Texto escrito por Mariana Zanarotti Shimako, aluna de graduação de Engenharia de Biossistemas em FZEA-USP, orientada pelo Prof. Dr. Fabrício Rossi no Programa Unificado de Bolsas da USP.
A Exposição Agropecuária e Industrial, teve sua primeira edição em 1955 no Jóquei Clube de Londrina e, desde então é realizada todos os anos pela Sociedade Rural do Paraná, na primeira quinzena do mês de Abril. A partir de 1964 o Parque Governador Ney Braga sedia evento; com o foco de promover o agronegócio. A cada edição do evento cerca de meio milhão de visitantes participam da feira em busca de novas tecnologias para o campo, como maquinários agrícolas, alternativas energéticas e o setor laboratorial para o melhoramento agropecuário.
Na década de 60, a Exposição ficou muito conhecida no país não somente pelo agronegócio, mas também, pelas atividades culturais que eram promovidas durante o evento, como shows musicais e rodeios. Na década de 90, após anos de sucesso a Exposição ficou conhecida Brasil a fora, por ser um evento que abrange diversas áreas do agronegócio e seus ramos, e somente 50 anos após a primeira edição, foi criado o museu da Sociedade Rural do Paraná para que as lembranças de cada exposição fossem revisitadas futuramente.
A programação da Exposição conta com palestras de diversos agricultores, exposição e venda de maquinários agrícolas, leilões de animais, visitas em áreas rurais exemplares, sempre visando que o agricultor conheça as novidades da área da agropecuária, melhorando a produtividade. O evento ajuda também na economia local, já que se trata de um evento de grande porte onde agricultores do Mundo todo comparecem, e as atividades culturais chamam atenção não somente daqueles que possuem uma ligação com a área rural, para essa edição estimasse que em torno de 600 milhões de reais serão faturados.
Este ano o tema sustentabilidade está sendo muito abordado no evento, com soluções e tecnologias novas, já que a agropecuária corresponde à uma grande parte da economia do país.
O evento ocorre desde o dia 5 e encerra dia 15 de Abril (Domingo), vale a pena visitar e ficar por dentro do que aconteceu, acessando o site www.expolondrina.com.br/
Referências Bibliográficas-
http://www.expolondrina.com.br/
http://srp.com.br/expolondrina