Iniciativas privadas ajudam no reflorestamento da Mata Atlântica

Estimativas indicam que o total de Mata Atlântica restante nos 17 estados brasileiros representa apenas 7% da cobertura original da floresta.

Esse fato se deve ao desflorestamento ocasionado pela expansão da ocupação humana e dos impactos de suas atividades, como por exemplo, a expansão da agricultura e pecuária, que ocupam regiões onde antes se predominava o Bioma da Mata Atlântica.

Os principais resultados do desmatamento são: erosão do solo, assoreamento de rios, extinção de animais/biodiversidade, além das influências negativas sob o clima da região.

Apesar desse cenário apenas tender a piorar – devido, entre outros, ao aumento da especulação imobiliária – existem iniciativas de empresas privadas que se comprometem a reflorestar (ao menos parcialmente) essas áreas, utilizando mudas nativas da própria Mata Atlântica.

Um exemplo desse trabalho pode ser visto no domínio:

http://www.clickarvore.com.br

O site é patrocinado por empresas como Grupo Bradesco, Editora Abril, Senac, entre outras – além dos internautas que optam por colaborar comprando mudas. O funcionamento do site é simples: o internauta cadastrado pode dar: “um voto por dia para uma das regiões selecionadas para plantio das mudas doadas pelas empresas-parceiras.”

Obs: O cadastro é gratuito.

A importância de iniciativas como essa é notável em uma sociedade que apesar de pregar a consciência da sustentabilidade, pouco se empenha em investir/agir em prol desse ideal.

Seja o primeiro a comentar