english | español | acesso restrito | t (55 11) 3813.1444 | f (55 11) 3032.8334 | nereus@usp.br

Determinantes das Exportações Industriais: Evidência Empírica dos Municípios Paulistas

Resumo

O objetivo deste estudo é compreender se certas características espaciais influenciam o desempenho exportador das firmas. A análise é feita com dados de dezenove setores exportadores dos municípios do Estado de São Paulo, que compõem a maior Aglomeração Industrial Exportadora do país. Os resultados obtidos, com o Modelo de Determinantes das Exportações, confirmam a hipótese que fatores espaciais são relevantes para as exportações das firmas. Indo ao encontro de uma das previsões do Modelo de Krugman-Livas, a especialização econômica aparece como uma dos principais determinantes das vendas para outros países. Os efeitos das economias de aglomeração foram significantes para a maioria dos setores estudados. Tais resultados evidenciaram que as economias de urbanização, que já foram apontadas em diversos estudos como importantes para o crescimento das cidades, parecem também ser relevantes para as firmas que exportam. Notou-se ainda que transbordamentos espaciais dos diversos setores levam a efeitos representativos para as exportações. Além disso, a acessibilidade a mercados afeta os setores de maneira diferenciada.

Autor: Pedro Silva Scazufca
Orientador: Eduardo Amaral Haddad
Ano: 2008

link para download da dissertação