Aplicativos ganham espaço no campo

S11 ARQUIVO 02/11/2017 ECONOMIA Summit tecnologia AGRO Aplicativo BovControl - 2016 Crédito: Divulgação

Texto escrito por Mariana Zanarotti Shimako, aluna de graduação de Engenharia de Biossistemas em FZEA-USP, orientada pelo Prof. Dr. Fabrício Rossi no Programa Unificado de Bolsas da USP.

Ao longo do tempo o campo sofreu algumas alterações, uma delas foi a introdução da tecnologia aplicada desde o plantio à negociação dos produtos, como o uso de drones ou VANTs que são pequenos veículos não tripulados, que sobrevoam os campos de plantação e gado, com a função de monitoramento e coleta de imagens; na era dos aplicativos o campo também usufrui das plataformas, que auxiliam o produtor rural.

Um dos aplicativos que chamou atenção durante um evento na Califórnia, foi desenvolvido pela Startup BovControl, consistia na conexão administrativa e comercial de todo o gado bovino do mundo na “nuvem”, basta uma foto da nota fiscal de cada transação para que o aplicativo crie um fluxo de caixa, permitindo assim ao produtor saber se está obtendo lucro ou perda, além de mostrar claramente a qualidade da produção através dos dados compartilhados. Essa ideia conquistou cerca de 30 mil usuários em apenas 18 meses.

Foto: BovControl/Divulgação

Diversos aplicativos são desenvolvidos com foco na agropecuária, já que a internet está cada vez mais presente nas áreas rurais. Outros aplicativos são usados na identificação de doenças e pragas que podem estar presentes nas plantações, como o ADAMA alvo, uma plataforma gratuita, que pode ser baixada nos celulares, em que estão armazenadas informações de diversas pragas e as doenças que podem estar presentes na plantação, basta o produtor buscar pelas características da praga e serão fornecidos métodos para a erradicação da mesma, assim como com as doenças.

Aplicativo ADAMA Alvo.Fonte<https://appadvice.com/app/adama-alvo-viewer/913673627>
Aplicativo ADAMA Alvo. Fonte<http://www.ragricola.com.br/adama-alvo-1/>

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No ano de 2016, a Biossistec Jr., empresa júnior da Engenharia de Biossistemas da FZEA- Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP (Universidade de São Paulo) criou um aplicativo que analisava o gado leiteiro através de imagens termográficas, para a detecção de Mastite Subclínica no úbere, esse projeto recebeu o nome de “Técnicas de visão computacional aplicadas na detecção de mastite na bovinocultura de leite”, o qual participou de uma competição da EMBRAPA e classificou-se em 4º lugar.

Equipe Biossistec Jr. Fonte <https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/18536821/projeto-para-detectar-mastite-e-classificado-para-etapa-final-do-ideas-for-milk>

Os aplicativos que estão presentes nos celulares da maioria da população, hoje são usados como ferramentas no agronegócio, os famosos aplicativos de bate papo substituem em vários momentos o e-mail , facilitando as negociações, agilizando a saída e chegada dos produtos. A tecnologia sem dúvida trouxe benefícios para o campo, e as inovações tendem a se expandir e chegar em todas as áreas rurais.

Referências bibliográficas –

https://www.bayerjovens.com.br/pt/materia/?materia=a-internet-das-vacas

https://www.agrolink.com.br/noticias/aplicativo-adama-alvo-lanca-versao-atualizada-para-auxiliar-atividades-agricolas_405865.html

https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,empresa-brasileira-desenvolve-a-internet-das-vacas-inovacao-no-campo-e-tema-central-de-summit-em-sp,7000207886

www.usp.br/portalbiossistemas/?p=7426

sfagro.uol.com.br/aplicativos-rurais-agricultura-pecuaria/