english | español | acesso restrito | t (55 11) 3813.1444 | f (55 11) 3032.8334 | nereus@usp.br

Carlos Azzoni ministra Aula Magna no Encontro da ANPEC

Conheça a genealogia acadêmica do Prof. Azzoni

A tradicional Aula Magna do Encontro Nacional de Economia promovido anualmente pela ANPEC será ministrada este ano pelo Prof. Carlos Azzoni, Professor Titular da FEA-USP e um dos fundadores do NEREUS. A palestra terá como tema central a concentração e a desigualdade de renda no Brasil, assunto em que o Prof. Azzoni é referência mundial.

Para homenagear nosso querido colega, o Prof. Jesús Mena-Chalco, Professor Adjunto da Universidade Federal do ABC e Pesquisador Associado do NEREUS, preparou sua genealogia acadêmica. Trata-se de estudo detalhado em que as relações de orientação/supervisão acadêmica foram coletadas dos registros curriculares dos 13 descendentes diretos (filhos acadêmicos) do Prof. Azzoni. Foram identificados 108 descendentes (13 filhos, 82 netos e 13 bisnetos), distribuídos pelas cinco macrorregiões do Brasil,  com profícua produção acadêmica (ver aqui).

Figura 1. Árvore de genealogia acadêmica do Prof. Carlos Azzoni. Os 13 filhos estão representados na cor azul. Ferramenta utilizada para a geração do grafo: Gephi http://gephi.github.io/.

De acordo com Mena-Chalco (2015):

“A orientação acadêmica é parte das atividades que compõem ou integram um ambiente de pesquisa. A documentação histórica dessas atividades possibilita a criação de metodologias para compreender as relações de interação da comunidade que constitui o ambiente: os professores orientadores, os alunos orientados, as instituições onde formaram os alunos, as áreas mais proeminentes/carentes na formação, dentre outras características.” (p. 8 )

O trabalho elaborado pelo Prof. Mena-Chalco permite documentar e evidenciar parte da influência e impacto científico que o Prof. Azzoni tem exercido de forma direta e indireta na Ciência Regional no Brasil (ver também Haddad et al., 2015). O mapeamento realizado nada mais é que uma homenagem e documentação do percurso realizado pelo professor e sua fecunda descendência.

O estudo completo pode ser acessado neste link.

Figura 2. Nuvem de palavras geradas considerando os títulos de artigos publicados pelo Prof. Carlos Azzoni entre 1994 e 2014. Ferramenta utilizada: wordle http://www.wordle.net.

Referências

Haddad, E. A., Mena-Chalco, J. P. and Sidone, O. J. G. (2015). Scholarly Collaboration in Regional Science in Developing Countries: The Case of the Brazilian REAL Network. International Regional Science Review, Published online before print November 18, 2015, doi: 10.1177/0160017615614898

Mena-Chalco, J. P. (2015). A Genealogia Acadêmica do Prof. Etelvino José Henriques Bechara. Relatório de Divulgação Científica, Universidade Federal do ABC..

© Nereus – Todos os direitos reservados. | Home | Nereus | Professores | Linhas de Pesquisa | Projetos | Publicações | Dados e Programas | Eventos | Notícias | Contatos | RSS | Mapa do Site