english | español | acesso restrito | t (55 11) 3813.1444 | f (55 11) 3032.8334 | nereus@usp.br

NEREUS subsidia políticas de mudanças climáticas no Líbano

Estudo elaborado por pesquisadores do NEREUS tem sido usado para subsidiar as discussões sobre os efeitos de mudanças climáticas no Líbano. Fruto do primeiro projeto do acordo de cooperação técnica firmado entre o Departamento de Economia da FEAUSP e o Issam Fares Institute for Public Policy and International Affairs, da American University of Beirut (AUB), o trabalho “Climate Change in Lebanon: Higher-order Regional Impacts from Agriculture”, publicado como artigo inaugural do periódico REGION – revista oficial da European Regional Science Association –, serviu como um dos pilares do documento “Economic Costs to Lebanon from Climate Change: A First Look”, elaborado pelo Ministério do Meio-Ambiente, Global Environment Facility (GEF), e PNUMA.

O principal objetivo do acordo entre o NEREUS e a AUB é fornecer uma estrutura para que pesquisadores de ambas as instituições possam realizar atividades colaborativas, estimulando-se a elaboração de projetos de pesquisa conjuntos. A renovação do Memorandum of Partnership por mais cinco anos foi formalizada no ano passado, em evento em Beirute que contou com a presença dos pesquisadores do NEREUS, Eduardo Haddad e Flávio Vieira, coautores do trabalho.

A segunda fase do programa de cooperação técnica prevê o estudo dos custos econômicos de medidas de adaptação e mitigação das mudanças climáticas no Líbano, tendo como setores principais de investigação, além da agricultura, transportes, energia e turismo. Os projetos de pesquisa contam também com o apoio da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais – Rede CLIMA e do INCT para Mudanças Climáticas.

Leia aqui a divulgação do estudo na revista de bordo da Middle East Airlines – MEA

© Nereus – Todos os direitos reservados. | Home | Nereus | Professores | Linhas de Pesquisa | Projetos | Publicações | Dados e Programas | Eventos | Notícias | Contatos | RSS | Mapa do Site