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TD NEREUS 06-2014

Avaliação dos Impactos Espaciais do Sistema Viário Oeste – Bahia: Uma Abordagem a Partir da Modelagem de Equilíbrio Geral Computável

Rodrigo Calabrich Campos e Eduardo A. Haddad

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo avaliar os impactos do Sistema Viário Oeste (SVO) sobre a distribuição espacial da atividade econômica. O SVO se configura como um importante elemento de integração regional ao propor uma nova ligação rodoviária entre Salvador e as principais rodovias do Estado da Bahia (BR-101 e BR-116). A metodologia empregada na investigação integra um modelo inter-regional de equilíbrio geral computável desenvolvido especialmente para análises de impacto no Estado da Bahia a rede rodoviária georreferenciada do Plano Nacional de Logística e Transportes. Duas simulações são desenvolvidas, considerando hipóteses associadas ao curto e ao longo prazo. Os impactos sobre a atividade se mostram fortemente heterogêneos e observamos que: (i) as variações na atividade são sensivelmente mais intensas no Estado da Bahia quando comparadas às variações observadas nas demais regiões brasileiras, resultado este que é amplificado no longo prazo e (ii) no estado da Bahia as regiões Sul, Centro-Sul e na Mesorregião Metropolitana de Salvador são mais intensamente beneficiadas pelo SVO. Estes ganhos ocorrem em detrimento das regiões localizadas no norte e no nordeste do estado, que apresentam acréscimos menos expressivos ou até decrescimento na atividade econômica.

Abstract

The present study´s objective is to assess the impacts of the Sistema Viário Oeste (SVO) on the spatial distribution of activity. SVO is an important element for regional integration, as it links Salvador (Bahia) to main highways of the State of Bahia (BR-101 and BR-116). The methodology employed in the research integrates an interregional computable general equilibrium model developed especially for impact analysis in the State of Bahia to the georeferenced road network of the Plano Nacional de Logística e Transportes. Two simulations are undertaken considering hypotheses associated with short and long term environment. Impacts on activity are strongly heterogeneous and results show that: (i) changes in economic activity are significantly more intense in the State of Bahia when compared to other Brazilian regions, a result that is amplified in the long term and (ii) in the state of Bahia, the South, Center-South regions and the Salvador Metropolitan Region are the regions that most benefit from SVO. These gains occur at the expense of regions located in the north and northeast of the state, which present less significant increases or even decreases in economic activity.

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