Ao longo dos séculos a humanidade sempre conviveu com crises alimentares e precisou passar por revoluções na forma de buscar ou produzir alimentos para garantir sua sobrevivência. No período neolítico o Homem domesticou plantas e animais e, a partir desse momento, passou a produzir seus alimentos próximo ao seu local de moradia. Essa revolução, ocorrida para o trigo há 9000 anos antes da presente Era por exemplo, provocou o surgimento de diversas ferramentas e tecnologias que seriam utilizadas na nascente agricultura, possibilitando a sobrevivência da Humanidade e gerando modificações que nos influenciam até os dias atuais.
Outras Revoluções agrícolas foram ocorrendo através dos anos. No fim da década de 1940 deu-se início um processo que teve ápice na década de 1960, foi a Revolução Verde (que teve seu início na mesma época da Revolução Agrícola Contemporânea, com a diferença de que na Revolução Contemporânea a mecanização agrícola era mais presente). A expressão Revolução Verde foi criada em 1966, em uma conferência em Washington. Porém, o processo de modernização agrícola que desencadeou a Revolução Verde ocorreu no final da década de 1940.
Esse programa surgiu com o propósito de aumentar a produção agrícola através do desenvolvimento de pesquisas em sementes, fertilização do solo e utilização de máquinas no campo que aumentassem a produtividade. Isso se daria através do desenvolvimento de sementes adequadas para tipos específicos de solos e climas, adaptação do solo para o plantio e desenvolvimento de máquinas. Porém, essa Revolução hoje encontra-se em uma encruzilhada. A produção de alimentos realmente aumentou, entretanto o problema da fome ainda não foi resolvido no Mundo. Os problemas advindos do uso de fertilizantes em excesso e a abertura de novas frentes agrícolas causaram graves problemas ambientais.
Seja o primeiro a comentar
Você precisa fazer log in para comentar.