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Artigo | edição 5 | Maio-Agosto de 2009 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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Negro, publicidade e o ideal de branqueamento da sociedade brasileira |
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Carlos Augusto de Miranda e Martins |
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Estudos acadêmicos têm demonstrado a baixa participação do negro nos meios de comunicação e sua constante representação estereotipada. O presente trabalho tem como objetivo discutir a origem histórica dessa baixa participação e da estereotipação do negro na mídia, em especial na publicidade, bem como mensurar aspectos quantitativos relativos à presença do negro em anúncios comerciais entre os anos de 1985 e 2005. |
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Comunicação, racismo, negro, estereótipos, publicidade. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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Bacharel e Licenciado em História pela USP, aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da USP. |
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