Especial | edição 9 | Janeiro-Junho de 2011 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Texto completo: pdf | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O ser e o tempo do audiovisual: diálogos entre território e cultura |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Sônia Barreto de Novaes Paschoal |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Em tempos de globalização e multiculturalismo, as relações entre território e cultura tendem a diluir-se em interfaces audiovisuais configurando um espaço-tempo em que o ser local “parece” subordinado à proliferação de vozes. Assim o diálogo entre ciências e, neste caso, da ciência da informação e da comunicação faz-se imprescindível para uma compreensão dessa liquidez digital. Entendemos o audiovisual como uma instância no processo de mediação entre cultura e território, entre global e local e para tanto escolhemos Piracaia, cidade do interior paulista, como local para o exercício dessa mediação. A pesquisa-ação-colaborativa e a produção audiovisual documental sobre movimentos culturais nesta cidade incorporadas aos princípios de desenvolvimento local com base na comunicação, tecem uma economia política das narrativas de histórias. |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Palavras-chave: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Territorialidade, narrativas audiovisuais, cultura, desenvolvimento local, mídias digitais. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O autor: |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Doutoranda em Meios e Processos Audiovisuais, mestre em ciência da informação e graduada em biblioteconomia e documentação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Pesquisadora e colaboradora no grupo Cidade do Conhecimento (CTR-ECA-USP) e ColaborI - Colaboratório em Infoeducação (CBD-ECA-USP). |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Texto completo: pdf
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
voltar | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||