english | español | acesso restrito | t (55 11) 3813.1444 | f (55 11) 3032.8334 | nereus@usp.br

Um grupo de impacto

Em julho de 2013, foi divulgada pelo conselho da prestigiosa Regional Science Association International a lista das principais escolas de Ciência Regional do mundo. Integra esta lista, além de cinco universidades nos EUA, quatro na Europa e uma no Japão, o Departamento de Economia da FEAUSP. Este reconhecimento ocorre no ano em que o Núcleo de Economia Regional e Urbana da USP – NEREUS – celebra seus dez anos de existência. Fundado pelos professores Eduardo Haddad e Carlos Roberto Azzoni, no dia 2 dezembro de 2002, e com o engajamento posterior dos professores Joaquim Guilhoto, Danilo Igliori, André Chagas, Ariaster Chimeli e Paula Pereda, o NEREUS vem se consolidando como centro de excelência mundial na área.

As atividades do NEREUS têm como fio condutor as relações entre espaço e economia. As pesquisas do núcleo, que agrega professores, pesquisadores e alunos de graduação e de pós, englobam todas as áreas de teoria econômica, economia aplicada e práticas operacionais em economia que têm a dimensão espacial como elemento de análise. Com indicadores superlativos de produção acadêmica, os integrantes do NEREUS têm desenvolvido pesquisas importantes em diversos campos da economia. Desenvolvimento regional, mudanças climáticas, energia, transportes, turismo e comércio internacional são apenas alguns exemplos das áreas de atuação do núcleo.

O ambiente saudável propiciado pelo Departamento de Economia da FEAUSP e pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE – tem sido fundamental para o sucesso do grupo. A possibilidade de se estabelecer uma ponte entre a academia e a sociedade, através da FIPE, tem gerado estudos importantes que envolvem diretamente os pesquisadores do NEREUS. Na área de planejamento de transportes, por exemplo, desenvolvem-se planos estratégicos para priorizar projetos de transportes que interferem no desenvolvimento das regiões. Planos estratégicos de desenvolvimento dos sistemas de transporte e logística para Bahia, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Pará, além do Plano Nacional de Logística e Transportes (PNLT) foram elaborados sob a liderança de membros do NEREUS. Estudos de análise de impactos socioeconômicos de investimentos ou eventos estruturantes do espaço também fazem parte da carteira de projetos que envolvem seus pesquisadores. Recentemente algumas destas pesquisas contemplaram os impactos de megaeventos esportivos, como os Jogos Olímpicos de 2016, os impactos da criação de corredores de ônibus na RMSP (Região Metropolitana de São Paulo), os impactos dos investimentos da VALE, e até mesmo os impactos de alagamentos na cidade de São Paulo. Estudos para outros países têm sido cada vez mais demandados. Governos da Áustria, Colômbia, Líbano e Portugal já firmaram parcerias com o núcleo.

Fonte: FEA USP Online (matéria publicada originalmente em setembro de 2013)

© Nereus – Todos os direitos reservados. | Home | Nereus | Professores | Linhas de Pesquisa | Projetos | Publicações | Dados e Programas | Eventos | Notícias | Contatos | RSS | Mapa do Site