english | español | acesso restrito | t (55 11) 3813.1444 | f (55 11) 3032.8334 | nereus@usp.br

Análise de Insumo-Produto (EAE6083)

Programa

Prof. Eduardo Haddad CV

Horário: segunda-feira: 14:00-17:50

 

Objetivos

O objetivo principal deste curso, concebido originalmente para ser oferecido em dois bimestres sequenciais, é proporcionar aos alunos um instrumental analítico para ser utilizado na análise de políticas econômicas. Em particular, a ênfase do curso será na conceituação teórica e no processo de construção de modelos de insumo-produto (IP). Além destes modelos constituírem-se em uma ferramenta útil para análise de impacto econômico, eles têm sido utilizados para a análise de relações estruturais de sistemas econômicos, abordando questões nos mais diversos campos de especialização das Ciências Econômicas. Espera-se que, ao final do curso, os alunos dominem as técnicas de construção e implementação de modelos IP, bem como a sua utilização adequada.

 

Bibliografia básica

Dixon, P. B., Parmenter, B. R., Powell, A. A. and Wilcoxen, P. J. (1992). Notes and Problems in Applied General Equilibrium Economics. Advanced Textbooks in Economics 32, Eds. C. J. Bliss and M. D. Intriligator, North-Holland, Amsterdam.

Haddad, E. A. (1999). Regional Inequality and Structural Changes: Lessons from the Brazilian Economy. Ashgate, Aldershot.

Hertel, T. W. (1997). Global Trade Analysis: Modeling and Applications, Cambridge University Press.

Isard, W. et al. (1998). Methods of Interregional and Regional Analysis. Ashgate, Aldershot.

Miller, R.E. and Blair, P.D. (2009). Input-Output Analysis: Foundations and Extensions. Englewood Cliffs: Prentice-Hall.

Bibliografia complementar será indicada ao longo do curso.

 

Ferramentas para análise de insumo-produto

Análise de Insumo-Produto: Teoria e Aplicações no R (NEDUR-UFPR) – Link

ioanalysis: Input-Output Analysis in R (REAL-UIUC) – Link

PyIO: Python Module for Input-Output Analysis (REAL-UIUC) – Link

 

Critérios de avaliação

Atividades

Algumas das técnicas utilizadas serão contempladas em listas de exercícios (atividades), que deverão ser entregues nas datas previamente estabelecidas. Apesar de se estimular a cooperação entre os alunos para a resolução dos exercícios, cada aluno terá que entregar sua própria lista.

Avaliação

Espera-se que os alunos participem regularmente das aulas teóricas e práticas, façam as tarefas determinadas (listas de exercícios e apresentações) e apresentem e desenvolvam um projeto de pesquisa no final do bimestre.

Projeto final: utilização de um modelo de insumo-produto, calibrado com dados para uma economia real (Portugal?), para exploração de um problema econômico específico.

A nota final será baseada na participação em sala de aula, nas tarefas extra-classe entregues nos prazos determinados e nos resultados da apresentação do projeto final, com os pesos assim determinados:

5 exercícios (notas de 0 a 4) – 50%
Trabalho (notas de 0 a 4) – 50%
Nota final: média ponderada

Conceitos finais:
[0-1] – F; (1-2] – C; (2-3] – B; (3-4] – A

 

Estrutura do Curso

 

Revisão (álgebra linear) – Miller and Blair (2009), appendix

 

Aula #1 (16 de outubro de 2023)

Tópico: “Modelo de Base Econômica”

Objetivos de aprendizagem:

  • Revisão do modelo keynesiano básico e do modelo de base econômica
  • Métodos de estimativa dos valores dos multiplicadores de base econômica
  • Revisão dos principais elementos das contas regionais
  • Apresentação aos estudantes do modelo estrutural de base econômica

Bibliografia:

Exemplo 1: Brasil / Solução: Brasil

Atividade 1: Questões Brasil / Solução: Brasil

 

Aula #2 (23 de outubro de 2023)

Tópico: “Estrutura Teórica de Insumo-Produto”

Objetivos de aprendizagem:

  • Investigar a estrutura fundamental do modelo de insumo-produto, as suposições por trás dele e alguns dos tipos mais simples de problemas aos quais ele é aplicado
  • Avaliar os efeitos em uma economia de mudanças em elementos que são exógenos ao modelo daquela economia
  • Desenvolver medidas resumidas derivadas dos elementos da matriz inversa de Leontief

Bibliografia:

Exemplos IP: Excel (ver https://guilhotojjmgen.wordpress.com/)

Atividade 2a: Dados Brasil_2a / Solução: Brasil

Atividade 2bc: Dados_Brazil_2bc / Solução: Brasil

Desafio: Equivalente homem-ano

 

Aula #3 (30 de outubro de 2023)

Tópico: “Modelos Regionais e Inter-regionais de Insumo-Produto”

Objetivos de aprendizagem:

  • Incorporar elementos de uma economia regional (subnacional) ao arcabouço de insumo-produto

Bibliografia:

Atividade 3: Dados Paraná

 

Aula 4 (06 de novembro de 2023) – Slides A   Slides B   Slides C   Slides D   Slides E

Tópico: “Aplicações I”

Objetivos de aprendizagem:

  • Medidas de linkages
  • Análise de setor-chave
  • Método de extração hipotética

Bibliografia:

Exemplo (SAMIR – Marrocos): Excel file

Atividade 4: Dados (RH)   Matriz interestadual, Brasil (2011)

Blue Economy 1   Blue Economy 2

 

Aula 5 (13 de novembro de 2023) – Slides A   Slides B   Slides C   Slides D

Tópico: “Aplicações II”

Objetivos de aprendizagem:

  • Método de extração hipotética parcial
  • Decomposição do produto

Bibliografia:

Exemplos: Terremoto no Marrocos, Amazônia

 

Aula 6 (27 de novembro de 2023) – Slides A   Slides B   Slides C

Tópico: “Aplicações III”

Objetivos de aprendizagem:

  • Análise de decomposição estrutural
  • Análise multicritério de decisão
  • Indicadores de atividade econômica

Bibliografia:

Exemplo (SDA): Excel

Exemplos: Indústria Automobilística no Marrocos, Amazônia, Monitoramento da Atividade Econômica (São Paulo)

 

Aula 7 (4 de dezembro de 2023) – Slides A   Slides B   Slides C   Slides D   Slides E

Tópico: “Miyazawa / Modelos Globais”

Objetivos de aprendizagem:

  • Extensão de Miyazawa
  • Explorar a natureza e a força da interdependência econômica em áreas metropolitanas
  • Analisar as interações entre diferentes grupos de renda e setores
  • Revisão de bases de dados de insumo-produto multi-países
  • Apresentar aplicações potenciais de modelos globais

Bibliografia:

Dados: MIIP RMSP

Aula 8 (11 de dezembro de 2023) 

Tópico: “Métodos de Regionalização / Apresentação dos Projetos”

Objetivos de aprendizagem:

  • Estimar sistemas inter-regionais de insumo-produto utilizando o método IIOAS

Bibliografia:

Exemplo (Método IIOAS): Excel file


© Nereus – Todos os direitos reservados. | Home | Nereus | Professores | Linhas de Pesquisa | Projetos | Publicações | Dados e Programas | Eventos | Notícias | Contatos | RSS | Mapa do Site