Hiroshima 1945 - 2005
Testemunhos e Diálogos
Curadoria: Maria Luiza Tucci Carneiro (DH/USP) e Elza Ajzenverg (MAC/USP)
Local: MAC - Ibirapuera
Cidade/Estado: São Paulo/SP
País: Brasil
Data: de 6 a 10 outubro de 2005
Esta mostra reúne desenhos e relatos produzidos por sobreviventes da explosão da bomba atômica que caiu sobre Hiroshima (Japão) em 6 de agosto de 1945 matando cerca de 140 mil pessoas. Ao todo são 86 narrativas visuais reproduzidos de originais sob a guarda do Hiroshima Peace Memorial Museum, além de 9 desenhos originais de autoria do Sr. Takashi Morita, atual presidente da Associação dos Sobreviventes da Bomba Atômica no Brasil. Para dialogar com os desenhos-testemunhos, o MAC/USP selecionou dezesseis obras de seu acervo que tratam, principalmente, da paz. A escolha das obras tinha por objetivo “sensibilizar, através da arte, e estimular a discussão de valores éticos, humanitários e de liberdade”, segundo a curadora Elza Ejzenberg. Foram escolhidas peças de autoria de Liuba Wolf, Sofu Teshigahara, Kimi Nii, Theodore J. Roszak, Austin Wright, Bukichi Inoue, Hans Persoons, Shizuko Onda, Pietro Consagra, Ryokichi Mukai, Chihiro Shimotani, Norma Grinberg, Takeshi Yamamoto e Haruhiko Yassuda.
A pesquisa histórica realizada nos arquivos do Hiroshima Peace Memorial Museum coube a Fernanda Torres Magalhães, autora do livro paradidático Um Clarão no Céu de Hiroshima, de Fernanda Torres Magalhães (Série Rupturas, Lazuli & Nacional, 2005). Visitada por cerca de 20 mil pessoas, esta mostra contou com oficinas para a confecção de tsurus, pássaros de papel que ornamentaram a nossa árvore da paz. Enfim, cada imagem ou objeto tinha como proposta um contínuo exercício de cristalização de valores e princípios humanísticos. Com o mesmo título, a exposição foi reapresentada no Espaço Biblioteca da USP/Leste, ao som dos tambores (Taikô) e do Coral USP Leste.
Cenografia: Gabriel Borba. Surgiu como parceria do LEI - Laboratório de Estudos sobre a Intolerância com o MAC - Museu de Arte Contemporânea da USP, movida pelas pesquisas do projeto Intolerância Ètnica & Política da equipe PROIN, coordenada por Maria Luiza Tucci Carneiro.
Inauguração de Exposição no MAC/USP Ibirapuera - Prédio da Bienal, São Paulo. De 6 de agosto a 9 de outubro de 2006.
Exposição Hiroshima. Mensagem para a Paz, realizada entre 6 de agosto a 20 de setembro de 2006, em Brasília, no ECCO - Espaço Cultural Educativo, dirigido por Karla Osório Netto. Inovando com os cenários criados por Gabriel Borba, o evento acrescentou o Programa Educativo Arte e História, ministrado por Maria Luiza Tucci Carneiro, e o vídeo instalação BLACK RAIN, na anti-war project, da artista Rachel Rosalem, desenvolvido com bolsa da Fundação Japão.