english | español | acesso restrito | t (55 11) 3813.1444 | f (55 11) 3032.8334 | nereus@usp.br

TD NEREUS 07-2015

Uma Análise da Interação entre Empresas nas Contribuições de Campanhas para Obtenção de Contratos com o Governo Federal

Lucas Squarize Chagas, Eduardo A. Haddad e André Luis Squarize Chagas

Resumo

Este trabalho tem por objetivo investigar o impacto das contribuições de campanha sobre o valor dos contratos com o setor público federal obtidos pelos doadores. Além disso, busca-se incorporar à discussão de lobby uma contribuição original: analisar a interação entre empresas ao realizar as contribuições de campanha a candidatos a cargos federais utilizando econometria espacial em um contexto não-geográfico. Os resultados do modelo base indicam que a elasticidade total das contribuições de campanha sobre o valor dos contratos chega a 0,95%, bem superior aos 0,03% estimados por MQO. Portanto, a interação entre empresas responde pela maior parte dos benefícios provenientes das contribuições de campanha.

Abstract

This work aims to investigate the impact of campaign contributions on the value of the contracts with the federal public sector earned by donors. In addition, it seeks to incorporate to the lobby literature an original contribution: analyzing the interaction among companies in performing campaign contributions to candidates for federal office using spatial econometrics in a non-geographical context. The results of the basic model indicate that the total elasticity of the value of contracts to campaign contributions reaches 0.95%, well above the 0.03% estimated by OLS. Therefore, the interaction among companies accounts for most of the benefits earned by donors from campaign contributions.

pdf


© Nereus – Todos os direitos reservados. | Home | Nereus | Professores | Linhas de Pesquisa | Projetos | Publicações | Dados e Programas | Eventos | Notícias | Contatos | RSS | Mapa do Site