Nossos alunos(as) de destaque.

2 Comentário

  1. Olá Portal Biossistemas Brasil,
    Sou vestibulando e pretendo trabalhar no setor Agrário, no entanto estou em duvida entre os seguintes cursos:
    Eng. Agronômica. Eng. Agrícola e Eng. de Biossistemas. Levando em consideração a atual realidade brasileira no setor e o reconhecimento dos cursos no mercado, qual seria a melhor escolha?
    Vendo “por fora” me parece que o profissional com maior leque de oportunidades é, sem duvida, o agrônomo, tendo em vista a tradição do curso e base plural, que abrange quase todos os setores da realidade da agricultura e pecuária brasileira.
    Não há duvidas que a agricultura do futuro dependerá da tecnologia, e por isso, não descarto a eng. agricola e a eng. de biossistemas (afinal, ainda não descobri a diferença entre esses dois cursos, já que ambos tem o foco em exatas e voltados à implantação de projetos de engenharia no campo). No entanto, meu receio é que, apesar de ser ministrado em uma universidade de excelência, o curso de eng. de biossistemas é extremamente novo (no Brasil) e assim deve haver varias barreiras quanto à infra-estrutura do campus para o curso em termos de, equipamentos, laboratorios, maquinas, etc (posso estar enganado, gostaria que me esclarecesse sobre isso se puder), assim como o reconhecimento no mercado a fim de contratações e concursos, já que não há ainda registro em conselhos de engenharia.

    São muitas as dúvidas, mas agradeço desde já se puder me esclarecer,

    Obrigado!

    Henrique.

  2. Olá Henrique, desculpe-nos a demora em responde-lo.

    Essa época de vestibular é difícil decidir mesmo qual curso fazer. Quanto às suas dúvidas, logicamente falaremos que a Eng. de Biossistemas é o melhor curso de todos (haha). Mas, agora falando sério, para te ajudar um pouco em suas dúvidas:

    – A Eng. de Biossistemas surgiu originalmente nos EUA a partir de cursos como a Eng. Agrícola, então as semelhanças entre os cursos não são meras coincidências. Uma das diferenças maiores entre os cursos se dá que a Eng. de Biossistemas possui uma parte forte do curso voltada à produção animal, e a Eng. Agrícola volta-se somente à produção vegetal.
    – A Eng. de Biossistemas diferencia-se tbm por ter um forte conteúdo em programação, eletrônica, automação, mecatrônica e uma área muito pouco explorada que a Análise de Imagens. Quase nenhum curso tem esse enfoque na Análise de Imagens durante a graduação.
    – Quanto a aceitação no mercado, os Eng. de Biossistemas tem atuado nas mais diversas empresas como: Monsanto, Natura, Produquímica, Ourofino, Suzano Papel e Celulose, Raízen. E também em empresas sem ligação com a agricultura como: Bancos, Elektro, Grupo Fleury, Consultorias, Marketing Digital etc.
    – A infra-estrutura hoje do curso encontra-se praticamente pronta com diversos laboratórios de hidraulica e irrigação, automação e controle, eletrônica, biocombustíveis, computação, cultivos protegidos, agricultura de precisão etc.
    Então, pense bem em sua escolha. Qualquer curso que vc escolher na área agrícola vc contribuirá muito no desenvolvimento do País. Mas, saiba que independente da escolha e da Universidade a construção do caminho passa primeiramente por vc, será sua participação e empenho que abrirá as portas, e nem tanto o nome do curso.

    Abraços e quaisquer dúvidas estamos à disposição.