Ano
|
Título / Tema
|
Autor / Revista
|
1926
|
Os exercícios da memória - Como devem ser realizados - o que deve evitar é o que fatiga inutilmente a intelligencia do aluno, embaraçando-lhe e tolhendo-lhe a espontaneidade
Modelos de lição
|
Maria Luiza de Almeida Cunha
nº 15
|
1926
|
O Ensino da Orthographia Usual
disciplinas escolares - ortografia
|
P. Barbier
nº 11
|
1926
|
Oração da Mestra
formação de professor
|
Sem indicação
nº 11
|
1926
|
Inspeção medica escolar em Bello Horizonte - está gradativamente entrando em execução o plano elaborado para a inspeção medica escolar nesta Capital
Administração escolar.
|
Sem indicação
nº 11
|
1926
|
Método Pratico de Ensinar
Orientações metodológicas
|
Sem indicação
nº 11
|
1926
|
Um typo interessante de escola livre e experimental - o que esta sendo feitonos arredores de Paris
Modelo de escola
|
Sem indicação
nº 11
|
1926
|
Uma Pagina Comovente da Inconfidência Mineira - Degredo e morte de Gonzaga
biografia
|
Thomaz Brandão
nº 11
|
1926
|
Como se faz uma lição de aritmética
Modelo de lição - arithmética
|
Vitalia Campos
nº 11
|
1926
|
Educação da Vontade
fundamentos - pedagogia
|
Maria Luiza de Almeida Cunha
nº 16-17
|
1926
|
Um Modelo para facilitar o trabalho dos professores - como se faz uma lição de língua patria
Modelos de lição - lingua pátria
|
Maria Rita Burnier
nº 11
|
1926
|
Claudio Manoel da Costa - o lugar do seu nascimento - sua vida, seu papel na inconfidência mineira
biografia
|
Lúcio José dos Santos
nº 11
|
1926
|
Lições de Conversação - qualquer assumpto, inteligentemente aproveitado, pode fornecer material para uma boa lição
Modelos de lição
|
Sem indicação
nº 11
|
1926
|
O Canta nas Escolas
Modelo de lição sobre canto nas escolas
|
Branca de Carvalho Vasconcellos
nº 14
|
1926
|
Canto do Trabalho
recreação
|
Anna Amelia de Queiroz C. de Mendonça
nº 11
|
1926
|
Para fazer a raça forte e energia - métodos de educação physica
Metodos - educação physica
|
Sem indicação
nº 11
|
1926
|
Uma Parelha
recreação
|
Belmiro
nº 11
|
1926
|
Não faças o bem sem saber a quem - A Raposa e a Onça
disciplinas escolares - fábula
|
Couto Magalhães
nº 11
|
1926
|
O trabalho inteligente do mestre - o bom professor deve selecionar, entre as tendencias da alma infantil, a inclinação mais acentuada, e assim educa-la orientando-lhe a profissão a seguir
Modelo de professor
|
Maria Luiza de Almeida Cunha
nº 11
|
1926
|
Como deve ser a composição escrita - trabalho de concentração e organização intelectual, antes de tudo
disciplinas escolares - escrita
|
Claudio Brandão
nº 11
|
1926
|
A Mentira Infantil - como evitá-la - deve crear-se, em volta da infância, um ambiente de lealdade e simpatia, de confiança e franqueza
fundamentos - pedagogia
|
Guerino Casasanta
nº 15
|