmail.com
Uma outra dúvida é a respeito do critérios de avaliação pois as vezes não sei se estou fazendo de maneira correta e isso de uma certa maneira me aflige. Ainda que acompanhe a planilha não a compreendo bem. Dialogue com seu tutor sobre suas dúvidas, na direção que aponta.
Tenho dúvidas sobre os critérios de avaliação das atividades. Tento fazer e opinar as atividades da melhor maneira possível, procuro realizar as atividades antes do término do prazo e ainda assim tenho conceitos M. Vide acima.
Gostaria de saber qual é o conceito mínimo para a certificação e conclusão do curso. Vide acima.
Quanto as avaliações, é uma equipe que avalia ou o tutor? quais os Critérios de seleção para serem publicadas no blog? Por que as atividades que se dizem facultativas acabam por serem obrigatórias, pois influenciam no final da avaliação (critérios)? Vide acima.
Os critérios de avaliação nem sempre são justos ou satisfatórios, não temos o feedback necessário para orientar-nos em nossa progressão de estudos. Vide acima, se não receber retorno de seu tutor, escreva para consulta.nce.midias@gmail.com
Sempre fiz todas as atividades mesmo as opcionais no prazo determinado, e na planilha em alguns módulos fiquei com aproveitamento de 75%, eu acho que o conceito não foi justo,visto que sempre me dediquei ao curso. Ver acima, lembrando que o “aproveitamento” tem relação com o conceito (aspecto qualitativo) e não com o número de atividades realizadas (quantidade).
Não tenho muita disponibilidade em usar o PC, pois outras pessoas utilizam, por isso muitas vezes acabei respondendo fora do prazo. Serei penalizada por isso? A “penalização” poderá ocorrer em termos de não alcançar o conceito máximo da atividade (conforme se explica no documento com os critérios dos conceitos) ou, em caso de extremo atraso, ser desmatriculada.
Há um cronograma estabelecido para a realização de cada módulo. O que acontece e como proceder caso não realize as atividades ou as faça fora do prazo? Ver resposta anterior.
às vezes eu me atraso em relação ao prazo, isso me prejudica em relação a certificação do curso? Idem anterior.
Tenho dúvidas com relação a cada módulo, se as atividades realizadas estão de acordo com o objetivo proposto de cada Tutor. Na minha opinião deveria ter o comentário do Tutor a cada atividade resolvida e juntos formularmos uma resposta coerente a pergunta. Solicita-se que os tutores conversem na turma, durante uma atividade de Fórum, com um número significativo de cursistas e estimulem os debates e a co-aprendizagem. Sendo assim, você deve também procurá-lo. Já houve algum momento em que você fez uma pegunta e ele não deu resposta? Se sim, pergunte de novo, e se ele não responder, entre em contato com a coordenação - consulta.nce.midias@gmail.com
14. Como posso ver minhas avaliações de atividades e acompanhar meu desenvolvimento no curso?
As planilhas contendo o desempenho dos cursistas encontram-se neste endereço.
A partir daí o cursista terá acesso ao seu histórico no Ciclo Básico Básico do Mídias.
Os tutores foram orientados a repassar os endereços específicos da
planilha de cada turma, para facilitar o acesso do cursista a seu
desenvolvimento no programa. Se você ainda não recebeu esse link,
escreva ao seu tutor.
Acho interessante ver com mais frequência as planilhas atualizadas, para que possamos colocar em ordem as atividades que faltam dos módulos citados. Vide acima.
Apenas gostaria que as planilhas voltassem a ser enviadas por email. Já que elas estão on-line (vide acima), isso não é necessário.
Gostaria de saber sobre as notas das atividades. Não sei como estou me saindo até agora. Vide acima.
O site deveria ter um link para os cursitas acompanharem a avaliação de suas participações. Esse site existe, vide acima.
Gostaria que as notas e a relação de atividades realizadas fosse colocada como um ícone no próprio ambiente virtual,poderia ser como boletim por exemplo, assim permitiria o aluno e o professor verificar o desempenho nas atividades , além de orientar o aluno quanto as atividades já realizadas e as que ainda não foram realizadas. Peça ao seu tutor o link para sua planilha.
