Projetos Desenvolvidos
2013
Nômades por escolha – Não à Desnutrição Infantil. Um Projeto Itinerante.
Nômades por necessidade – Serviço de Alerta de Falhas para Usuários do Transporte sobre Trilhos na Grande São Paulo
2012
Nômades por escolha – Dispositivo de Protesto Temporário
Nômades por necessidade – REVIWA_Mobiliário/Divisória para Emergências
Descrição da Disciplina
Concebida pela coordenadora do NOAH, Profa. Dra. Lara Leite Barbosa, a disciplina AUP 5894- Design de Equipamentos e Ambientes Temporários foi ministrada inicialmente no primeiro semestre de 2012.
Esta disciplina de pós-graduação da FAUUSP objetiva debater as relações entre o nomadismo e a sustentabilidade; refletir sobre as possibilidades de construções temporárias, sejam estas portáteis, relocáveis ou desmontáveis; discutir o papel do arquiteto frente a problemas decorrentes de impactos ambientais; trabalhar com métodos de elaboração de projetos em grupos com os alunos; elaborar projetos de equipamentos e ambientes que possam ser transportados inteiros ou em partes para diferentes localidades; exercitar técnicas para a concepção de mecanismos retráteis, desmontáveis, móveis, infláveis ou têxteis.
A dinâmica das aulas combina teoria com prática, estrutura que se reflete na organização em dois módulos, um com ênfase em apresentação de conceitos relativos à sustentabilidade e ao nomadismo e outro com ênfase em leituras de projetos e construções nômades.
Os alunos se organizam segundo a correlação com seus interesses e temas de pesquisa e se dividem entre os dois temas principais: nômades por necessidade e nômades por escolha. Os projetos aplicam os conhecimentos dos assuntos debatidos em aula:
- Discussão conceitual da sustentabilidade a partir do comportamento nômade;
- Linguagem e estética nômade;
- As contribuições de Victor Papanek e Bernard Rudofsky;
- Projetos e construções nômades;
- Ferramentas nômades: mecanismos retráteis e desmontáveis; veículos e equipamentos móveis; estruturas infláveis e têxteis;
- Estratégias para sobrevivência e infraestruturas locais;
- Diretrizes e oportunidades para mudanças;
Os resultados expressam a conceituação do projeto com caráter temporal elaborado pelos grupos a partir da determinação do participante: quem exerce o nomadismo por escolha ou por necessidade. As propostas desenvolvem-se através do estudo de aspectos como a determinação de uma circunstância excepcional, por quanto tempo permanecem, onde se instalam, como e porque são feitas tais intervenções.