Sobre o sistema de busca:
Permite ao consulente ou usuário, pesquisar na base de dados criada pelo PROIN. Todos os bancos de dados trazem uma amostragem dos documentos do Fundo DEOPS disponíveis para consulta pública no Arquivo Público do Estado de São Paulo, exceto as Fichas Policiais, que foram inseridas na sua totalidade: 184 mil fichas digitadas conforme o documento original. A equipe técnica Fapesp, supervisionada pelos coordenadores, é a responsável pela coleta de novas informações que, após pesquisa nos prontuários e dossiês, cuida de inseri-las diariamente no sistema.
Como fazer uma busca: Por palavras-chave, ou seja, digitando qualquer referência relacionada ao assunto de interesse: nome, nacionalidade, cor/raça, religião, estado civil, gênero, profissão, endereço ou cidade. Também é possível buscar pelo apelido ou filiação. A busca também pode ser realizada por assuntos como por exemplo: comunismo, integralismo, feminismo, movimento estudantil etc.
Por nome de pessoas: digitar preferencialmente o nome e sobrenome, por exemplo: Monteiro Lobato, Florestan Fernandes, Edgard Leuenroth.
Dados pessoais: a busca somente identifica palavras escritas exatamente como foram registradas no sistema. Por exemplo para procurar dados que dizem respeito ao gênero deve-se digitar masculino ou feminino, homem ou mulher. Para pesquisar "raça" [conceito adotado pela Polícia] deve-se digitar negra (ou seja raça negra). Se a busca for por religião deve-se digitar judaica. Sendo assim:
Para buscar por: | Digite: |
Cor/Raça | amarela, morena, branca ou negra |
Religião | budista, católica, espírita, judaica, muçulmana, ortodoxa ou protestante |
Estado Civil: | casado, casada, solteiro, solteira, desquitado, desquitada, divorciado, divorciada, viúvo, viúva. |
Gênero: | masculino ou feminino, homem ou mulher |
Profissão: | qualquer tipo de profissão deve ser digitada no masculino, por exemplo: sapateiro, escritor, operário, tecelão etc. |
Combinação de palavras: não separar as palavras por vírgulas ou sinais de + (mais) e nem colocar entre-aspas. Se quiser buscar por movimento estudantil, digitar simplesmente: movimento estudantil (com espaço). Ou por Exemplo: masculino católica casado. O sistema responde pela somatória das palavras.
Termo exato: Ao marcar o item Procurar termo exato. que está ao lado do campo de palavra-chave, a busca procurará pelo termo exato que o conjunto de palavras que você digitou formar. Por exemplo: Na busca por José Silva sem a seleção desse item, a procura será feita por todos nomes "José" e "Silva", como José da Silva, José Roberto Silva etc. Selecionando o item, a busca será feita única e exclusivamente pelo nome "José Silva". Esse item facilita a filtragem de termos objetivos, evitando resultados que não lhe interessam.
Datas: evite buscar por datas pois algumas estão temporariamente em revisão.
Categorias: Os bancos de dados PROIN estão divididos em 5 categorias identificados por ícones, são elas:
Digitada de acordo com a anotações da Polícia Política mantendo a grafia original do documento. Não houve nenhuma interferência da equipe técnica do PROIN no conteúdo da ficha.
Base de Dados produzida pelos pesquisadores e equipe técnica do PROIN tendo como referencia o conteúdo dos documentos identificados nos prontuários (nominais ou institucionais). Este cadastro tem como base a ficha policial complementada por informações selecionadas do conjunto de documentos policiais e/ou confiscados. Acompanha uma síntese e datas-balisa.
Base de Dados que reconstitui os caminhos dos impressos revolucionários confiscados pelo DEOPS/SP entre 1923-1924. Três segmentos podem ser consultados: jornais, panfletos e livros, com informações pesquisadas junto aos prontuários e dossiês policiais.
Base de Dados que possibilita a busca em dois campos distintos: Fotografia e Ilustração. As imagens são acompanhadas de uma ficha técnica preenchida com base nas informações pesquisadas junto aos prontuários e dossiês policias.