...falta de um mecanismo de acompanhamento de pendências direto e objetivo em que o cursista pudesse acompanhar seu rendimento e o que está faltando. Existe. Vide acima.
Todas as atividades que eu postei foi no forum, mas observei que alguns colegas tentavam postar em outro local. Minhas atividades foram consideradas? Veja na planilha e fale com seu tutor.
Só acho que quando alguma atividade fosse realizada, deveríamos ter um retorno das notas ou dos comentários do tutor. Vide acima.
Gostaria que a cada tarefa concluída fosse feito uma observação, por parte do Tutor.
Gostaria de saber se a nota PS constará na avaliação final do curso.
Olá, eu não recebi nenhum aviso ou relatório sobre o meu desempenho
durante o curso? Gostaria de saber como foi a minha avaliação. Vide acima.
Também foi de grande ajuda a tabela fornecida no primeiro módulo do curso com as atividades propostas e a participação de cada um. Deveria ter continuado para que pudéssemos ter controle das atividades já realizadas e de outras que estivessem faltando. Não há mais necessidade de enviar os dados ao cursista, já que eles estão on-line. Vide acima.
15. Haverá material extra do curso?
Todo o material para a realização do curso encontra-se on-line, no ambiente e no Webeduc. Não há previsão de envio de CDs ou material impresso com o mesmo.
Teremos algum material impresso, alguma mídia contendo os vídeos, apresentados durante o curso? Não, vide acima.
Gostaria de ter recebido o material do curso impresso. Isso não está previsto.
Tenho gostado muito do curso e da monitora. Acho apenas que todo o material em PDF deveria ser um pouco mais organizado, como foi o do primeiro módulo, pois como ando muito, poder carregá-lo é uma ótima maneira de estudar o material. Produzimos PDFs iguais ao do primeiro módulo para todos os demais. Seu tutor não enviou o link para que fizesse download do mesmo? Geralmente, também enviámos e-mails com os links para os mesmos. E eles estão na barra lateral direita do blog para serem utilizados/baixados pelos cursistas que quiserem.
16. Aspectos do e-ProInfo...
Certos
comentários e solicitações envolvem aspectos do ambiente. Por vezes,
referem-se a questões que já abordamos antes, mas que serão novamente
respondidas, abaixo. Cabe notar que o ambiente e-ProInfo foi
desenvolvido pelo MEC e sua manutenção também é feita por esta
instituição. O e-ProInfo atual possui algumas limitações, porém, o MEC
tem trabalhado no desenvolvimento de um novo e-ProInfo, que será mais
moderno e terá novas funcionalidades. Você poderá ver a entrada do
mesmo aqui.
O
MEC gostaria de ouvir seus comentários sobre o que você acha que o novo
ambiente deverá ter, ou ser diferente do atual e-ProInfo. Desse modo,
envie-nos e-mail a respeito disso, que estamos consolidando um
documento que será entregue aos responsáveis pela elaboração desse novo
Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Gostaria de saber a possibilidade do tutor comentar as atividades realizadas via email? Certos ambientes (como o Moodle) permitem que uma postagem (ou outro tipo de comentário do tutor) seja ao mesmo tempo inserida no fórum e vá para um e-mail do cursista. Não é o caso do e-ProInfo atual, e como é necessário ter um registro interno, no ambiente, de cada atividade, enviar sempre por e-mail os comentários implicaria uma duplicação de trabalho que não é possível fazer.
Nos foruns aparece muita repetição de comentários e postagens de trabalhos. Isso é erro do cursista ou é assim que o sistema mostra as participações? Isso confunde o cursista, acredito. Quando o cursista não cria uma nova mensagem no fórum, mas comenta a de algum colega, a mensagem comentada ficará acima. Se a pessoa que tem mensagem comentada realizou com comentário a outra, esta também ficará etc. Isso confunde alguns cursistas. Porém, geralmente, é um característica do e-ProInfo. Uma coisa diferente, mas que às vezes ocorre, é o fato de que postagens que são de textos copiados da internet tragam codificações HTML que apresentam conflito com o fórum, gerando desconfiguração no mesmo. Nesse sentido, recomenda-se que não se colem trechos muito grandes diretamente da internet.
