Especial | edição 9 | Janeiro-Junho de 2011 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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Estrelismo à brasileira: perspectivas de uma negociação simbólica, cultural e estética entre Hollywood e o Brasil |
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Isabella Regina Oliveira Goulart |
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Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
A máquina de sedução hollywoodiana criou irresistíveis mecanismos de atração e alimentou sonhos de pessoas comuns em todo o mundo, inclusive no Brasil. Muitos candidatos ao estrelato foram descobertos na Europa, Extremo Oriente ou América Latina. O presente artigo aborda os casos dos brasileiros Lia Torá, Olympio Guilherme e Raul Roulien, que entre 1927 e 1935 atuaram em Hollywood, integrando um grande grupo “latino” no cinema americano, e ocuparam espaço em publicações nacionais de grande circulação. Consideramos a questão da repercussão no Brasil de suas trajetórias hollywoodianas e do significado de uma imagem de “latinidade” elaborada a partir do olhar dos produtores. Visamos demonstrar que eles se inseriram em um projeto de construção da hegemonia global de Hollywood. |
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Palavras-chave: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Estrelismo, artistas brasileiros em Hollywood, latinos, revistas de fãs. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O autor: |
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Mestranda do Programa de Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Graduada em comunicação social, com habilitação em cinema, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui experiência na área de comunicação, com ênfase em audiovisual. |
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