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Equilíbrio Geral Computável (EAE6082)

Programa

 

Prof. Eduardo Haddad CV

Horário: segunda-feira: 14:00-17:50

 

Objetivos

 

O objetivo principal deste curso é proporcionar aos alunos um instrumental analítico para ser utilizado na análise de políticas econômicas. Em particular, a ênfase do curso será na conceituação teórica e no processo de construção de modelos de equilíbrio geral computável (EGC). Modelos EGC constituem-se em uma das ferramentas mais completas para análise de impacto econômico e têm sido utilizados, recentemente, para a análise dos impactos de reformas econômicas e ajustes estruturais, abordando questões nos mais diversos campos de especialização das Ciências Econômicas. Espera-se que, ao final do curso, os alunos dominem as técnicas de construção e implementação de modelos EGC, bem como a sua utilização adequada. A ênfase do curso será na apresentação de modelos já “consagrados” na literatura. A escolha destes modelos baseia-se em uma sequência lógica de complexidade e sofisticação teórica. Partiremos de modelos didáticos para mostrar como modelos EGC podem ser utilizados para a análise de políticas econômicas. Apesar de sua simplicidade, estes modelos permitem-nos familiarizar com a maior parte das técnicas empregadas na construção de modelos efetivamente utilizados para avaliações de políticas econômicas, que serão estudados ao longo do curso.

 

Bibliografia básica

 

Dervis, K., De Melo, J. e Robinson, S. (1982). General Equilibrium Models for Development Policy. Cambridge University Press.

Dixon, P. B., Parmenter, B. R., Sutton, J. e Vincent, D. P. (1982). ORANI: A Multisectoral Model of the Australian Economy. North-Holland, Amsterdam.

Dixon, P. B., Parmenter, B. R., Powell, A. A. and Wilcoxen, P. J. (1992). Notes and Problems in Applied General Equilibrium Economics. Advanced Textbooks in Economics 32, Eds. C. J. Bliss and M. D. Intriligator, North-Holland, Amsterdam.

Dixon, P. D. e Rimmer, M. T. (2002). Dynamic General Equilibrium Modelling for Forecasting and Policy: A Practical Guide and Documentation of MONASH. Amsterdam, North-Holland.

Ginsburgh V. e Keyzer M. (1997). The Structure of Applied General Equilibrium Models. The MIT Press, Cambridge.

Haddad, E. A. (1999). Regional Inequality and Structural Changes: Lessons from the Brazilian Economy. Ashgate, Aldershot.

Hertel, T. W. (1997). Global Trade Analysis: Modeling and Applications, Cambridge University Press.

Isard, W. et al. (1998). Methods of Interregional and Regional Analysis. Ashgate, Aldershot.

Miller, R.E. and Blair, P.D. (2009). Input-Output Analysis: Foundations and Extensions. Englewood Cliffs: Prentice-Hall.

Shoven, J. B. e Whalley, J. (1992). Applying General Equilibrium. Cambridge Surveys of Economic Literature. Cambridge University Press, Cambridge.

Bibliografia complementar será indicada ao longo do curso.

 

Critérios de avaliação

 

Atividades

Algumas das técnicas utilizadas serão contempladas em listas de exercícios (atividades), que deverão ser entregues nas datas previamente estabelecidas. Apesar de se estimular a cooperação entre os alunos para a resolução dos exercícios, cada aluno terá que entregar sua própria lista.

Avaliação

Espera-se que os alunos participem regularmente das aulas teóricas e práticas, façam as tarefas determinadas (listas de exercícios e apresentações) e apresentem e desenvolvam um projeto de pesquisa no final do bimestre.

Projeto final: utilização de um modelo de insumo-produto, calibrado com dados para uma economia real (Portugal?), para exploração de um problema econômico específico.

A nota final será baseada na participação em sala de aula, nas tarefas extra-classe entregues nos prazos determinados e nos resultados da apresentação do projeto final, com os pesos assim determinados:

5 exercícios (notas de 0 a 4) – 50%
Trabalho (notas de 0 a 4) – 50%
Nota final: média ponderada

Conceitos finais:
[0-1] – F; (1-2] – C; (2-3] – B; (3-4] – A

 

Estrutura do Curso

 

Aula #1 (11 de março de 2024)

Tópico: “Equilíbrio Geral: Teoria Pura, Teoria Aplicada e Prática”

Objetivos de aprendizagem:

  • Legado intelectual da teoria do equilíbrio geral e modelos de equilíbrio geral aplicados
  • “Problema de Cournot”

Bibliografia:

 

Aula #2 (11 de março de 2024)

Tópico: “Abordagem de Johansen”

Objetivos de aprendizagem:

  • Como a teoria microeconômica – minimização de custos, maximização de utilidade – fundamenta as equações de um modelo CGE
  • O uso de funções aninhadas de produção e utilidade
  • Como os dados de insumo-produto são usados
  • Como as equações do modelo são representadas na forma de variação percentual
  • Como a escolha de variáveis exógenas torna um modelo mais flexível

Bibliografia:

 

Aula #3 (15 de março de 2024) TBC

Tópico: “Introdução ao GEMPACK” (Prof. Ademir Rocha)

Objetivos de aprendizagem:

  • Utilização do GEMPACK para resolver um modelo EGC

Bibliografia:

  • Dixon et al. (1992): chapter 3

 

Aula #4 (18 de março de 2024)

Tópico: “Modelo ORANI – Parte I”

Objetivos de aprendizagem:

  • Entendimento da estrutura do banco de dados

Bibliogroafia:

ORANI-G (Brazil): Arquivos

Exemplo(ORANI for Brazil): Dados

Exercício 1: Dados

 

Aula #5 (18 de março de 2024)

Tópico: “Modelo ORANI – Parte II”

Objetivos de aprendizagem:

  • Compreender o sistema de equações de um modelo EGC nacional

Bibliografia:

Exercício 2: Questões

 

Aula #6 (01 de abril de 2024)

Tópico: “Modelo ORANI – Parte III”

Objetivos de aprendizagem:

  • Compreender o sistema de equações de um modelo EGC nacional
  • Calibrar um modelo EGC nacional
  • Utilização de um modelo EGC nacional para análise de políticas

Bibliografia:

Exercício 3: Questões

 

Aula #7 (01 de abril de 2024)

Tópico: “Modelo ORANI – Parte IV”

Objetivos de aprendizagem:

  • Utilização de um modelo EGC nacional para análise de políticas

Bibliografia:

Exercício 4: (i) Teste de homogeneidade (ii) Redução do salário real

 

Aula #8 (15 de abril de 2024)

Tópico: “Modelo Miniatura MONASH – Parte I”

Objetivos de aprendizagem:

  • Introduzir dinâmica recursiva em modelos EGC

Bibliografia:

 

Aula #9 (15 de abril de 2024)

Tópico: “Modelo Miniatura MONASH – Parte II”

Objetivos de aprendizagem:

  • Criar cenários de linha de base e de política usando modelos EGC dinâmicos

Bibliografia:

Exercício 5 (banco de dados): Questões

Modelo MM: Arquivos

Simulação de redução do salário real: Guia

Exercício 6: Questões

 

Aula #10 (22 de abril de 2024)

Tópico: “Modelos EGC Espaciais – Parte I”

Objetivos de aprendizagem:

  • Apresentar aos alunos modelos inter-regionais EGC

Bibliografia:

 

Aula #11 (22 de abril de 2024)

Tópico: “Modelos EGC Espaciais – Parte II”

Objetivos de aprendizagem:

  • Desenvolver um modelo EGC espacial operacional sob condições de disponibilidade limitada de dados

Bibliografia:

 

Aula #12 (29 de abril de 2024)

Tópico: “Modelo B-MARIA – Parte I”

Objetivos de aprendizagem:

  • Desenvolver um modelo IEGC bottom-up
  • Introduzir um setor de transportes e retornos não constantes em escala nos modelos IEGC
  • Compreender o papel dos custos de transporte em modelos EGC
  • Integrar modelos EGC a redes de transporte
  • Aplicar modelos EGC para avaliar os impactos da infraestrutura de transporte
  • Integrar modelos EGC espaciais/metropolitanos a modelos de demanda de viagens

Bibliografia:

 

Aula #13 (29 de abril de 2024)

Tópico: “Modelo B-MARIA – Parte II”

Objetivos de aprendizagem:

  • Integrar modelos EGC a redes de transporte
  • Aplicar modelos EGC para avaliar os impactos da infraestrutura de transporte
  • Integrar modelos CGE espaciais/metropolitanos a modelos de demanda de viagens

Bibliografia:

 

Aula #14 (13 de maio de 2024)

Tópico: “Modelo B-MARIA – Parte III”

Objetivos de aprendizagem:

  • Utilização de um modelo ICGE para análise de políticas

Bibliografia:

Exemplo BMMX

Modelo IEGC BMMX: arquivos

 

Class #15 (13 de maio de 2024)

Tópico: “Modelo B-MARIA – Parte IV”

Objetivos de aprendizagem:

  • Calibrar um modelo IEGC bottom-up

Bibliografia:

Dados para clibragem: Arquivos

 

Aula #16 (Encontros individuais)

Tópico: “Projetos do Curso”

Objetivos de aprendizagem:

  • Desenvolver habilidades de apresentação

 

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