Gostaria de pontuar que durante a participação no curso observei falhas no sistema. Postava atividades, depois quando conferia, elas não estavam mais lá. Reclamei, mas sempre tinha que postá-la novamente. Tem como resolver esses problemas técnicos? Já fiz outra pós a distância e não tive problema. Encaminharemos sua questão aos responsáveis pelo e-ProInfo. Mas sugerimos - desde o início do curso - que faça inicialmente as atividades em processador de texto, e guarde um portfólio (pasta no computador) com tudo o que fez. Em caso como o que descreve, facilita, pois seria o caso somente de encontrar o arquivo no computador e colar novamente no ambiente.
Seria bom que o site do e-ProInfo demorasse mais para ser desconectado. Às vezes, estou redigindo um comentário no fórum, vou atender ao telefone e quando volto tenho que me conectar novamente. Esse ponto é realmente algo que muitos colocam, porém é uma característica do ambiente, nesse sentido é que fizemos a recomendação de feitura (elaboração) de trabalhos em processador de texto, antes da inserção do mesmo no ambiente.
Também gostaria de ter acesso a biblioteca... quem sabe vcs pudessem disponibilizar o índice dos trabalhos postados, onde num clique pudéssemos acessar, todos os trabalhos. Os cursistas têm acesso à Biblioteca, para acessar o trabalhos, veja esse tutorial aqui.
Quando consulto Biblioteca, não consigo localizar o Material do Aluno, nem do professor. Veja o tutorial que está aqui. Se continuar com dificuldade entre em contato com seu tutor.
17. Outros...
Gostaria de saber se haverá continuação dos estudos com mestrado a distância? Gostaria muito de cursar o mestrado à distância. O Mídias na Educação será finalizado com a especialização, porém a mesma pode ser útil para sua preparação para um mestrado – no formato presencial ou a distância. Consulte as páginas do MEC e da CAPES para conhecer as Instituições que possuem programas de pós-graduação com linhas de pesquisa voltadas ao seu interesse.
Tenho ouvido falar que temos que ficar on-line no site do Mídias, no entanto imprimo o conteúdo do modulo para ler mais confortavelmente, pois muito tempo no computador fica desconfortável sendo que tenho problemas de coluna e não posso ficar muito tempo sentada, é verdade isso? Precisa ficar conectado um numero x de horas em cada modulo que fazemos? Não existe um número de horas mínimo, obrigatório para cada cursistas quanto à conexão no site. O aspecto obrigatório é a feitura de atividades e consequente interação com os colegas do curso no ambiente. Este tempo é variável em função da forma com que cada um lê o conteúdo, realiza atividades etc.
Os cursistas que interromperam o Ciclo Básico e não o finalizaram neste ano, poderão concluí-lo em outra oferta do curso? Sim, desde que se matricule e haja vaga.
Gostaria de saber, como podemos colocar no meu curriculum que estou fazendo este curso? Qual instituição devo colocar? Em nome da qual saíra o certificado/diploma? E ano de conclusão? A partir do atestado que enviaremos ao fim do Ciclo, poderá atestar isso em seu currículo. A instituição é UFPE/NCE-USP e o atestado será expedido pela UFPE. Para essa oferta o período de conclusão previsto é o segundo semestre de 2011/primeiro de 2012.
As vezes eu tenho duvidas se o meu orientador recebeu os meus e-mail. Solicite confirmação de recebimento de mensagens importantes.
Como estudantes do EAD, temos direito a carteirinha de estudante? DA UNE dependendo do posto de emissão, alguns aceitarão o atestado emitido por nós para a feitura da carteira de estudante. Das instituições, não, pois no caso da USP, a Pró-Reitoria que cuida da área de "especialização" é a de Cultura e Extensão, de modo que todo curso neste nível na mesma (presencial ou a distância) não fornece carteira de aluno. Sobre a UFPE iremos nos informar sobre esta possibilidade.
