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Artigo | edição 11 | Janeiro-Junho 2012 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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Narrativas interativas: imersão, participação e transformação no caso da nova tecnologia para games “kinect” |
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Raul Inácio Busarello, Patricia Bieging e Vânia Ribas Ulbricht |
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O desenvolvimento tecnológico faz surgir novas formas de interação e participação no ambiente digital, onde os games se apresentam como importante artifício. Uma narrativa digital deve permitir ao usuário vivenciar categorias estéticas que estimulem o processo de imersão. Com o objetivo de relacionar essas categorias com as atuais formas de interação dos games, realiza-se um estudo de caso acerca da tecnologia kinect, que proporciona ao usuário o controle dos conteúdos através do corpo e da voz. |
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game; narrativa digital; interatividade. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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Raul é graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, pós-graduado em Design Gráfico e Estratégia Corporativa e mestrando em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). raulbusarello@hotmail.com. Patrícia é graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, pós-graduada em Propaganda e Marketing e mestranda em Educação, na linha Educação e Comunicação, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). patricia.big@hotmail.com. Vânia é professora doutora do Curso de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). ulbricht@floripa.com.br |
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