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TD NEREUS 10-2020

As Três Grandes Universidades Públicas Paulistas Valem o que Custam?

Carlos R. Azzoni, Moisés Vassallo e Eduardo A. Haddad

Resumo

Busca-se neste estudo, com uma visão estritamente econômica, estimar quantitativamente o diferencial de produtividade dos egressos de USP, Unicamp e Unesp em comparação com profissionais formados por outras instituições de ensino superior e comparar esse diferencial com o investimento feito pela sociedade para realizá-lo. Adota-se o procedimento padrão em estudos econômicos de considerar diferenciais de salários como indicativos de diferenciais de produtividade. Compararam-se os níveis salariais obtidos por mais de 138 mil formados pelas três universidades entre 2005 e 2015 com mais de 13 milhões de profissionais com nível universitário. Os resultados indicam que uma pessoa com graduação em uma dessas universidades auferia em 2018 níveis salariais 62% maiores (diferencial bruto); descontando-se as características pessoais (gênero, idade) e a qualidade do emprego obtido (setor de atividade, tempo no emprego, unidade da federação e a ocupação específica), a diferença reduz-se para 24% (diferencial líquido), com diferenças entre as três universidades. Para os que trabalham no setor privado, a diferença líquida é de 30%. Aplicaram-se esses diferenciais a cada um dos mais de 16 mil formados por ano na graduação e mais de 12 mil mestres e doutores titulados por ano nas três universidades, a toda a carreira profissional dos egressos (40 anos para a graduação, 35 anos para pós-graduação). O valor presente do diferencial bruto de produtividade supera em muito os recursos alocados pelo Estado de São Paulo às três universidades. Na verdade, em termos brutos, a graduação sozinha é capaz de retornar o investimento feito pela sociedade paulista na manutenção dessas instituições. O valor presente do diferencial líquido (descontadas características pessoais e qualidade do emprego) chega a 81,5% dos recursos orçamentários anuais. Apresenta-se uma argumentação sobre a inclusão ou não das características pessoais e da qualidade dos empregos obtidos pelos egressos, uma vez que faz parte dos benefícios de ter formação de alta qualidade ter acesso aos melhores empregos. Comenta-se também sobre o fato de que, pelo seu prestígio, essas instituições atraem os melhores alunos do ensino médio, o que tornaria o sucesso na carreira independente da qualidade do ensino recebido. Argumenta-se que, em vista dessas considerações, o retorno do investimento feito pela sociedade paulista nas suas três universidades estaria em algum ponto entre as duas estimativas, bruta e líquida. De qualquer forma, parece claro que o retorno do investimento somente com a atividade de ensino justifica a continuidade do apoio a essas instituições. E há que acrescentar outros benefícios que elas geram nas atividades de pesquisa e extensão, alguns dos quais são apontados no texto.

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