Gostaria de poder fazer minhas atividades no final de semana, achei um pouco complicado ter o prazo de até quarta-feira para começar as atividades, pois, durante a semana não tenho o tempo necessário para realizá-las. Desde que isso não prejudique sua interação com os colegas, você (ou a turma) poderá propor isso ao seu tutor.
Além do que já foi exposto acima, acredito que poderia haver mais comunicação por email e também gostaria de receber o cronograma da formação com todos os módulos e currículo para poder acompanhar o processo. Deveria haver uma forma de haver maior participação e trocas....também gostaria de ter acesso a biblioteca...quem sabe vcs pudessem disponibilizar o índice dos trabalhos postados, onde num clique pudessemos acessar, todos os trabalhos. Deveremos realizar mais chats (obrigatórios) e sobre o acesso à Biblioteca veja o tutorial sobre essa ferramenta (aqui). Se não conseguir (não há razão para não conseguir acessá-la), fale com seu tutor. Os bons trabalhos do Mídias estão sendo agrupados num site, chamado Projetos e Reflexões (vide tópico 13).
Se o curso tem um cronograma: início-meio-fim. Se houve turmas que foram interrompidas no meio do curso. Se algum cursista já conseguiu terminar o curso e se já recebeu o certificado de pós-graduação em nível de especialização.A previsão do término das primeiras duas ofertas será o mesmo da atual, a demora se deveu sobretudo ao desenvolvimento (que está sendo ulltimado) do Ciclo Avançado. Portanto, nenhum cursista recebeu ainda o título de especialista. Essas ofertas tiveram um intervalo maior, agora, mas não foram interrompidas e serão concluídas.
Tenho algumas dúvidas sobre procurar as atividades.Adaptamos as atividades dos módulos, e seu tutor deve lhe enviar as mesmas. Você não as recebe? Se isso ocorre entre em contato conosco - consulta.nce.midias@gmail.com
Como é feito a escolhas dos tutores por turma? Preferencialmente por proximidade por cidade, quando isso é possível.
Tenho dito pouco retorno de meu tutor. Discuta esse ponto com ele, cobrando mais retorno, se não obter resultados, entre em contato conosco - consulta.nce.midias@gmail.com
O curso está sendo um pouco cansativo com tantas leituras, sendo muitas delas com citações repetitivas, uma vez que já lemos a citação do autor ela não precisa ser mencionada novamente.Sugiro que não tenha que ficar opinando sobre o que meu colega escreveu, a não ser que acho necessário opinar, e não por preciso fazê-lo, pois tenho que sinônimos para não ficar igual a do meu colega. Encaminharemos suas observações aos autores dos módulos. Sobre o comentário com respeito à interação nos fóruns, como deve perceber na leitura dos critérios de avaliação, estas são valorizados. Mas você não precisa repetir o que os outros dizem, pode trazer novos elementos reflevixos às discussões.
Não ficou claro para mim que poderia pesquisar na internet para acrescentar nos resultados dos trabalhos a serem realizados, pensei que somente pudéssemos informar o nosso conhecimento a partir dos textos dados pelo curso. Gostaria que fosse esclarecido isto para mim. Porque pensei que teria que ser um trabalho a respeito das idéias compreendidas no curso. Algumas atividades dos módulos solicitam que o cursista faça pesquisa na internet. A leitura atenta da descrição, ajuda na compreensão da atividade.
Queria apenas deixar uma sugestão que os emails mandados sobre o curso seje enviado para todos. Pois alguns emails não recebo, como por exemplo as planilhas com as notas, eu não as recebi. Os e-mails são enviados para todos, pelo tutor. Verifique periodicamente sua caixa de SPAM ou LIXEIRA, é possível que estes e-mails que você diz não receber tenham ido para lá. Sobre as planilhas, ver o tópico 14.
A minha dúvida maior é quanto ao acesso a biblioteca do aluno. Postei os trabalhos, mas não obtive resposta ou orientação, era o que eu esperava. É assim mesmo que funciona? Não temos retorno? Veja como consultar os comentários que seu tutor deve ter feito em seu trabalhos, nesse tutorial. Se ele não comentou suas atividades, entre em contato conosco - consulta.nce.midias@gmail.com