contato

agenda

icons

CENA EM ALTA RESOLUÇÂO | Grupo Caixa Preta: oficina no TUSP Butantã

Workshop gratuito e intensivo propõe práticas que aliam teatro e fotografia, entre os dias 14 e 18 de novembro no TUSP Butantã (Anfiteatro Camargo Guarnieri – Cidade Universitária).

Concebida por membros do Grupo Caixa Preta, no âmbito do projeto fotocênico de pesquisa e criação, coordenado pela professora Maria Clara Ferrer (UFSJ), “Cena em alta resolução” é uma oficina de pesquisa-criação que se apresenta ao mesmo tempo como um laboratório de pesquisa compartilhado e como um dispositivo de criação, permitindo, ao seu término, a produção e a apresentação de um conjunto de cenas curtas realizadas pelos participantes. Trata-se, portanto, de uma atividade pedagógica e criativa, já que prevê a transmissão de práticas e ferramentas desenvolvidas pelo grupo, que constituem uma metodologia de criação fotocênica.

Envolvendo práticas de atuação, iluminação e dramaturgia, a oficina se propõe a explorar, junto aos participantes, elementos da linguagem fotográfica aplicados à cena teatral. Ao todo serão 20 horas de atividades, divididas numa fase preparatória, durante a qual serão desenvolvidas dinâmicas de entrosamento e exercícios voltados para o despertar do olhar fotográfico e para a relação corpo-luz, e, depois, num protocolo de escrita (textual, cênica e fotográfica) que envolve cinco etapas. São 16 vagas, gratuitas, com inscrições até 11/11 pelo formulário disponível no link.

oficina fotocenica.jpg

Fotografias de exercícios da oficina. Crédito: Priscila Natany

Assim, o processo investiga, através da intervenção da linguagem fotográfica, questões como:  Qual aspecto da narrativa deve ser destacado? Quais momentos merecem uma duração maior do olhar do espectador? Onde há “ruído” no desenrolar da ação? Busca-se trazer para as ações a precisão e os detalhes que somente o gesto fotográfico é capaz de capturar.

O objetivo é “perceber e avaliar como a leitura fotográfica da cena pode afetar as características das atuações e das dramaturgias criadas” comenta Maria Clara Ferrer, coordenadora do projeto.

Crédito Priscila Natany (4).jpgCrédito Priscila Natany (13).jpg

Foto 1: exercício de leitura e escrita. Crédito: Priscila Natany / Foto 2: exercício de reescrita a partir de análise fotográfica. Crédito: Priscila Natany

 A oficina foi proposta pela primeira vez no 33º Inverno Cultural da UFSJ, em julho de 2022, passou pela Université Paris Nanterre, na França, e chega agora no TUSP (Teatro da Universidade de São Paulo). O trabalho é conduzido pela coordenadora do projeto, em parceria com a fotógrafa e pesquisadora Priscila Natany, e com a participação ativa de jovens artistas-pesquisadores que compõem atualmente o Grupo Caixa Preta.

 

SOBRE O GRUPO CAIXA PRETA

O Caixa Preta é um grupo de pesquisa e extensão associado ao Departamento de Artes da Cena (DEACE) da Universidade Federal de SāoJoāodel-Rei. Coordenado pela profa. dra. Maria Clara Ferrer, o coletivo é constituído por discentes da pós-graduaçāo do DEACE e conta com a colaboração de artistas-pesquisadores de dentro e de fora da esfera acadêmica.

SOBRE MARIA CLARA FERRER

Maria Clara Ferrer é diretora, dramaturga e tradutora. Doutora e mestre em Artes Cênicas pela Sorbonne , é professora nos cursos de graduação e pós-graduação de teatro da Universidade Federal de São João Del-Rei.

Formou-se como atriz e diretora na França (Université Sorbonne-Nouvelle; Studio Alain de Bock; ÉcoleFlorent; Théâtre de l’Erre), onde criou, em 2007, a PlayGroundCompagnie, com a qual reuniu artistas franceses e brasileiros em torno de diversos projetos de pesquisa e criação teatral – Célébration, Le Grand Projet  e La Fragilité .Colobora desde 2009 com o diretor Antônio Araújo, de quem foi assistente e tradutora na criação do espetáculo Direcequ’on ne pense pasdansdes langues qu’on ne parle pas, apresentado na Bolsa de Valores de Bruxelas e no Hotel desMonnaies no Festival d’Avignon.Entre 2008 e 2015, lecionou na Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 e na Université de Poitiers.

Após concluir seu doutorado, a artista-pesquisadora retorna ao Brasil, integrando o corpo docente do Departamento de Artes da Cena da Universidade Federal de São João Del-Rei. Desde entāo seus trabalhos de pesquisa e criaçāo inscrevem-se numa dupla dinâmica de intercâmbio, aliando descentralizaçāo e internacionalizaçāo. Neste sentido, criou eventos internacionais que promoveram encontros entre artistas e pesquisadores franceses e brasileiros: Caminhos da Dramaturgia #1 e #2 (2017, 2018); Texto e Musicalidade (2016); Espaços íntimos/ Vozes míticas (2018). Também nos últimos anos criou diferentes espetáculos:Motriz (2017); O Jardim das Cerejeiras de Tchekhov (2018); Espectador em Cena (2018); Levantes- açōes para estar sobre a terra (2019);  Porvisōes (2019); Pulmões (2022).

Em 2020, concluiu seu pós-doutorado, sobre as relaçōes entre Teatro e Fotografia, na Université Paris Nanterre, sob a supervisāo de Christophe Triau. Publicou inúmeros artigos em livros e periódicos no Brasil, em Portugal, na França e na Bélgica. Em 2021, dirigiu a publicaçāo do número Scène Du Brésil da revista franco-belga AlternativesThéâtrales, inteiramente dedicado a cena brasileira contemporânea.

 

SOBRE PRISCILA NATANY

Priscila Natany é fotógrafa e atriz. Formada em Teatro pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela mesma instituição e mestranda no Centro de Artes – CEART da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Em 2020  foi uma das artistas contempladas pelo LAB CULTURAL – Programa de valorização e incentivo à pesquisa e desenvolvimento de processos artísticos e culturais em Minas Gerais, promovido pelo BDMG CULTURAL. Foi premiada também com a fotografia “Realidade dilatada” no FOTO BSB – Festival de Fotojornalismo de Brasília. Já realizou exposições no Museu da Diversidade Sexual de São Paulo, Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul e no Centro Cultural da UFSJ. Desde 2015 faz coberturas de espetáculos de artes cênicas. Atualmente integra a equipe do Projeto Fotocênico, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa e Criação Caixa Preta.

 

Oficina “Cena em alta resolução”

De 14 a 18 de novembro, das 14h às 18h

Local: TUSP Butantã – R. do Anfiteatro, 109

Número de vagas: 16 | Inscrições gratuitas até 11/11, pelo formulário disponível em: https://forms.gle/7Ci19MDLRdcZ5s7L6

Os comentários estão fechados.