contato

agenda

icons

Festivais

Festival de Teatro da USP foi um evento de grande impacto popular na Universidade e, com uma proposta itinerante, foi realizado em São Paulo (1991/1996), São Carlos (1992), Pirassununga (1993), Ribeirão Preto (1994) e Piracicaba (1995).
Os jovens artistas amadores que se apresentaram nos Festivais são hoje médicos, arquitetos, engenheiros, economistas, físicos, químicos, matemáticos, advogados, historiadores e estudantes de outras áreas que, através do teatro, enriqueceram sua formação acadêmica no exercício de uma expressão artística essencialmente interdisciplinar.
Das programações, totalmente gratuitas, constavam espetáculos teatrais dos grupos de estudantes, palestras e oficinas abertas ao público, e espetáculos profissionais convidados, favorecendo o intercâmbio entre jovens artistas e nomes consagrados do Teatro Brasileiro.
Participaram dos Festivais: Grupo Galpão, de Belo Horizonte (teatro de rua), Gabriel Vilella, Rubens Correa, Cacá Carvalho (do Centro Per La Sperimentazione e La Ricerca Teatrale de Pontedera – Itália), Grupo Piolim da Paraíba, Denise Stoklos e Antônio Nóbrega, entre outros.

1° Festival de Teatro Universitário da USP   [PDF do Programa]

Data: de 30 de agosto a 7 de setembro de 1991
Locais: Teatro da USP – R. Cojuba, 45 – Itaim Bibi, São Paulo (espetáculos) e Escola de Comunicação e Artes – Cidade Universitária (oficinas e mesa redonda)
Espetáculo premiado: “Prometeu Acorrentado” Grupo TRUSP: Teatro Ribeirão-pretano da USP

2° Festival de Teatro Universitário da USP   [PDF do Programa]

Data: de 30 de agosto a 7 de setembro de 1992
Local: São Carlos – SP
Espetáculo premiado: O Melro, de Rafael Rios Filho, com o grupo “Teatral Psico em Drama” Funcionários da Prefeitura da Cidade Universitária e do Instituto de Geociências – SP.

3° Festival de Teatro Universitário da USP   [PDF do Programa]

Data: de 30 de agosto a 7 de setembro de 1993
Local: USP Pirassununga – SP
Espetáculo premiado: Um Homem É Um Homem
Autor: Bertolt Brecht
Grupo Trusp Teatro Ribeirão-pretano da USP do Campus de Ribeirão Preto
Direção: Magno Bucci e José Maurício Cagno

4° Festival de Teatro Universitário da USP   [PDF do Programa]

Data: De 2 a 11 de setembro de 1994
Local: Ribeirão Preto – SP

* A partir da quarta edição o Festival deixou de ser competitivo.

5° Festival de Teatro Universitário da USP   [PDF do Programa]
Data: De 1 a 10 de setembro de 1995
Local: Piracicaba – SP

6° Festival de Teatro Universitário da USP   [PDF do Programa]

De 6 a 15 de dezembro de 1996
Local: São Paulo – SP

  1. Esses festivais eram maravilhosos! Uma infra-estrutura invejável e com participação de profissionais de destaque que estiveram completamente acessíveis aos participantes.
    Participei do segundo, do terceiro e do quarto como ator. O quinto eu assisti, ficando em Piracicaba vários dias, mas não atuei. Foram experiências inesquecíveis.
    Meu grupo era o “Grupo de Teatro da FAU”. No segundo festival, em São Carlos, apresentamos “Bodas de Sangue”. No terceiro, em Pirassununga, apresentamos “A Alma Boa de Setsuan”. Minha atuação foi apenas regular nessas duas peças – muito texto decorado e pouca naturalidade na interpretação. No quarto festival, em Ribeirão Preto, eu estive em outro grupo, o “Psico em Drama”, e apresentamos o espetáculo “Conteúdo Onírico”. Ao final dessa peça, recebi alguns elogios. Dois deles muito me marcaram. O primeiro veio da então diretora da ECA, Silvana Garcia, que me disse logo após o espetáculo: “Eu nunca tinha visto você tão à vontade no palco”. O segundo veio, anônimo, de uma conversa de amigos na platéia de outro espetáculo:
    – Pôxa, o Rubens Corrêa ficou 10 minutos imóvel no palco antes da peça ser iniciada…
    Então, o outro rebateu, sem saber que eu estava ouvindo:
    – É… Mas o cara do Psico em Drama ficou mais de meia hora…
    Esse cara era eu, que imitava um boneco colocado além da cortina antes do início da peça. A chegada dos jurados atrasou e tive que ficar imóvel, em grande sofrimento com o suor escorrendo em bicas por mais de meia hora.

Os comentários são agora fechados para este artigo.