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Artigo | edição 11 | Janeiro-Junho 2012 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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Jornalismo e meio ambiente: a contribuição dos meios de comunicação e o conceito de sustentabilidade |
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Pedro Celso Campos |
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Este artigo é uma reflexão sobre a contribuição que os meios de comunicação social podem dar ao debate público sobre os problemas ambientais. A Agenda XXI e vários outros documentos da ONU chamam atenção para a necessidade de informar e conscientizar a sociedade. Por outro lado, as Teorias da Comunicação têm sempre em comum o imperativo do emissor se fazer entender pelos receptores, de tal modo que eles possam ser agentes da mudança e não apenas passivos observadores. O primeiro passo, portanto, é estudar a questão ambiental, pautar adequadamente o tema e levar esclarecimento. |
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teoria da comunicação; sustentabilidade ambiental; MCM. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2006), tem pósdoutorado na mesma área pela Universidade de Sevilha (2008), integra o Programa de Pós- Graduação em Comunicação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Universidade Estadual Paulista (Unesp). pcampos@faac.unesp.br |
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